quarta-feira, 16 de maio de 2012

Diga Adeus à TPM


Qual é o seu tipo de TPM?

Você incha? Tem vontade de comer todos os doces do supermercado? Ou falta ao trabalho para passar o dia na cama de tanta cólica e enxaqueca? Se nem sabe o que é isso, tem muita sorte, porque 80% das brasileiras com idade entre 18 e 35 anos têm tensão pré-menstrual, segundo pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em parceria com o Centro de Pesquisa em Saúde Reprodutiva de Campinas (Cemicamp). Os sintomas atrapalham as atividades domésticas de 60% das participantes, enquanto 65% delas afirmaram ter o desempenho profissional afetado. "As variações podem ser físicas ou emocionais, causadas pela mudança hormonal, e atuam de formas diferentes em cada mulher", diz a ginecologista Rosa Maria Neme, diretora do Centro de Endometriose São Paulo e consultora de WH. Descubra qual é o seu tipo e como domar esse lado negro que se manifesta em você todos os meses.

Tipo A - "Tolerância zero"Tem os sintomas mais clichês da TPM: irritabilidade, oscilações de humor, agressividade, ansiedade e nervosismo. "Devido à enorme variação hormonal, há mudanças significativas no sistema psicoemocional, a começar pelo humor", afirma o psicólogo Alexandre Bez, de São Paulo, especialista em ansiedade e síndrome do pânico pela Universidade da Califórnia (Ucla). Os sintomas estão relacionados aos altos níveis de estrogênio em comparação aos de progesterona. Não é à toa que nesse período fica quase impossível não xingar até a décima quarta geração daquele motorista que fechou você no trânsito.

Relaxe 
Coloque na agenda sessões obrigatórias de massagens, assista aos lançamentos de DVD no aconchego da cama ou monte um set list com músicas calmantes, como as instrumentais ou que simulem sons da natureza, para ouvir no carro, durante o banho, enquanto cozinha... Alongar-se ou fazer posturas de ioga por alguns minutos diariamente também vai deixá-la mais zen. 


Tenha mais prazer 
Alimentos com vitamina B6 estimulam a produção de serotonina, hormônio ligado ao bem-estar. Ela está na soja, no pão integral, na lentilha, no atum, nas carnes, nos grãos integrais, na batata e na soja. "Também inclua na dieta alimentos como banana, grãos integrais, peito de peru, peixe, produtos à base de soja, ovo, feijão, grãode- bico, fontes de triptofano", diz Monica Dalmácio, mestre em nutrição pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense e coautora do livro Alimentos e Sua Ação Terapêutica (Ed. Atheneu, 184 págs., R$ 70). Baixos níveis desse aminoácido (precursor da serotonina) causam o mau humor.

Tipo C - "Só mais um chocolatinho?"
A fase pré-menstrual vai abrir seu apetite. Tanto que não será uma surpresa se você se deparar com um pote de sorvete vazio no final do capítulo da novela das 9. "O impulso de ingerir doces nessa fase está ligado a uma alteração dos neurotransmissores cerebrais, principalmente a serotonina, que gera uma alteração no centro de controle do apetite", afirma a ginecologista Rosa Maria Neme. Mas não é só isso. É bem provável que o cansaço, as palpitações e as dores de cabeça apareçam com frequência. Mulheres desse grupo apresentam maior tolerância a carboidratos.

Sem exagero 
Como a vontade de devorar doces estará maior do que de costume, deixe chocolates, sorvetes e outras guloseimas de fora da lista do supermercado. Você não quer terminar seu ciclo pesando 3 kg a mais na balança, quer? No lugar, vá de frutas com mel. Tá bom... e um bombom por dia (de até 25 g).
Mude o foco 
Você sabe exatamente onde as tentações moram. Se tiver uma festa de criança, escolha uma mesa do lado oposto da dos docinhos, e passe reto pela seção de sobremesa no cardápio do restaurante. Continua difícil? Aumente a ingestão de triptofano (o mesmo elemento milagroso que acaba com o mau humor). Ele controla a queda na taxa de serotonina, responsável também pelo apetite de formiga. 

Drible a tentação C
Comer de 3 em 3 horas nunca foi tão importante como agora. Para manter os níveis de glicose constantes no sangue (e evitar picos de vontade de devorar doces), coma um punhado de castanhas com frutas secas no intervalo das refeições.

Tipo D - "Ó vida, ó céus, ó azar"
Influencia, sobretudo, o lado emocional. As mulheres desse grupo ficam ansiosas, estado que as leva a ter insônia, e deprimidas, podendo sofrer com crises de choro sem motivos concretos. Tudo causado pela redução de estrogênio e do aumento da progesterona. 

Sorria para a vida 
Sabe aquela amiga que só fala bobagem e faz você rir sem parar? Escale-a para ver uma comédia no cinema ou para uma maratona dos seriados Two and a Half Man ou Modern Family. Aulas coletivas como dança de salão e lutas marciais podem melhorar seu humor. 

