domingo, 30 de maio de 2010

Corrida:Circuito das Estações Adidas - Eu Fui!

Sol na capital do inverno
Sem frio, a cidade de Porto Alegre recebeu o Circuito das Estações Adidas nesta manhã de domingo (30). Prova contou com quatro mil corredores
Foi realizada na manhã deste domingo, dia 30 de maio, a primeira etapa de inverno do Circuito das Estações Adidas em 2010. A prova, que contou com quatro mil corredores, teve como palco o Parque da Harmonia, e a largada foi dada às 9h.
O clima na capital gaúcha estava ameno, o que agradou os corredores.

Fiquei muito feliz com a minha participação, em um ano, essa foi a minha 14ª corrida, meu vício e quilinhos a menos!

Algumas informações importantes e saudáveis sobre este maravilhoso esporte:


Correr ajuda a manter as mulheres dentro de padrões ideais de saúde e bem-estar. Além disso, podem ficar mais belas e felizes .
Um estudo realizado pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, em 2002, mostrou que a solução é simples: 60% a 70% das mulheres pesquisadas que iniciaram a prática da corrida diminuíram os sintomas da TPM, com o aumento da taxa metabólica basal. Além de diminuir os males causados pela TPM, as alterações provocadas pela corrida tornam as mulheres mais saudáveis.

O esporte é capaz de fazer com que as mulheres fiquem na faixa de normalidade em relação à pressão arterial, IMC (índice de massa corporal), glicemia e colesterol. O resultado é ganho em saúde, pois gera grandes estímulos no organismo. Quem afirma é Fábio Torres, médico cardiologista que atua no centro de reabilitação cardiopulmonar da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e responsável pela ergoespirometria do Hospital São Lucas da mesma universidade:

“Para as mulheres que já possuem bom condicionamento físico, a caminhada ou atividades muito leves não conseguirão obter índices satisfatórios. Nesse caso, precisam ultrapassar limites do limiar anaeróbico 1, para ganhar no sistema cardiovascular”, afirma Torres.

Muito melhor para as corredoras
De acordo com José Kawazoe Lazzoli, cardiologista especialista em medicina do esporte e presidente da SBME (Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte), mulheres que praticam esporte têm cerca de cinco vezes menos chance de ter hipertensão comparadas a sedentárias. “E mais, a corredora com atividade de três vezes por semana gasta cerca de duas mil kcal por semana, o que diminui muito a chance de desenvolver doenças cardiovasculares”, explica Lazzoli.

Com a prática de uma atividade aeróbica como a corrida, também ocorrem alterações nas enzimas do fígado, que favorecem o aumento do HDL — o “colesterol bom” —, que retira a gordura das artérias. “E também a perda de peso gerada pela corrida é capaz de diminuir a quantidade de gordura no organismo”, acrescenta o cardiologista.

No quesito glicemia, a corrida ajuda seus níveis a ficarem estáveis, principalmente para portadores de diabetes do tipo 2, também chamada de diabetes da meia-idade, que dificulta o transporte de glicose pela corrente sanguínea. “A prática esportiva ajuda a melhorar os receptores de insulina nas células, que é defasado em pessoas diabéticas”, diz.

E mais: “Com mais força na circulação, diminui a pressão arterial e evita-se a sobrecarga no coração e, conseqüentemente, o infarto. Por isso a prática esportiva é usada no tratamento de hipertensão”, completa o cardiologista Torres.

Análises clínicas na prática
No dia anterior a uma corrida feminina em 2008, foram realizados 278 testes de screenings (ou seja, um check-up simplificado) para avaliar pressão arterial, IMC, glicemia e colesterol. Graças a uma vida ativa, os resultados médios da maioria das participantes foram considerados excelentes.

Quem os analisou foi o presidente do Departamento de Ergometria e Reabilitação da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) Ricardo Vivacqua. “Considerando que a maioria das corredoras tem entre 30 e 34 anos, tais resultados denotam que a pressão arterial está estável em decorrência da prática da corrida. O colesterol está excelente e o índice de massa corpórea está dentro dos padrões normais”, afirma Vivacqua.

Para Carlos Soares, responsável pelos programas de medicina preventiva da Omint (empresa de planos de saúde), especialista em medicina preventiva, administração em serviços de saúde e bioética, esses check-ups devem ser feitos sempre para analisar os resultados isoladamente, pois um IMC na faixa normal não isenta a mulher de uma alta taxa de colesterol. Soares ainda compara o corpo a um carro, que sempre necessita de revisão.

“Quem pratica esportes também está sujeito a problemas. Por isso, a importância dos exames. Identificando alguns distúrbios, basta um ajuste na dieta ou no treinamento, para evitar doenças e acidentes mais graves”.

Além de saudável, mais bonita
Lazzoli acrescenta que o coração é o primeiro órgão a se beneficiar com a corrida. Em seguida, o cérebro tem melhorias no funcionamento. O esporte praticado regularmente inibe a atividade do neurotransmissor receptor de serotonina, que causa depressão. Isto é, a corrida ajuda a evitar distúrbios de humor, além de deixar a mulher mais disposta.

A aparência também melhora devido à melhoria da qualidade do sono, pois os níveis de estresse são diminuídos no dia-a-dia. Para completar a beleza da pele, a circulação sanguínea melhora a distribuição de nutrientes e sais minerais, deixando-a com mais brilho e livre de toxinas.

