Pular para o conteúdo principal

Aposte no chá para controlar a ansiedade e compulsão

Bastam 200 ml de chá de macela para você ficar tranquila!

Invista no chá de macela (o nome científico é Achyrocline satureioides) essa erva é uma aliada poderosa para combater a ansiedade. "Ela inibe o funcionamento do sistema nervoso e tem efeito sedativo", explica o fitoterapeuta Wilson de Souza Ribeiro, de São Paulo.

O chá de macela é feito com a flor do arbusto, que pode ser encontrado em todo o país, especialmente na região Sul. A floração da erva ocorre nos meses de março e abril. É tradição colher o arbusto no feriado de Sexta-feira Santa. A macela também é encontrada em lojas de produtos naturais e pode ser ingerida todos os dias, sem contraindicações. "Basta uma xícara com 200 ml de água e duas colheres (sopa) da erva para que se obtenha um efeito calmante", ensina o especialista.

A combinação da macela com chá verde e chá branco é eficaz porque as três ervas melhoram a digestão e o estresse, além de diminuir a fome. A seguir, confira mais combinações de chás que levam macela e outras erva, preparadas pelo fitoterapeuta André Resende, autor do livro O Poder das Ervas - Vida Natural (Ed. Ibrasa). Além de reduzir medidas, essas receitinhas naturais tratam males como desânimo, ansiedade e insônia!

Combinações para turbinar o efeito da erva!

· Modo de preparo para todas as combinações

Adicione duas colheres (sopa) de cada erva em um litro de água. Desligue o fogo quando a mistura ferver. Espere amornar por dez minutos. Coe e sirva o chá. A receita rende cinco xícaras. O chá deve ser ingerido nos intervalos entre as refeições.

1. Chá contra a compulsão por comida

Ingredientes
· Macela + Kawa-kawa (relaxante muscular que alivia enxaquecas e combate a depressão) + Flor de jasmim (reduz o estresse e a tensão) + Melissa (alivia cólicas e dores)

2. Chá contra ansiedade e insônia

Ingredientes
· Macela + Tília (possui ação anti-inflamatória e combate enxaquecas, gripes e resfriados) + Valeriana (modera o apetite, favorece o sono e acalma) + Camomila (relaxante)

3. Chá contra o desânimo

Ingredientes
· Macela + Hipérico ou erva-de-são-joão (antidepressivo e calmante natural, combate diarreias e inflamações) + Alecrim (combate problemas do coração, esgotamento, espasmos e fraqueza) + Folhas de oliveira (reduz medidas)

4. Chá contra a compulsão por doces

Ingredientes
· Macela + Hibisco (queima gordura corporal, é diurético e tem ação antioxidante e anti-inflamatória) + Garcínia (reduz o desejo por doces) + Folha de maracujá relaxante) + Capim-cidreira ou capim-santo (diurético e analgésico)

Comentários

  1. Adorei a dica eu amo chá ,adoro mesmo
    e adorei mesmo foi a nova carinho do blog muito lindinho viu bjos e boa semana

    ResponderExcluir
  2. tu ve menina eu só tomava cha de marcela pra dor de estomago, vou usar ele pra ansiedade tb , e usar com o hibiscus, por causa dos doces...
    adorei as dicas
    bjim Rô

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia Amiga!!!
    Adorei as dicas e o chá de macela é delicioso.
    Grande beijo e ótima segunda!!!

    ResponderExcluir
  4. bom dia
    hehe mais um para a lista dos chás
    e bom que vou revezando e não enjoo
    bjim e bom dia

    ResponderExcluir
  5. amiga, eu tenho tanta dificuldade com chá...vc num tem noção...num consigo tomar de jeito nenhum

    bjokinhas =)

    ResponderExcluir
  6. oi flor adoro tomar chá, mas do preferencia a eles no inverno mesmo hehehe...beijcoas e uma linda semana.

    ResponderExcluir
  7. ja anotei esses chas...
    agora eh ver se eu encontro aqui na cidade ne..hehe
    bjosss lindona

    ResponderExcluir
  8. Olá =)

    vou procurar estes chás aqui em Portugal!

    boa semana =)

    beijoo

    ResponderExcluir
  9. Chás???

    Tá falando a minha língua...eu adoro*

    Te desejo uma semaninha de sucesso, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Eu não me adaptei com o gosto do chá verde... será que vou gostar desse de macella???

    Ahhhhh.... adorei o template novo!!!

    Está muito lindo!!!!


    Bjocas e uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  11. adorei a dica do chã amiga :D eu bebo chã todos os dias e adoro ,D beijinho grande e boa semaninha *

    ResponderExcluir
  12. Curioso, que outro dia eu li sobre chá amarelo...
    interessante!
    anotei a dica!
    bjao.

    ResponderExcluir
  13. oi Rô amei a dica do chá, agora é ver se encontro no meu interior, quero tentar o contra o desânimo, o blog ficou lindo e que foto show a de verde ficou linda com vestido curto uns pernões parabéns!!! bjs

    ResponderExcluir
  14. Nhamii adoro chás... ainda bem que daqui a pouco o friozinho começa a chegar e posso tomar todo dia sem suar heuehueheuhe


    bjos bjos

    ótima semana

    ResponderExcluir
  15. Oi linda
    Adorei a dica..
    comprei 2 chazinhos ontem, jah vou lah fazer o meu daqui a pouco...
    Vamo lah, agora sim vou fazer dias mais bunitos..
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  16. Ficou muito lindo o layout =)
    Bem mais alegre e moderno!!!
    Bjão

    ResponderExcluir
  17. Adoreiiii essas combinações de chas!!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …