Pular para o conteúdo principal

Dores no corpo? Veja as condições ideais para você trabalhar!

aumentar fonte diminuir fonte imprimir
http://computer.cvcu.com.au - 20/05/2010

Durante o trabalho ou depois de ir para casa, você se sente muito cansado e com dores no corpo? Fique atento a esta matéria e saiba o que os estudos da ergonomia podem fazer para te ajudar.

De acordo com a Associação Internacional de Ergonomia, esta é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos de um sistema, a fim de aperfeiçoar o bem-estar humano e o desempenho de suas atividades. Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, com objetivo de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. Em outras palavras, a ergonomia é a qualidade da adaptação de um dispositivo a seu operador e à tarefa que ele realiza.

Pode-se dizer que a ergonomia está na origem da usabilidade, pois quanto mais adaptado for o sistema interativo, maiores serão os níveis de eficácia, eficiência e satisfação alcançados pelo usuário durante o uso do sistema.

De fato, a norma ISO 9241, em sua parte 11, define usabilidade a partir destas três medidas de base:

• Eficácia: a capacidade que os sistemas conferem a diferentes tipos de usuários para alcançar seus objetivos em número e com a qualidade necessária.
• Eficiência: a quantidade de recursos (por exemplo, tempo, esforço físico e mental) que os sistemas solicitam aos usuários para a obtenção de seus objetivos.
• Satisfação: a emoção que os sistemas proporcionam aos usuários em face dos resultados obtidos e dos recursos necessários para alcançar tais objetivos.
Hoje, as pessoas tendem a trabalhar cada vez mais horas com o computador. E, se os conceitos de ergonomia não forem observados, as dores e indisposições físicas logo virão. Para tornar seu trabalho com o computador mais agradável, siga algumas dicas:
• Evite carregar bolsas ou sacolas pesadas sempre do mesmo lado.
• Não use lentes de contato, prefira óculos, pois as lentes tendem a se ressecar e prejudicar os olhos.
• A altura dos olhos muda de acordo com a sua postura. Ajuste a altura e inclinação do monitor toda vez que a altura dos olhos mudar.
• Evite apertar muito o mouse.
• Não use força para pressionar as teclas.
• Não descanse os punhos na mesa enquanto estiver digitando. Eles devem estar neutros, retos e sem tensão para digitar.
• Posicione o monitor de maneira a evitar brilho ou reflexo. Utilize os controles de brilho e contraste para melhorar as qualidades dos textos e dos gráficos.
• Pés mal apoiados ou nos apoios da cadeira causa redução da circulação sanguínea nas pernas e desconforto atrás dos joelhos.
• Evite torção no pescoço ou no corpo, posicionando o computador totalmente à sua frente.
• Não segure o telefone com o ombro.
• Materiais de uso constante devem estar ao alcance da mão para evitar esforços desnecessários.
• Adote posturas corretas tanto no trabalho quanto em outras atividades.
• Pratique esportes regularmente.
• Evite sentar-se na ponta do assento ou em posição semi-sentada.
• Pratique esses cuidados na escola, em casa e no lazer.

Saúde Plena

Comentários

  1. Oi.. bom dia..
    adorei as dicas de hj.. e fiquei impressionada com o post do cachorro quente.. nao sabia desse risco que estava correndo.. nao como todos os dias.. mas de vez em quando nao tem como escapar..
    otimo final de semana pra vc..
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Oi, lindinha...
    Um lindo dia pra vc..
    Tento me cuidar nos movimentos e nas posições sempre...
    Principalmente quando estou a fazer exercicios fisicos... para não ficar lesionada... Cachorro quente não como... Pelo menos isso !! Ufa...
    Adorei seu post...
    Tenha um dia maravilhoso bjus..

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!!
    Menina ficar se policianddo, é que é dificil enquanto lia ia vendo o que estava fazendo de errado...muito bom
    ótima sexta
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  4. obrigadu pelas dicas...
    ih ainda bem que nao como cachorro quente..so as vezes..isoo quer dizer uma ou duas vezes por me..entao estou tranquila..

    uma otima sexta pra vc..
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Rô sinto pelo q aconteceu viu? Espero que vc esteja bem, um beijo se cuida!

    ResponderExcluir
  6. Ola!! te achei no blog da Bethynha nossa amei teu blog chei de informação maravilhoso ja to te seguindo, ja que vc e massoterapeuta deixa eu te perguntar a drenagem elimina gordura ou liquido ou os dois? rsrsrs assim.. eu começei a eliminar peso mais vieram me falar que eu não devia fazer drenagem agora que eu devia perder bem mais peso pois enrigesse e eu ia ficar buchudona kkkkk me conta devo fazer agora ou não a drenagem ajuda perder gordura? xerinho pra vc.

    ResponderExcluir
  7. ai xerosa obrigada por tirar minhas duvidas pena vc nao estar aqui pertinho pra eu fazer com vc ne? xerinho pra vc.

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Boas dicas!

    Um excelente Final de Semana!

    ResponderExcluir
  9. Oi querida,

    Sempre dicas importantes: a cadeira do meu trabalho é péssima...todos já reclamaram!

    *Tem selinho pra voce no blog...

    Beiju

    ResponderExcluir
  10. Oi querida, boa noite!

    Li seus posts! E graças a Deus eu não como cachorro quente! hahaha

    Um ótimo fim de semana!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. oi flor adorei essa dica sobre dores no corpo eu sou uma dessas que ás vezes esquece da postura.
    Muito obrigada pelo seu apoio e incentivo eu fico muito feliz e por ter sentido a minha falta.
    Também senti sua falta, acostumamos com esse cantinho, mas a correria da vida as vezes não nos deixa postar e hoje estou retribuindo as visitas.
    Tenha um excelente final de semana.
    beijokas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …