segunda-feira, 16 de abril de 2012

Desafio da Rô: Minha Rotina

Emagrecer Rejuvenesce não é mesmo? O que vocês acham?

Quando eu estava acima do peso(para não dizer gorda) sonhava com um estilo de vida saudável, exercícios, uma rotina que exigiria MUITO mais esforço do que ser sedentária. Claro que inventava milhões de desculpas: a falta de tempo, filha, casa, faculdade, marido, trabalho e blá blá blá...até que um certo dia não aguentei mais viver em conflito com meu espelho, com minha vida obesa e sedentária. Me sentia uma pata gorda!
Fiz vários exames médicos, fui liberada para academia e iniciei...de legging e camisetão, óbvio! Vergonha? Tinha sim...e daí? Quem queria melhorar era eu, só EU poderia malhar e controlar a alimentação por mim, ninguém faria isso por mim.
A partir daí vieram as mudanças na alimentação, rotina de exercícios, claro que é difícil, claro que aconteciam e acontecem váriossssss contratempos, claro que tenho problemas, claro que tenho que trabalhar, claro que tenho que cuidar da casa, marido e filha... mas não posso desistir de mim, se não acreditar em mim, quem mais vai?

Enfim...muitas mudanças aconteceram em 10 anos:
- E lá se foram 33kg
- Academia, exercícios, corrida, musculação e spinning fazem parte da minha vida
- Refrigerante não faz parte da minha vida
- Não uso açúcar branco em casa, troquei pelo mascavo
- Pão, massas e arroz troquei o branco pelo integral
- Saladas e legumes fazem parte da alimentação
- Uso azeite de oliva para cozinhar
- Queijo amarelo troquei para o branco
- AMO chocolate, o qual evito durante a semana, troquei por: barrinha de cereal, gelatina ou creamy batavo light
- AMO bolacha recheada Bonno, MAS não compro mais, só tem calorias ruins, então como em raras ocasiões( talvez 3x por ano)
- Aprendi a experimentar novos sabores e mais saudáveis
- Carne vermelha no máximo 2 vezes por semana
- 2 litros de água por dia
- Chá branco, cavalinha todos os dias
- Incluí alimentos a base de soja: suco, hambúrguer(faço assado) etc


Clique na imagem que amplia ;)

Lembro que adorava reclamar para o meu marido sobre minha barriga, eu dizia que minha barriga era de "mãe" e era feia, não iria mudar e blá blá blá. Toda vez ele dizia a mesma coisa: "Você tem que malhar, malhar mais, treinar para valer" 
Eu odiava quando ele dizia isso, mas na verdade eu sabia que ele estava certo. Depois que comecei a malhar pesado de verdade e incluí a corrida na minha vida, minha barriga chapou e as gordurinhas foram saindo deste corpo.
Eu malho há 10 anos, mas há 3 anos eu TREINO de verdade 5x na semana, não vou para academia para passear, vou para treinar! E nos finais de semana sempre tem uma corridinha para animar meu findi :)

O que quero dizer com tudo isso, é que nossas mudanças, exigem atitudes reais, exigem esforço, se fosse fácil, todo mundo estaria magra desfilando por aí.
ACIMA de tudo, prezo minha saúde, sair do sedentarismo foi e é essencial para mim, hoje eu amo a vida que levo, ser saudável, me exercitar, cuidar de mim, estar de bem comigo mesma para cuidar bem de que eu amo. A forma física é resultado das minhas escolhas.
O maior erro que podemos cometer é desistir de nós, da nossa saúde, da nossa vida!

Mudança exige esforço...faça por você! 
O que você tem feito de bom para sua saúde, para ser saudável?

‎''É fácil demonstrar interesse. O que é difícil é levantar e fazer algo."

