sexta-feira, 1 de abril de 2011

Metas realistas favorecem emagrecimento definitivo

Meu antes e depois: clique na foto p/ ampliar
É fato que a rotina corrida e sempre cheia de atividades, os novos relacionamento, trabalho e metas nos dificultam de fazer uma refeição completa ou apenas balanceada. Por isso, quando descobrimos um novo método de emagrecimento, criamos muitas expectativas quanto ao processo. 

Porém observamos uma tendência de potencializar essas expectativas a ponto de causar em nós mesmos uma grande decepção. Idealizamos, sonhamos e perdemos a noção do que é real e possível em nossa nova empreitada nutricional, e acabamos sofrendo, pois a realidade nos causa uma grande desilusão.

Um dos caminhos mais seguros para que isso não ocorra, é fazer uma breve avaliação das possibilidades para sair vencedor. É necessário sair de cena e ficar nos bastidores, observando os prós e contras da decisão a ser tomada.

Esse processo é muito importante quando decidir iniciar sua reeducação alimentar, pois regimes e dietas são contraproducentes, ou seja, contrários as nossas atividades comuns. Então faça certo desde o início. Saiba que comer é para se nutrir e não se empanturrar. Muitas vezes, ainda, comemos para preencher um vazio, um processo de ansiedade frente a outras situações que podemos estar expostos diariamente. Esqueça essa prática.

Portanto o ideal é traçar metas realistas, para que a frustração não seja obstáculo diante da sua determinação de vencer. Emagrecer aos poucos é a melhor forma de manter o peso magro, lembrando que "dietas" ou "regimes" restritivos levam a compulsão, atrasando seu objetivo inicial que é a perda de peso.

A reeducação emocional e alimentar é o caminho do sucesso para qualquer processo de perda de peso, pois o objetivo é aprender a comer de forma adequada, somente por fome, e sentir-se leve e tranquilo com as escolhas alimentares.

Dicas que contribuem para esse processo acontecer:
  •  Aprender a identificar quando se tem fome ou vontade de comer. Fome é uma sensação ruim, que sentimos como se fosse um nó. Já a vontade de comer se come, mas continua a vontade de ingerir mais comida,a vontade não cessa, e voltamos à geladeira, ao armário a procura de mais alimento
  • Aprender a colocar para fora os sentimentos que incomodam, coisas que são importantes que sejam faladas, e resolvidas. "Os famosos engolidores de sapo" engolem junto com a comida aquilo que não conseguem colocar para fora.- Praticar o prato único – Sempre se servir uma vez só, de forma equilibrada e com qualidade.
  • O planejamento alimentar é necessário. Estabeleça um dia da semana para fazer suas compras. Faça uma lista de alimentos magros, adequados ao seu processo de emagrecimento. Organize seu armário, não armazenando alimentos que nos fazem perder o controle ou que aumentem a nossa quantidade de calorias diárias sem necessidade.
  • Em confraternizações, aniversários, aproveitar esses momentos para dar risadas, trocar idéias, contar um pouco da vida, saborear cada garfada, devagar, conversando, olhando ao redor, apreciando o ambiente e as pessoas, ou seja, comer para sua fome, e não usar essas oportunidades para se empanzinar de comida.
  • Estabeleça metas a curto prazo e que possa cumprir sem se frustrar. Comece reduzindo uma pequena parte da comida que ingere durante o dia. Em todas as refeições, vá tirando um pouco, e quem controla é você, de acordo com o que pode dar conta. Desta forma vai se sentindo confiante, e novos padrões alimentares irão se estabelecendo. Lembre-se apenas de consultar um nutricionista antes de achar que pode tirar isso ou aquilo do cardápio.
Faça um diário alimentar colocando o que come, os horários e as quantidades. Esta é uma importante ferramenta que permitirá conhecer seus hábitos alimentares e lhe auxiliará no auto monitoramento. Relacione os sentimentos presentes nessas situações, desenvolvendo a percepção desse processo de ingestão da comida com as questões emocionais.
Luciana Kotaka, psicóloga

20 comentários:

  1. oi bom dia
    sempre com dicas maravilhosas
    e bem isso que tõ refazendo metas menores para conseguir objetivos maiores rsrs
    bjime um bom dia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Flor!

