quinta-feira, 5 de abril de 2012

Desafio da Rô: Cuidado com o chocolate


E aí pessoal, como estão indo no Desafio da Rô?


Domingo é páscoa, dia de comemoração, almoço em família, muitos doces e chocolates.
Vamos refletir um pouco: Temos chocolate o ano inteiro a disposição no mercado, nesta época de páscoa o mercado e a mídia atacam intensamente com os chocolates em forma oval e papel brilhante para chamar nossa atenção, sem contar no valor abusivo.
Pense comigo, porque temos que atolar de comer chocolate em apenas um final de semana se temos chocolate o ano inteiro? Será que não é melhor equilibrar, ter bom senso ao invés de engordar 2kg na páscoa?

Algumas dicas:
Caminhada de 15 minutos diminui a vontade de comer chocolate
Bateu a vontade de comer chocolate? Vá caminhar! Uma novapesquisa realizada pela Universidade de Exeter (no Reino Unido), concluiu que uma caminhada de 15 minutos pode diminuir aquantidade de chocolate ingerida por uma pessoa em quase metade. A tática é ideal para usar no trabalho. Nos momentos de estresse, a vontade de devorar um doce, principalmente um chocolate, é maior. 


Aos poucos, troque o chocolate ao leite pela versão com cacau extra (acima de 70%) – tem sabor intenso
e, por isso, satisfaz com menos. Vários estudos mostram que 30 gramas por dia são suficientes também para sossegar a fome. Aposte ainda na amêndoa. “Por ter cromo, essa oleaginosa equilibra os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a compulsão por doce em geral”, diz Marcella Amar, nutricionista da Clínica Heloísa Rocha, no Rio de Janeiro. Outra estratégia é consumir proteína magra (atum light, peito de peru). “É um nutriente que estimula a produção de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar.” E isso também deixa você mais resistente ao chocolate.

As frutas são sempre as melhores opções para substituir os doces. Gelatinas, pudins ou flans light também podem matar a vontade das sobremesas.


Confira abaixo o valor nutricional de diversos ovos de páscoa das principais marcas do mercado.
A quantidade de calorias por pedaço 30g varia de 120 a até 170 calorias, sendo que a média é de 160, menos que uma taça (150g) de abacaxi em calda, que tem 184 calorias, e o equivalente a uma porção (100g) de carne de peru magra (153 calorias). Confira também os valores de bombons e colombas.
Quando escolher o seu ovo de páscoa, use nossa calculadora para descobrir quanto tempo da sua atividade física preferida (desde caminhada e tênis até sexo e lavagem de carro) você terá que fazer para gastar as calorias ingeridas, dependendo de quantos pedaços você comer (clique aqui).
OvoMarcaCalorias (por 30g)
Ao LeiteAmor aos Pedaços166
Cookie BrancoAmor aos Pedaços158,5
Ao Leite LightAmor aos Pedaços140,3
Bicho de PéAmor aos Pedaços135,2
Cofler LimãoArcor170
7 BeloArcor170
Linha Times de FutebolArcor170
Ao LeiteDulca170
Ao Leite DietDulca150
Baton (branco)Garoto170
Baton (preto)Garoto160
Ao LeiteGaroto160
Linha TalentoGaroto160
ShrekGaroto150
Diet AvelãGaroto140
Sonho de ValsaLacta160
TiramisuLacta160
Bis MorangoLacta160
LancyLacta160
Classic Ao LeiteNestlé160
Classic DietNestlé150
Alpino DietNestlé150
Classic LightNestlé120
* Informações nutricionais fornecidas pelas próprias marcas
BombomMarcaCalorias (por unidade)
ChocoelhoGaroto70kcal/unidade de 12,5g
Ovinho ao leiteGaroto40kcal/unidade de 7g
Diet AvelãGaroto30kcal/unidade de 7g
Classic ao LeiteNestlé50kcal/unidade de 10g
AlpinoNestlé70kcal/unidade de 13g
Alpino DietNestlé35kcal/unidade de 7g
Classic LightNestlé40kcal/unidade de 7g
Classic DietNestlé35kcal/unidade de 7g
* Informações nutricionais fornecidas pelas próprias marcas
BoloMarcaCalorias (por 80g)
Colomba brancaBauducco290
Gotas de chocolateBauducco290
Colomba FrutasBauducco280
Paloma LightOfner220
* Informações nutricionais fornecidas pelas próprias marcas


