quarta-feira, 4 de abril de 2012

Desafio da Rô: Estratégias para perder peso

Um Estilo de vida saudável é para vida toda, e não apenas uma fase em sua vida, só assim teremos bons resultados para nossa saúde e corpo em dia! 

Quem deseja chegar a um peso saudável precisa enfrentar um processo que envolve disposição e disciplina para mudar os hábitos de vida que permitiram a soma dos quilos extras. Entre as várias opções existe um consenso sobre o que realmente funciona: prática regular de exercícios físicos e eliminação do excesso de calorias da dieta diária
"As pessoas não devem fazer dieta, mas sim mudar estilo de vida", diz Amélio Godoy Matos, endocrinologista e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Alguns fatores podem ajudar - ou atrapalhar -  O site de VEJA preparou uma lista com os principais passos para alcançar o objetivo.

Personalize seus objetivos - Defina metas que estejam dentro da sua realidade e que levem em conta suas limitações. É essencial pensar em questões como aptidão pessoal, saúde, tempo disponível e motivação. Ou seja, não adianta se matricular em uma aula diária de boxe se você não tem tempo e odeia lutar.

Comece devagar - Exagerar na primeira semana da academia e cortar radicalmente a alimentação são atitudes que podem tirar seu fôlego para continuar com o objetivo. Destine suas forças ao processo de emagrecimento, que envolve a mudança de hábitos alimentares e a prática de atividades físicas. Por isso, é importante ter metas a curto e a longo prazo.  “Cada um perde peso de uma forma diferente. Então, é importante não se comparar com outras pessoas”, afirma Matos.

Faça metas realistas - Perder peso de forma saudável acontece de forma lenta e progressiva. Se o desejo é perder peso, é preciso queimar calorias a mais  diariamente. Outra dica: não estabeleça metas impossíveis, como querer peder 30% do peso atual em um curto período.  “Se a pessoa não alcança a meta, fica desesperada e sente-se incapaz”, diz Amélio Godoy Matos, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. “Elas ficam desestimuladas e podem desistir mais rápido”, explica.

Anote -  Ao planejar suas metas, anote tudo para não perder nenhum detalhe. Faça uma programação das atividades e também da dieta. Por exemplo: em quais dias da semana é possível malhar e quais lanches poderão ser cortados da alimentação. Então, acompanhe o progresso para ver se você está cumprindo suas metas. “As pessoas mais organizadas conseguem cumprir melhor as metas”, diz Matos. 

Planeje contratemposImprevistos fazem parte de qualquer rotina que envolva mudança de comportamento. Para se antecipar, identifique os possíveis obstáculos – como exagerar no banquete de Natal, páscoa, festas e deixar os exercícios de lado por uma situação fora do comum. Desenvolva estratégias específicas para lidar com esses contratempos para que eles não coloquem tudo a perder. “A sensação de culpa é terrível. E as pessoas se entregam: ‘já que eu comi um chocolate, vou enfiar o pé na jaca’. Isso está errado”, diz Matos. Para ele, é natural se deparar com eventos atípicos e as pessoas devem entender que não há problema em fazer uma variação de um hábito natural. Mas sem exageros.


Avalie o progresso - Reveja seus objetivos a cada semana. Avalie se você conseguiu cumprir o que se propôs na semana anterior. Caso a resposta seja negativa, entenda o que pode ter dado errado. Depois planeje a semana atual e a seguinte. “Tenho pacientes que não funcionam muito bem com planejamentos extremamente regrados. O mais importante é não fazer dieta, mas sim mudar hábitos de vida”, afirma Matos.


"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez."  

Thomas Edison




As perguntas feitas nos comentários do post, vou responder no próprio comentário, por favor volte para ver a resposta ;)

19 comentários:

  1. Rô vc é uma diva mesmo!!!
    Sempre leio suas dicas que são reais e viáveis pra mim!!
    Adoroooooooo..
    Super beijo e uma linda páscoa pra vc e sua família!!
    An@

    ResponderExcluir
  2. Amei...

    Vem em uma hora perfeita na minha vida!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. a noite leio com carinho .... bjus ... divulguei no meu blog tb...

    ResponderExcluir
  4. Oi Ro, acabei de chegar do treino mais uma vez kkkk... ontem e hj não estava muito animada, o corpo pesado... corri mas intercalei com caminhadas... bem, o importante é não desistir né? muita correria no trabalho, mesmo assim, faço questão de me trocar e sair, um grande bj adorei o post de hj!

    ResponderExcluir
  5. Ro,meu caso, imprevistos, td semana tem alguma coisa, qdo nao de ultima hr, como ontem...

    Outra coisa, nao desanimar, na primeira semana a gente emagrece horrores, a seg a balança ja nao vai da mesma forma, e como vc viu, eu quase desisto...hehehehe

    bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Adorei Rô!
    É realmente dificil mudar velhos hábitos, mas com muita força de vontade podemos conseguir!!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas.
    Preciso perder pouquinho, mas esse pouco é difícil.
    Como vc sugeriu tomar chá líquido, comprei o chá branco de saquinho da TAEQ orgânico. Pode ser de saquinho? Mto ruim =/
    Tbm continuo tomando 3 cápsulas de chá verde por dia.
    Obrigada!!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, experimente o chás da Dr Oetker, faça 300ml para um sachê.
      Bjs

      Excluir
  8. Oi Rô, tudo bem??...me tira uma dúvida...em quanto tempo vc emagraceu esses 30 e poucos quilos???....

    Estou fazendo acompanhamento com nutricionista e comecei a caminhar tb...mas no mês passado só emagreci 3kgs...acho mto pouco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscilla o emagrecimento saudável é gradativo, sem pressa para não recuperar o peso.
      Emagreci 33kg em 1 ano e meses, ou seja, 2,5kg por mês.
      Bjs

      Excluir
  9. Vou anotar já já na minha agenda, hj bebi mais água e não tomei café, agora cometi uns errinhos mais vou tentar compensar a noite. Pra dizer a verdade comi um "Suflair" branco, não resisti... fui comprar ovos, barras e bombons para a páscoa e me "dei mal". Vamos ver se amanhã resisto as tentações.

    ResponderExcluir
  10. Tuas dicas são exatas e coerentes, Rô. Tudo que está aqui é PERFEITAMENTE correto pra gente emagrecer e manter o peso saudável !! E é isso aí mesmo, para termos um emagrecimento saudável, nada melhor do que baixar de peso deste jeito, aos poucos, nada de radicalismo ! É a maneira mais certeira pra um peso duradouro. Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Ro, estou amando suas dicas, mesmo que não esteja participando do desafio! Lembrei de vc no domingo, pois foi minha primeira corrida de rua. Amei, fiquei louca e quero outra logo!!! Até vou "roubar" aquele vídeo que colocou esses dias sobre loucos por corrida no meu blog, pode?! Haha... como ficou aquele assunto?! Bjos, Cris

    ResponderExcluir
  12. CARA QUE POST MANEIROOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    VOU COPIAR TUDINHO NO MEU CADERNO!!!!
    BJÃO E OBRIGADA POR TUDO ROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  13. Linda, magra e esbanjando saúde!
    Sou fã incondicional!
    Saudades! Bjão, Mágnor

    ResponderExcluir
  14. Vendo esse antes e depois vejo que seu corpo ficou perfeito!! Você fez alguma plástica por conta da pele que fica? Ta tudo em cima! Ta linda demais!!!

    Me conta!! Ando tão receosa de nunca mais poder ter meu corpinho saradinho de novo por conta das estrias e do estrago da pele!

    Bjaummm

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...