Por fim, a corrida, por conta do impacto, influencia a densidade óssea, aumentando-a, e, assim, ajuda a combater a osteoporose, problema que atinge um grande número de mulheres.

Faça o seu teste
Para ter certeza de que a saúde está em dia, se a pressão arterial, o IMC, a glicemia e o colesterol estiverem dentro da média estabelecida como normal, indicam que a pessoa corre menos riscos de ter doenças cardiovasculares e de desenvolver diabetes. Esses valores dentro do normal indicam que não há acúmulo de gordura subcutânea e risco de se depositarem nas artérias, menos açúcar circulando no sangue e sistema cardiovascular mais eficiente, a menos que a mulher tenha uma predisposição genética muito acentuada.

Índices de normalidade
Pressão arterial: 10 x 6 mmHg (média)
IMC: entre 19 e 25
Glicemia: entre 70 mg/dl e 100 mg/dl
Colesterol: abaixo de 200 mg/dl

www.o2porminuto.uol.com.br

18 comentários:

  1. oii.. sou louca pra participar dessas corridas.. estou começando a me preparar pra uma que vai acontecer aqui em bh em julho, espero pelo menos conseguir fazer o percurso todo de 5km.. adorei seu post falando dos beneficios da corrida..
    bjs e otima semana!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô, parabéns por sua fibra.
    Quero fazer historia com minhas pedaladas também.
    Um grande beijo pra você.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!

    Pq será que eu adorei o post de hoje??? rs..Amiga, arrasou, eu já disse né, q quando eu crescer quero correr igual a vc...rs

    bjus!

    ResponderExcluir
  4. Amiga! E lá está nós outra vez! E que venham muitas outras!
    O que mais adoro neste blog, é q há uma mistura de experiências pessoais, com informação mais técnica, perfeito!
    Grande bjo!

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga,acho msm mt bacana essas corridas,ms sei q eu ñ tenho fôlego p tanto,rs..parabéns amiga está é uma opção super saudável,ótima semaninha,fica com Deus,bjinhos..

    ResponderExcluir
  6. Táz lindaaaa!

    Ai que mulher pra cima! muito bom! e o corpicho???

    Parabéns miga, é pra frente que se anda...

    Beiju

    ResponderExcluir
  7. passando pra desejar uma linda segunda xero no coração

    ResponderExcluir
  8. Oi linda!

    Quero um dia participar de algo assim, preciso treinar pra isso!
    É vc na foto? Se for, tá linda!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. bah bateu aquela invejinha boa de vc agora..hehe
    tbm queria começar a ser uma corredora..e olha que pelo que li faz mto bem alem de perder uns kilinhos eh claro..
    mas teria que começar aos poucos ne..eu faço academia 4 x por semana..mas as vezes tento correr 1 minutoa na esteira e eu ja fico cansada..
    ai ai esse inverno que começou heim..aqui em barbosa hj faz 7 graus..ta friuuu

    bjos guria e otima segunda

    ResponderExcluir
  10. Adorei ver sua foto, vc é muito bonita :) Parabéns pela corrida um dia tb quero participar de uma!

    Bjussss

    ResponderExcluir
  11. lindona,

    arrasou parabéns e isso ai força sempre gatona.
    beijosssssss

    ResponderExcluir
  12. Olá blogueiro!

    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Obrigado!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  13. Oi Ró... que lindaaaa vc na corrida, hein??
    Morro de vontade de participar desses eventos... pena que não posso correr...
    Deve ser uma sensação tão boa de liberdade...
    tenha uma semana abençoada!
    Beijossss
    Kika

    ResponderExcluir
  14. Q legal Rô!!
    parabéns, eu queria tanto participar de uma
    Mas no momento nem correndo eu estou, mas vou voltar.
    Faz tão bem né?

    bjinhus

    ResponderExcluir
  15. Ahh, vc é lindona tá?
    linda, linda!!
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  16. Gostei do post heim;ainda tô no processo mais lento...mas eu chego lá!!!rsrs
    Beijooo e ótima semana!

    ResponderExcluir
  17. OI ROSÂNGELA!
    VI QUE VC COMENTOU NO MEU BLOG, MUITO OBRIGADA!
    SEGUE ELE OK?
    NOSSA! QUE SONHO!
    TENHO MUITA VONTADE DE UM DIA DAR CONTA DE PARTICIPAR DESSE CIRCUITO!
    QUEM SABE UM DIA CHEGO LÁ!
    MAS AINDA ESTOU NAS CAMINHAS NA ESTEIRA...E QUASE MORRO!
    VOU SEGUIR SEU BLOG! ADOREI!
    E VOU ME ESPELHAR EM VC PRA CONSEGUIR MEUS OBJETIVOS!

    GRANDE BJO!

    ResponderExcluir
  18. ola adorei muito de ver o teu espaço, mas o que eu gosto mesmo é de dinheiro grátis de poker arrnajei um bónus para a Victor Chandler em http://bestpokernodepositbonus.blogspot.com/2010/09/bamkrollmob-victor-chandler-100-gratis.html de 100$!Espectacular!
    ate breve

    ResponderExcluir