Cuide de você 
Adote uma postura mais egoísta nesses dias e se afaste de pessoas que só a procuram para desabafar problemas. Essa não é a hora de tentar resolver a vida de ninguém. É bem provável que o baixo-astral da colega de trabalho que terminou o namoro deixe você ainda mais down. 

Use um estimulante 
Ponto para as mulheres que gostam de café: a bebida tem efeito animador, graças à cafeína. Não é muito chegada no grão? Vá de chá preto. Mas a dose permitida é apenas 1 xícara, pois em excesso a cafeína estimula o sistema nervoso central, piorando os sintomas de irritação, nervosismo e dores de cabeça.

Tipo H - "Minhas calças não entram!"
Pode até ser considerada a forma mais branda — mas saber disso não é exatamente um alívio se você pula um manequim de uma semana para a outra. Lá vem inchaço causado pela retenção de líquidos, sensibilidade nos seios e dores nas pernas. Um saco, não é?

Mexa-se 
Combata a retenção de líquidos com drenagens linfáticas, exercícios físicos (as aulas de jump vão fazer milagres por você) e aumente a frequência do sexo. Sua autoestima agradece: os centímetros a mais nas suas curvas podem até irritá-la, mas não o seu parceiro.
Nada de roupas novas 
Deixe para conferir as promoções das suas lojas preferidas após a menstruação. Caso contrário, é bem provável que você compre uma peça que depois ficará com tecido sobrando. 

Enxugue as medidas 
Alimentos ricos em potássio, como a melancia, o melão, o abacaxi, o pepino, o agrião, a salsinha, a alcachofra e a água de coco são essenciais. "Invista também em chás diuréticos, como o de cavalinha, o de dente-deleão e o de carqueja", indica a nutricionista Martha Amodio, da clínica Stesis, em São Paulo.

Lista negra
Descubra os alimentos dos quais deve fugir se nos dias anteriores à menstruação você:

...Devora doces 
Produtos industrializados, com muito glutamato monossódico (aditivo presente em temperos e molhos, sopas enlatadas e refeições congeladas). 

...Tem mais acne 
Restrinja o consumo de carboidratos, pois o excesso de insulina leva ao aparecimento das inflamações. Algumas fontes do nutriente você identifica facilmente (como pães e massas), mas saiba que até o leite e seus derivados, o milho e a manga entram nessa lista.

...Sente dores de cabeça 
Evite adoçantes e carnes embutidas, como linguiça, presunto, salsicha e salame. O café, o refrigerante e bebidas alcoólicas também pioram os sintomas. 
...Sofre com o inchaço 
Diminua o consumo de sal e de alimentos industrializados. ...É o mau humor em pessoa Consuma cafeína com moderação porque ela aumenta o stress nesse período.


8 comentários:

  1. Olha, a única coisa que acontece comigo é retenção hídrica e um leve, mas leve inchaço, que não incomoda muito nas roupas. Talvez eu me sinta levemente melancólica, mas em geral, não. Vontade comer a mais, eu tenho em momentos variados, independente dessa época, mas está muito mais controlado hoje em dia, se comparado a antes. Eu leio os blogs e me sinto um peixe fora d'água sobre TPM pois não me identifico, kkkkkk!
    Eu fui a primeira a comentar aqui? Ih, logo eu!

    ResponderExcluir
  2. eu vou pra academia as 8 da noite..tbm é frio de lascar..meu deus..terminei hj o smart detox..hihii
    bjaoo

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkk

    Rô se é que pode ser possível cada mes eu tenho sintomas de um jeito, um mês quero comer a casa, no outro quero matar alguém, no outro incho, alguns tem dores e outras quase nada, a minha sorte é que não tenho tudo junto...esse mês por exemplo só fiquei inchada...
    Adorei as dicas vou dar um CRT C CRT V aqui para os próximos meses...
    Adorei o post.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei..
    e deu uma boa desinchada mesmooo.

    ResponderExcluir
  5. Amiga, eu sou daquelas que só se dá conta que tá de TPM depois que faz tudo o que tá no post....como muito, brigo muito, incho, choro...kkk
    Juro que não era assim, nem cólica eu tinha mas, depois que engordei e fiquei sedentária ganhei, além de peso a TPM...
    Mas, voltei para um ritmo saudável e, esse mês, quase nem percebi que a M chegou!

    Beijos e adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  6. Nossaa tenho tudo e mais um pouco rsrsrs, me sinto tão vazia , anormal mesmo,acabo de me alimentar e sinto como se estivesse vazia! Doido né? Rsrsrs claro que me controlo né dali chá adoro matte, meu amigão nessas horas rsrsr beijos adorei o post

    ResponderExcluir
  7. Olha, amiga, depois do emagrecimento, eu mudei muito ... Não tenho sintomas, praticamente ... A alimentação saudável faz uma diferença enorme com relação à TPM, ameniza bastante os efeitos 'chatos. A atividade física, também, é uma grande aliada pra diminuir efeitos da TPM. Um beijo !

    ResponderExcluir
  8. Ol menina, eu tenho paticamente todos os sintomas, o único que n tenho é a compulsão por doces, o resto, é caso de internção, ja estou pensando seriamente em procurar ajuda médica!!! psiquiátrica!!

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...