quinta-feira, 19 de abril de 2012

O que comer antes e depois do treino

Neste domingo acontecerá em Porto Alegre a Eco Run com percursos de 5km e 10km. A largada será às 8h no Parque Marinha do Brasil. Vou participar dos 10km, será uma corrida para comemorar meu aniversário que é amanhã \o/
A querida amiga Ivana também vai participar...quem mais vai?


Muitas pessoas me perguntam o que comer antes e depois dos treinos, segue abaixo algumas dicas do site http://www.atletx.com.br


O que comer antes, durante e depois da corrida?

Antes de mais nada, é preciso ficar claro: “NUNCA INVENTE NADA NOVO NO DIA DA PROVA”. Isso é muito comum, já que muitas provas são realizadas em outras cidades e o atleta tem que viajar, se alojar em hotéis ou casa de parentes e tem sua rotina alterada. Portanto, se você está treinando a 6 meses e sempre come 2 bananas antes da corrida e nunca teve problemas com isso, na hora da prova, não invente!
Com o estômago muito cheio, ou seja, realizar refeições pesadas antes da corrida pode causar indigestão. Já com o estômago vazio, pode faltar energia para sua corrida.
Alimentos para comer antes da corrida: 1 hora antes do treino
Carboidratos complexos. Principalmente em corridas ou treinamentos de longa distância, comer bastante carboidrato é interessante. O carboidrato é a primeira fonte de energia que o corpo vai utilizar durante a corrida. A transformação de carboidrato em energia é um processo muito simples no corpo e fornece grande quantidade de energia. Para uma atividade moderada, recomenda-se a ingestão de 200 a 300 gramas, no mínimo 1 hora antes da atividade.
Alguns carboidratos complexos:
» aveia, trigo, pães integrais;
» espaguete, macarrão, massas em geral;
» frutas, vegetais e legumes: maçã, pera, espinafre, uva, alface, damasco, ameixa, morango, laranja, quiabo, repolho, cenoura

Alimentos para NÃO comer antes da corrida
A principal causa de desistência em provas é a má alimentação antes da prova. O pensamento é um só: “Bom, amanhã tenho a corrida da minha vida. Treinei 8 meses para essa prova, então preciso de um super-alimento para render melhor na prova.” Evite surpresas durante a prova.
Alimentos com muito açúcar processado devem ser evitados.
Alimentos com alto teor de gordura. A gordura é uma ótima fonte de energia para o corpo. Após o fim do estoque de carboidratos, o corpo começa utilizar gordura como fonte de energia. Porém, esse processo de “quebra” da gordura é bastante complexo e não imediato. Por esse motivo, alguns especialistas defendem que exercícios de baixa intensidade e longa duração são indicados para perder peso.
Alimentos especiais para comer antes, durante e depois a corrida
Existem alguns suplementos específicos para consumo durante o esforço físico.
Gel energético – são basicamente carboidratos na forma de gel. A maioria combina carboidratos simples, como a frutose, e carboidratos complexos, como a maltodextrina. Alguns produtos mais modernos contêm proteínas e aminoácidos para intensificar a recuperação muscular após o esforço físico. Cada embalagem individual possui de 100 a 200 calorias e cerca de 25 a 35 miligramas de cafeína.
A maioria desses suplementos são feitos com sabor muito doce. Muitas pessoas não conseguem consumi-los durante a corrida. Portanto, experimente vários sabores e tipos durante seus treinamentos e só leve para o dia da prova o que você gostar.
Abaixo um vídeo bem interessante da nutricionista Lenycia Neri, ela orienta os corredores sobre ingestão de alimentos antes e depois dos treinos de corrida.

8 comentários:

  1. Só não vale correr sem comer nada,viu?

    Tem cada doido no mundo...

    ResponderExcluir
  2. Rô Lindona ... eu vou tb .. kkkkk
    Mas em SP na Mizuno 2012 - 10 miles ....kkkkkk
    Minha primeira corrida ... será que vou conseguir ?
    Irei participar da série de 4 km .. hhiihihihi
    Seu post veio me salvar .. hj acordei pensando em procurar no seu blog o que comer antes de correr .. rsss

    Ameiiii ...
    Bjss e aguarde "fotenhasss"da minha primeira corrida uhuuuu

    ResponderExcluir
  3. Para ser atleta tem que ter disciplina...
    aind avou participar de uma corrida...
    obrigada pelo incentivo de sempre!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse post Rô. Tirei algumas dúvidas!!!

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu vouuuuuuuuuuu rsrs .. mas nos 5 km !! Ótimas, dicas, Rô, sempre a ilustrar com excelentes posts pra todos nós ! Beijos, até domingo.

    ResponderExcluir
  6. Me inscrevi em uma caminhada/corrida de 5km q será dia 13/05, preciso me empolgar de novo!!! E uma prova de rua é sempre empolgante.

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  7. mas báh guria .. kkkk hoje que fui ver seu vídeo .. tava mostrando blog pro meu pai .. ele ta seu fã ... kkkk igual eu ...rs ...

    adoreiii te ver falando kkkkk e tão engraçado ... por que sigo seu blog tem mais de anos .. e estranha essa relação ..de uma ajudando a outra .. apesar que nessa historia so vc ajuda neh ..rsrsrsrs... bjus flor .... sei que seu desafio se encerra amanhã ... mas vou continuar a postar suas regras ... quero me mantar firme ... bjus

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas! Quando fui participar de minha primeira corrida passei um bom tempo pesquisando esse assunto.

    Espero que tenha ido bem em sua corrida hoje.

    Abçs

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...