    Obrigada pelas dicas. São sempre bem vinda. Estou um pouco triste com meu peso essa semana. Fiz tudo direitinho, fui todos os dias para a academia e meu peso não baixou. Bateu uma tristeza. Espero dessa vez não desistir de tudo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi lindona!!
    Quanta dica maravilhosa!!!
    Você arrasa até no layout, que lindo, adoreiii!!!
    Sucesso e Luz!!bjoo

    ResponderExcluir
  4. Bom diiiia Rô!
    Mais uma vez estou lendo sobre anotar o que estou comendo e o que estou comendo. SEGUNDA-FEIRA rsrsrsrs começo anotar! #eujuro

    kkkk

    bjosss e bom FDS

    ResponderExcluir
  5. menina eu olho tuas fotos e renovo minhas esperanças de um dia conseguir emagrecer e ter mais saude
    amei as dicas e ali vi q faço muita coisa errado ainda
    salvei pra mim ok?
    acho que preciso de uma consultoria, mas ainda não tenho condições, mas pretendo ainda conversar mais de perto contigo e aprender mais e mais
    bjim lindona e bom findi
    :D

    ResponderExcluir
  6. Oi Rô adorei novo o novo visu do blog.

    E as dicas, como sempre, maravilhosas!!!!

    ResponderExcluir
  7. Rô, realmente quando nos conhecemos fica bem mais fácil emagrecer. Tenho adotado uma técnica de dormir com um pouquinho de fome, ou com a sensação que ainda estou com fome, passa alguns minutinhos percebo que era ansiedade pura. Tenho dormido super bem! Meu próximo passo é me colocar metas tangíveis mas que ultrapassem a minha zona de conforto.
    Obrigada pelas dicas. O teu sucesso me serve de motivação para continuar e até ir além!

    ResponderExcluir
  8. OLA FLOR
    O DIA QUE PARARMSO DE COMER NOSSOS SENTIMENTOS ACHAREMOS O CAMINHO DA FELICIDADE,POIS SE PASSAMOS POR UM PROBLEMA USAMOS COMO DESCULPA DE COMER,ESTOU APRENDENDO CADA DIA MAIS A LIDAR COM ISSO E SEI QUE VOU VENCER ,E VC ME AJUDA DEMAIS NESSA CAMINHADA
    BJKAS♥♥

    ResponderExcluir
  9. olé amiga ,D vc está muito linda mesmo *.* adorei as dicas e o novo layout beijinho grande *

    ResponderExcluir
  10. Rô, nem li o post inteiro porque estou na correria (volto com calma)., mas aproveito para parabenizar pelo layout novo do Blog. Tá lindoooooooooo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. oi Rosangela td bem??

    sua inscricao ja foi feita ... seu numero e' 50 ...

    bjo e boa sorte!!

    ResponderExcluir
  12. Rô, vc continua suuuuper linda e magrela hein!!!!!!!!!!!!!!!
    òtimas dicas!

    bjs e ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  13. Oi Ro sei que vc gosta de corrida e quero te falar sobre um programinha de corrida que dá para baixar no celular vc conheçe? no meu Blog tem ele está na lateral onde consta performance total. Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  14. . Rô, amiga querida, eu me identifico muito com a maioria das coisas que vc escreve, essa das metas é mais do que verdadeira e quem está no início deve seguir este seu conselho ao pé da letra.
    . ameiiiiiiiii a carinha nova do seu blog, ficou mais alegre.
    . já tem o link do programa, não encontrei.
    . Coloquei uma foto de antes e depois inédita hoje no blog e iniciei o amigo secreto entre as blogueiras, espero que vc consiga participar!
    . Beijinhos mil.
    . Excelente dia e fds para você, seus familiares e amigos queridos.
    . Fique com DEUS e um pensamento Nele: "O que nós somos é o presente de Deus a nós. O que nós nos tornamos é nosso presente a Deus." Autor: Eleanor Powell. Link:
    http://www.frasesnaweb.com.br/compartilhe/frase/5260

    ResponderExcluir
  15. suas dicas são sempre maravilhosas, meu amor disse que vc ficou linda 33 quilos a menos concordo plenamente bjs e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  16. Anotar para mim funciona e muito.
    Passei até a incluir outras coisitas em meu diário e sinto que estou deixando minha vida do jeitinho que quero.
    Bjkas e bom findi

    ResponderExcluir
  17. Muito linda, amei a foto !

    Beijos e bom final semana !

    ResponderExcluir
  18. oi Rô amei as dicas,sou a famosa engolidora de sapos, ainda está difícl identificar a fome da vontade de comer mas estou no processo de conhecimento junto com os quilos que estãos indo embora. Concordo com vc é preciso reeducação alimentar e emocional. Linda foto, bjs e bom findi

    ResponderExcluir
  19. Mais uma vez vc arrasando nas dicas e no apoio.

    bjs

    ResponderExcluir