37 comentários:

  1. Que exames vc fez antes de entrar para a academia? Vou tentar mais uma vez...esse findi fui chamada de gorda umas 300 vezes :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indi, fui no clínico geral, e fiz um check up médico, exames de sangue e tal, todos aqueles que os médicos pedem.
      Beijos

      Excluir
  2. Não canso de ver suas fotos viu...e na primeira parece q antes vc tinha os 32 e hoje parecer q vc tem os 21...Rejuvenesceu muito...quero ser assim...e eu como vc tbm tenho essa barriga de mãe...e não quero mais tê-la...bora lá malhar né...beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto Rô, penso da mesma maneira. Não existe fórmula milagrosa, apenas muita, mas muita força de vontade. Só quem passou por isso sabe de verdade o que é, e quão felizes somos com nossos resultados.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. GZUIS amado, bate na minha cara RÔ!!!!!! Realmente temos que ser a mudança que queremos né!!!! Não tem milagre, tem dedicação!!! òtima postagem!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  5. muito bom ler isso agora.. sabe .. acordei desanimada ..sei que vc passou por isso .. sei que leva tempo .. mas as vezes queremos da noite pro dia .. e tão complicado essa nossa mania de querer tudo pra hoje e agora .. agradeço a Deus por ter colocado sua historia em meu caminho ... bora que tenho que pegar firme e fazer boas escolhas ... bjus

    ResponderExcluir
  6. Nossa, 33kg! Admiravel!
    Parabéns!

    Espero ter essa força tbm!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ro, parabéns pelo post! E vc está certa em tudo! Aqui em casa também houve várias mudanças de dois meses pra cá. Meu marido entrou na onda, encaixamos exercícios aos finais de semana, fizemos nossa primeira corrida, emagrecemos e estamos muito mais saudáveis. Bom demais, né?! E ainda vou cumprir minha promessa de ir a POA correr com vc, viu?! Bjos, Cris

    ResponderExcluir
  8. Ah, ia esquecendo, vc tá linda!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Rô, de verdade vc é o maior exemplo que temos na blogsfera..ALÉM DE ELIMINAR PESO vc mantem...de uma forma saudavel,
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Oiii

    Adorei, mesmo sabendo de tudo, ler os relatos assim sempre são um empurrãozinho pra quem tá desanimada, ou pra quem quer começar e acha que nunca vai conseguir...

    E essa barriguinha chapada é toda mérito seu, só seu...Parabéns

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Lindaaaa!!!!!

    Meu maior exemplo!!!

    Um dia chegou lá...e esse dia tá mais perto do que longe!!!!

    Beijos lindaaa!!!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Lindo texto Ro,e bem tocante,não acredito que alguém que esteja sedentario ao ler esse texto,não se sinta motivado a mudar os hábitos,é por isso que te adoro,você mudou seus hábitos ,e quer que todos consigam,e isso é compartilhar,desejar que todos tenha uma vida perfeita,com mais saúde,auto-estima,em fim que todos possam ser feliz como você.E dai que vem tanta adimiração pelo seu trabalho,e eu estou aqui te seguindo ,tentando fazer o meu melhor,essa parte que você falou da barriga,parce comigo kkkk,vivo olhando a minha barriga e dizendo pro marido,
    "Sei não acho que essa barriguinha aqui não vai sumir".
    E ele como o seu marido diz,vai sumir sim é só treinar mais, mais,e mais. Seguindo teus conselhos começei a correr,ainda estou bem no inicio ,mas já percebo a diferença,mesmo sem o peso baixar muito a silhueta ta afinando.
    Obrigada por tudo sua linda!

    ResponderExcluir
  14. Showw.. que lição de vida! Que palavras!! Obirgada querida Rô...por conta da sua hostória estou me empolgando a dar minhas trotadinhas, e já consigo correr 6 kilometros aceleradinha... Muito bom! Obirgada pelo incentivo!!
    Beijãoooo

    ResponderExcluir
  15. Adorei o seu texto - me fez refletir e muito. Eu estou indo na academia ha 10 meses - sem mudanca nehuma nem de peso, nem de medidas - logico que eu me sinto melhor, meu folego melhorou, tenho mais disposicao e tal, mas balanca nao mudou quase nada.

    E hoje lendo o que voce escreveu, e depois que eu comecei a ir na aula de sppining (que estou adorando, e achando viciante) e que eu vejo que preciso malhar mais pesado para ver resultados.

    Voce tem dicas para essa transicao de quem ja faz academia, mas de forma leve para malhar mais pesado e por resultados?

    Beijos,

    Jane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi jane!
      Como vc faz academia, acho interessante conversar com seu instrutor, falar dos seus objetivos e do que vc deseja.
      Eu faço assim:
      Musculação 2x na semana
      Corrida 3x na semana
      Spinning 3x na semana
      Com a ajuda do instrutor ele poderá te orientar melhor, aeróbico e musculação são excelente para o emagrecimento.
      Beijos

      Excluir
  16. Oi td bem?
    Conhecendo seu blog e adorando td por aqui.Estou te seguindo e gostaria que conhecesse meu cantinho tb e me seguisse para trocarmos informações!
    Beijos!!!!

