quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dicas para não desistir do treino!! Corra!!


Quem corre sabe que o início de um treino pode ser um sacrifício - que faz muita gente abandonar a pista antes da hora. Os músculos precisam de mais oxigênio, a frequência cardíaca aumenta e você sente desconforto. Porém, passada essa fase de adaptação, o corpo entra no estado de equilíbrio, quando o exercício fica confortável e a corrida vira um prazer.  Confira algumas dicas para não ver o tempo passar e continuar correndo:
· Crie o hábito. Quanto mais condicionada você é, mais rápido o corpo ultrapassa a fase de adaptação. Não desista do treino, não invente desculpas para não se exercitar!

· Espere as endorfinas. Essas substâncias, que aumentam o bem-estar e diminuem a ansiedade, vão sendo liberadas à medida que você se exercita. Se interromper a corrida logo no começo, elas não terão tempo de agir.

· Ouça música. A percepção de esforço diminui e a disposição melhora, fazendo com que a atividade renda mais. Há dois jeitos de montar uma playlist: incluir músicas que trazem lembranças boas ou faixas com as batidas no mesmo ritmo das passadas. Confira uma seleção que pode te ajudar a não desistir do treino:

Best of You, Foo Fighters

Walk , Foo Fighters 
American Idiot, Green Day
The Time, Black Eyed Peas
In the Dark, Tiesto
Moves Like Jagger, Maroon 5 e Christina Aguilera
Born Slippy, Underworld
The World is Mine, David Guetta
Dynamite, Taio Cruz 
Vai Correr? Durma bem!
Os três fatores fundamentais para o sucesso em uma corrida, desde os 5 km, até uma maratona, já são muito bem conhecidos por todos os atletas: o treinamento, a alimentação e o descanso. Mas poucos atentam para a forma como esse merecido repouso é oferecido a seu corpo. Durante o sono, o organismo produz hormônios e substâncias vitais para seu funcionamento, e dormir com uma postura inadequada aumenta a atividade de adrenalina no corpo, deixando a pessoa em estado de alerta, e prejudicando o período de descanso.

Para Carolina Elena de Oliveira, fisioterapeuta da Duoflex, a qualidade do sono e a postura de um atleta enquanto dorme são essenciais para seu dia-a-dia. “Caso o atleta venha dormir de forma inadequada, além de interferir no rendimento das atividades diárias, pode agravar processos como contraturas, osteoporose e má circulação. Pode até mesmo apresentar sinais de cansaço, como agitação e alteração no humor, entre outros, no dia da maratona”, afirma. 

Decúbito lateral

A fim de evitar o baixo rendimento nos treinos e nas provas do dia seguinte, Carolina recomenda que o atleta adote a posição melhor recomendada para suas noites de sono: decúbito lateral. “Esta arrumação do corpo não pode ser confundida com a posição fetal, onde se faz uma flexão exacerbada em toda a coluna vertebral, prejudicando-a com o passar dos dias. Em decúbito lateral, deve-se usar um travesseiro para apoio da cabeça em uma altura de encaixe perfeito com o colchão – forma um ângulo de 90 graus – e outro travesseiro nos joelhos, que devem estar preferencialmente semiflexionados”, explica. “O ideal é alinhar a coluna cervical com a lombar, melhorando a circulação sanguínea e facilitando os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos órgãos do corpo”, diz Carolina. 
Fonte: Revista Boa Forma e O2 por minuto

9 comentários:

  1. Ameeei as dicas Rô. Quero muitooo começar a correr...*meu sonho*. beijocas linda

    ResponderExcluir
  2. Oiii

    Eu preciso descobrir o que acontece comigo, que não consigo seguir a.f mais de 1 semana ....
    Então agora eu tenho feito várias coisas a pé pra me mover, mas A.F mesmo ainda não deu, mas acredite eu chego lá.
    Adoro suas dicas, e tenho várias salvas aqui, mas de nada adianta se não consigo sair do sofá.
    Tenho um bloqueio com algumas coisas que estou tentando mudar e quebrar aos poucos e a a.f é um deles.

    Beijos e obrigada por sempre estar ao meu lado, me arrastando.... ( agora se vc morasse aqui, eu já teria virado corredora, pq eu não gosto de fazer nada sozinha, e aí iria com vc )

    ResponderExcluir
  3. Dormir!Dormir!dormir!

    Já comprovei como isso é essencial. Treinar sem dormir bem é pedir para quebrar. Dá não...

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Rô, a falta do sono prejudica, e muito !! Já senti 'na pele' isso, também. Beijos, estou te esperando com chazinho. Hoje vai ser chá verde com laranja, maçã e baunilha, ahhh e canela, também ...

    ResponderExcluir
  5. nossa, falta de sono prejudica é td isso sim....agora que a minha filha ta durmindo bem, e eu to conseguindo dormir melhor...mas vivia um caco, sem render nada!

    Endorfina???onde???ahn???eu quero...hahaha

    bora treinar!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. quando penso em desistir ... lembro o quanto ja fiz pra chegar ate aqui ... ótimas dicas ... como andam os treinos ..sei que ia ser puxados ... beijos

    ResponderExcluir
  7. oi lindaaa.... otimas dicas...

    amei!!!!

    tenha uma linda quinta feira!!!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, Rô. Como sempre, tudo o que você posta é muito mais do que aproveitável... é uma opção para quem quer mudança de hábitos com qualidade.

    Bjoss e ótima quinta

    ResponderExcluir
  9. Olá, te vi no Face e vim te conhecer...já estou te seguindo rpa aprender contigo.,..gostaria de umas dicas ou sua experiências de como começar a correr....vc poderia me ajudar?
    Desde já obrigada, querida !
    beijos e parabéns pela sua vitória!!
    Helena
    www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...