Fontes:
http://saude.terra.com.br
http://corpoacorpo.uol.com.br
http://boaforma.abril.com.br/

Não acumule quilinhos extras no final de semana!!

‎"Querer está em sua mente; Poder está nos seus músculos. No entanto, conseguir está no seu coração". 

8 comentários:

  1. Amiga já estou preparada pra enfrentar de frente os ovos de páscoa que vão aparecer por aqui,ano passado Sofia ganhou 6,como é praticamente a única criança da familia,todos trazem ovo pra ela,mas ano passado resisti bem,tava bem mno inicio do emagrecimento ,coloquei ela e o marido pra comer e dei alguns ,preferi não deixar na geladeira ,nunca se sabe até onde vai a força,é melhor não arriscar,e ees ano vou repetir o feito.

    ResponderExcluir
  2. nossaaaaaaaaaa....amo choco em qq epoca do ano, na apscoa piora pq a oferta tá la, na cara da gente...ganhei uma barrinha ja 70%cacau!
    e.........aproveitar a folga pra aumentar o tempo da caminhada e da corridinha...bjinhusssssssss

    ResponderExcluir
  3. Nessa páscoa eu não quero chocolate! E ponto final!

    ResponderExcluir
  4. Ahh, o chocolate, é o vilão da semana rsrs ... a maioria das pessoas não resiste à tentação do cacau, não é mesmo ? Eu tenho certeza que vou conseguir, mais uma vez (já faz três anos que consigo). Dei um sumiço no coelhinho aqui em casa, Rô, comprei uma passagem só de ida pra ele até o Alaska rsrsrs ... Peixe com saladas e frutas no almoço, somente ... De noite, mais peixe com saladas ... Aceita um chazinho verde ? Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Eu não suporto chocolate, felizmente não associo nenhuma data ou ocasião a ele, não como de jeito nenhum.
    Mas para quem gosta, e é a maioria da população deste planeta, deve ser mais difícil segurar mesmo. Porém, eu não entendo: chocolate tem o ano inteirinho em tudo que é canto. Por que nesta época essa fissura? O formato oval? O coelhinho? kkkkkk
    Tenho andado um pouco mais ausente da blogosfera light do que gostaria, mas não largo de vez o meu bloguinho nem os meus companheiros de estrada, mesmo os que já não me dão mais o prazer da visita. Pudera, eu também tenho sido bem demorada a ir nos seus cantinhos.
    Vim hoje em especial desejar uma Feliz Páscoa, seja mais uma vez esta data um marco de renovação da sua esperança, da sua fé, da sua confiança em si mesma. O seu renascimento para uma vida cada vez mais feliz, mais equilibrada, mais saudável, como merece. Beijos.
    Beth
    HTTP://aconquistablog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Socorro!!! Calma, sem pânico, vou conseguir passar por essa!! Num sei como mais vou!!
    Amiga tô indo correr, ontem fiz 6km e lembrei de vc!
    Bjoca

    ResponderExcluir
  7. Campanha troque o chocolate por um livro!

    ResponderExcluir
  8. Legal o post! Além da questão calórica, do número em si, convém ressaltar que o consumo exagerado destes doces em geral, aumentam a probabilidade de doenças glicêmicas, como diabetes. Mesmo quando corremos ou caminhamos, perdemos o gasto calórico, mas não perdemos o valor nutricional de um alimento, portanto, o açúcar continua ali... #ficadica
    Bjão do mano, Mágnor

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...