    Meu link: http://superao-caminhandoemsuadireo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Obrigada por compartilhar sua vida com a gente!

    Você é uma inspiração para mim e pra muita gente!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Tens razão, o difícil é sair do lugar e fazer algo por nós!!!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  19. Que linda, e como rejuvenesce!!!!!!!! Eu to entrando nessa rotina novamente, de R.A, e caminhadas, pois com o corpinho aqui do tamanho que está, não dá, mas breve quero dar umass corridinhas por aí! :) bjs e és linda!

    ResponderExcluir
  20. parabens pela força de vontade e determinação!!!
    parabens amiga!!!beijos e otima semana

    ResponderExcluir
  21. Uau, muito bom! Tive até que compartilhar no Face, para inspirar quem quiser ler, sem pedir licença, desculpe por isto.
    Eu mudei muita coisa também, principalmente as desculpas. Se tudo der certo, espero eliminar cerca de 18kg. No momento, já foram 13kg com a mudança.

    ResponderExcluir
  22. Aliás, você está com aparência bem mais jovem nas fotos atuais!

    ResponderExcluir
  23. Querida, vc disse tudo... é facil admirar e se interessar, principalmente qdo vemos historias como a sua... dificil mesmo é sair do lugar!

    ResponderExcluir
  24. É isso aí, amiga. De nada adianta não fazermos por nós mesmas. Depende EXCLUSIVAMENTE de nós : TEMOS que mudar pra ter os benéficios que a atividade física e a reeducação alimentar nos proporcionam. SOMENTE ASSIM a gente consegue. Só na vontade não adianta.A gente precisa se mexer e mudar nossos hábitos. Todo(a) que aqui te lêem e encaram com sinceridade a luta contra a balança, sabem do que falamos. Beijos mil, és uma vencedora e grande incentivadora.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Desde que estive aí e te vi fazendo uma coisa,"copiei" pra mim.

    Só saio de casa agora com minha garrafinha de água a tiracolo. =D

    Espero que ao ler o post,as pessoas não pulem a parte do " mudanças aconteceram em 10 anos".

    Muita disciplina,foco,persistência e paciência!

    Vc é Diva!!!

    =***

    ResponderExcluir
  27. Realmente "fazer algo" é bastante difícil... Eu mudei alguns hábitos mas ainda não fizeram efeito, na balança continuo quase a mesma coisa. Creio que tenho que rever mais algumas coisas (atitudes) e procurar alguns horários do dia que sejam só pra mim... tá difícil!
    Bjks

    ResponderExcluir
  28. Bom diaaaa coisa linda...
    Vc é uma fonte de inspiraçãoooo..
    Exemplooo de mulher...
    Super beijo e obrigada.
    Aninha

    ResponderExcluir
  29. Poxaaaaaaaaaaaa!!!
    Que incentivo para mim! Digo a mesma frase! Sobre minha barriga... e meu marido falo o mesmo. Que tenho que dedicar-me mais e parar de comer besteiras.
    Ameii o post. Disse tudo e um pouco a mais. Para mim foi um grAnde incentivo e um tapa de luva!

    Temos que mudar as atitudes !!

    Parabéns pela sua vitória!

    ResponderExcluir
  30. Amei o post!
    to na corrida tbm
    15kg..
    mas o lance é alimentação mesmo!! sem mais
    Parabééns !

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Rô, acompanho faz um tempinho o seu trabalho o qual admiro imensamente, é muito difícil sair do sedentarismo, por questões psicológicas principalmente, quanto maior a idade mais difícil, mas não é impossível, e a força interior tem que ser muito grande... Tive vários problemas de saúde em consequência do meu sedentarismo, hoje faço academia, treino 3 x por semana que o médico liberou, faço reeducação postural, e o mais difícil está sendo a reeducação alimentar, você está ajudando imensamente na minha recuperação e quero te agradecer por isso, por passares tua experiência pra nós e torcer pra que todas se transformem!! Beijo grande gatona, e bora malhar....

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...