terça-feira, 19 de abril de 2011

Dicas para não engordar na páscoa

Em dias normais já fica difícil resistir à tentação do chocolate, imagine em época de Páscoa, quando somos rodeados pela guloseima. O problema é que a gostosura vem cheia de calorias e gorduras que afetam a dieta. Segundo a nutricionista Amanda Epifânio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), 100 gramas de chocolate (algo em torno de 10 bombons) podem chegar a incríveis 580 calorias. Mas é possível não virar refém do doce. Amanda indica que, quando o desejo bater, o melhor é comprar a quantidade exata a ser consumida. "Não há força de vontade que resista ao estoque dessa maravilha", alerta a especialista. Mas há maneiras de incluir essa delícia na dieta sem sentir o peso da culpa na balança. Confira:

O segredo é a moderação. 30g diárias de chocolate são suficientes para saciar sua vontade e ainda aproveitar seus benefícios. A nutricionista Daniela Cyrulin frisa que a melhor opção é o chocolate meio-amargo. Ele deve ter, pelo menos, 70% de cacau em sua composição. Quanto mais cacau, mais antioxidantes e menos gorduras.
Para não cair na tentação de devorar um ovo de chocolate de uma vez só, uma boa dica é dividir o ovo em pequenas porções de 30g. "Assim, fica mais fácil consumir uma por dia, e, claro, não sucumbir ao desejo de comer todas de uma vez", explica Daniela Cyrulin.

Outro cuidado fica por conta dos ovos diet. Muitas vezes, eles são mais calóricos que os ovos convencionais. Daniela explica que, por ser feito para diabéticos, eles não tem açúcar, e sim adoçantes. No entanto, para manter a consistência e sabor, os fabricantes compensam com gorduras. Portanto, quem tem colesterol alto deve ficar longe deles.
Granola com pedaços de chocolate: duas colheres de sopa de granola com pedacinhos de chocolate, misturado a frutas, saciarão a vontade de chocolate. ?A bananinha light coberta com chocolate também é uma ótima opção?, explica Daniela Cyrulin. Uma por dia já é suficiente. 

Salada de frutas com chocolate granulado: a grande vantagem de comer chocolate granulado com salada de frutas está em, além de ingerir pequena quantidade de chocolate, há a inserção dos nutrientes da fruta: vitaminas, fibras, minerais, antioxidantes. Daniela recomenda, porém, apenas uma colher de sopa de granulado por dia.
Barrinha de cereais: assim como a salada de frutas, a barrinha traz nutrientes e muitas fibras. Na hora da compra, fique atento ao rótulo. Segundo Daniela, geralmente, os itens em maior quantidade estão no topo da lista de ingredientes utilizados. "É importante escolher uma barrinha em que açúcar ou xarope de glicose não estejam listados entre os três primeiros ingredientes", alerta.
Cookies integrais de cacau: além de possuírem sabor extremamente parecido com o do chocolate, os cookies integrais de cacau são ricos em fibras, que, além de contribuírem para o bom funcionamento do intestino, ainda mantêm as taxas de açúcar no sangue estáveis e diminuem o mau colesterol. "As fibras varrem esse colesterol para as fezes", justifica Daniela. 

Minha Vida: Dieta e Saúde


16 comentários:

  1. Ei amiga bom dia, dificil resistir ao chocolate rsrs 30 gramas por dia é muito pouco kkkk, e achava que os diet eram melhores me enganei. Beijinhos e boa terça!

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Rô
    Adorei a reportagem. E a bonequinha ilustrando ficou ótima. Realmente nesta época o cuidado tem que ser redobrado porque pra todo lado que se olhe existem gostosuras a disposição.
    Te desejo uma ótima terça.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga ,) adorei as dicas beijinho grande e até amanha :)

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus, não faço questão de chococlate....é eu sei sou ET nisso...rsrs
    Mas em comprensação ....essa semana aqui tem chipa, sopa paraguai. bacalhau..ui da medo!
    rsrs
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Oiii

    Provavelmente pra pancinha né??
    Fala pra mim, não dizem que tv engorda?? Então vc ta mto magrela mesmo heim... ficou linda no video

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiii

    Provavelmente pra pancinha né??
    Fala pra mim, não dizem que tv engorda?? Então vc ta mto magrela mesmo heim... ficou linda no video

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Rô nem fala, maridão já comprou meu ovo, mas eu disse a ele, que nós vamos dividi-lo, assim eu dou uma reduzida no estrago!!!
    Amanhã tem festa eh?????!!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  8. Metade pra minha barriga, o restante pra minha bunda...
    Nem gosto tanto assim de chocolate! Humpf!

    ResponderExcluir
  9. Mas pq gostamos tanto de chocolates rsss
    adorei as dicas e a reportagem do patrola ficou bem especial mesmo

    ResponderExcluir
  10. ótimo texto Rô, até que passo bem nessa época não sou muito fã de chocolate, mas a apelação das lojas é demais... até eu não resiti, mas fiquei com a versão dieta. bjs

    ResponderExcluir
  11. Ola flor!!!!!!! amei as dicas viu??? um finzinho de tarde maravilhoso pra vc!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. eu sou o contrario de muitas, sou mais o salgado do que o doce, mais amei as dicas!


    Beijos e uma ótima semana !

    ResponderExcluir
  13. Oi Ro,

    Eu vou ter que segurar minha boca nervosa, pq sou meio chocólotra!!

    E adorei a dica do granulado nas frutas, dá pra matar a vontade do chocolate!

    beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  14. Eu não quero engordar na Páscoa, preciso muito me manter no peso. Algumas dicas dá pra seguir, pelo menos vou tentar, rs.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  15. ola linda
    vim aqui te dar os parabens que deus continue te iluminando
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir