Pular para o conteúdo principal

Aposte no chá para controlar a ansiedade e compulsão

Bastam 200 ml de chá de macela para você ficar tranquila!

Invista no chá de macela (o nome científico é Achyrocline satureioides) essa erva é uma aliada poderosa para combater a ansiedade. "Ela inibe o funcionamento do sistema nervoso e tem efeito sedativo", explica o fitoterapeuta Wilson de Souza Ribeiro, de São Paulo.

O chá de macela é feito com a flor do arbusto, que pode ser encontrado em todo o país, especialmente na região Sul. A floração da erva ocorre nos meses de março e abril. É tradição colher o arbusto no feriado de Sexta-feira Santa. A macela também é encontrada em lojas de produtos naturais e pode ser ingerida todos os dias, sem contraindicações. "Basta uma xícara com 200 ml de água e duas colheres (sopa) da erva para que se obtenha um efeito calmante", ensina o especialista.

A combinação da macela com chá verde e chá branco é eficaz porque as três ervas melhoram a digestão e o estresse, além de diminuir a fome. A seguir, confira mais combinações de chás que levam macela e outras erva, preparadas pelo fitoterapeuta André Resende, autor do livro O Poder das Ervas - Vida Natural (Ed. Ibrasa). Além de reduzir medidas, essas receitinhas naturais tratam males como desânimo, ansiedade e insônia!

Combinações para turbinar o efeito da erva!

· Modo de preparo para todas as combinações

Adicione duas colheres (sopa) de cada erva em um litro de água. Desligue o fogo quando a mistura ferver. Espere amornar por dez minutos. Coe e sirva o chá. A receita rende cinco xícaras. O chá deve ser ingerido nos intervalos entre as refeições.

1. Chá contra a compulsão por comida

Ingredientes
· Macela + Kawa-kawa (relaxante muscular que alivia enxaquecas e combate a depressão) + Flor de jasmim (reduz o estresse e a tensão) + Melissa (alivia cólicas e dores)

2. Chá contra ansiedade e insônia

Ingredientes
· Macela + Tília (possui ação anti-inflamatória e combate enxaquecas, gripes e resfriados) + Valeriana (modera o apetite, favorece o sono e acalma) + Camomila (relaxante)

3. Chá contra o desânimo

Ingredientes
· Macela + Hipérico ou erva-de-são-joão (antidepressivo e calmante natural, combate diarreias e inflamações) + Alecrim (combate problemas do coração, esgotamento, espasmos e fraqueza) + Folhas de oliveira (reduz medidas)

4. Chá contra a compulsão por doces

Ingredientes
· Macela + Hibisco (queima gordura corporal, é diurético e tem ação antioxidante e anti-inflamatória) + Garcínia (reduz o desejo por doces) + Folha de maracujá relaxante) + Capim-cidreira ou capim-santo (diurético e analgésico)

Comentários

  1. Adorei a dica eu amo chá ,adoro mesmo
    e adorei mesmo foi a nova carinho do blog muito lindinho viu bjos e boa semana

    ResponderExcluir
  2. tu ve menina eu só tomava cha de marcela pra dor de estomago, vou usar ele pra ansiedade tb , e usar com o hibiscus, por causa dos doces...
    adorei as dicas
    bjim Rô

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia Amiga!!!
    Adorei as dicas e o chá de macela é delicioso.
    Grande beijo e ótima segunda!!!

    ResponderExcluir
  4. bom dia
    hehe mais um para a lista dos chás
    e bom que vou revezando e não enjoo
    bjim e bom dia

    ResponderExcluir
  5. amiga, eu tenho tanta dificuldade com chá...vc num tem noção...num consigo tomar de jeito nenhum

    bjokinhas =)

    ResponderExcluir
  6. oi flor adoro tomar chá, mas do preferencia a eles no inverno mesmo hehehe...beijcoas e uma linda semana.

    ResponderExcluir
  7. ja anotei esses chas...
    agora eh ver se eu encontro aqui na cidade ne..hehe
    bjosss lindona

    ResponderExcluir
  8. Olá =)

    vou procurar estes chás aqui em Portugal!

    boa semana =)

    beijoo

    ResponderExcluir
  9. Chás???

    Tá falando a minha língua...eu adoro*

    Te desejo uma semaninha de sucesso, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Eu não me adaptei com o gosto do chá verde... será que vou gostar desse de macella???

    Ahhhhh.... adorei o template novo!!!

    Está muito lindo!!!!


    Bjocas e uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  11. adorei a dica do chã amiga :D eu bebo chã todos os dias e adoro ,D beijinho grande e boa semaninha *

    ResponderExcluir
  12. Curioso, que outro dia eu li sobre chá amarelo...
    interessante!
    anotei a dica!
    bjao.

    ResponderExcluir
  13. oi Rô amei a dica do chá, agora é ver se encontro no meu interior, quero tentar o contra o desânimo, o blog ficou lindo e que foto show a de verde ficou linda com vestido curto uns pernões parabéns!!! bjs

    ResponderExcluir
  14. Nhamii adoro chás... ainda bem que daqui a pouco o friozinho começa a chegar e posso tomar todo dia sem suar heuehueheuhe


    bjos bjos

    ótima semana

    ResponderExcluir
  15. Oi linda
    Adorei a dica..
    comprei 2 chazinhos ontem, jah vou lah fazer o meu daqui a pouco...
    Vamo lah, agora sim vou fazer dias mais bunitos..
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  16. Ficou muito lindo o layout =)
    Bem mais alegre e moderno!!!
    Bjão

    ResponderExcluir
  17. Adoreiiii essas combinações de chas!!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…