Pular para o conteúdo principal

Respiração na corrida

Neste domingo 14/08 aconteceu em Porto Alegre-RS, a 2. Etapa do Circuito Poa Day Run.
Num domingo com vento gelado e 13.C, a corrida foi realizada na Orla do Rio Guaiba e reuniu quase 3.000 corredores.
Eu e meu amigo Mágnor participamos do circuito e finalizamos juntos os 8km.
Mais uma medalha para coleção, somando 30 queridinhas!
Veja dicas para respirar melhor durante a atividade física sem prejudicar seu desempenho nos treinamentos e provas
A respiração durante o exercício físico é um assunto que gera muitas dúvidas nos corredores. Na verdade, não existe um jeito certo ou errado de se respirar. Esse processo deve ser sempre o mais natural possível, de maneira que o atleta se sinta confortável e que não cause danos durante a atividade física. O mais indicado é que a o ar seja inspirado pelo nariz e expirado pela boca.

“É preferível que a respiração ocorra pelo nariz, pois ele oferece todo o suporte de ajuste do ar para o organismo, como temperatura, purificação, etc. Qualquer outra forma de respiração diminui a eficiência deste processo, deixando o corpo mais suscetível a infecções por conta da poluição, por exemplo”, explica o professor Zeca, diretor técnico da Assessoria Esportiva ZTrack Esporte e Sáude.
Entretanto, há atletas que se sentem melhor respirando de outras maneiras. Especialmente aquelas que possuem alguns problemas nasais, como o desvio de septo. Com o tempo, essas pessoas acabam achando a melhor forma de respirar durante a corrida. “Há também atletas que passam a respirar somente pela boca ao atingir uma alta intensidade na corrida. Mesmo assim, isso é particular”, completa o diretor técnico da Trilopez Assessoria Esportiva, Diego Lopez.

A “dor do lado”
Um ponto que pode estar relacionado à respiração é a famosa “dor do lado”. Esse incômodo - que surge como uma pontada na região abdominal, pode acontecer devido uma respiração errada ou esforço excessivo, como tentar correr numa intensidade maior do que se é capaz. Ao sentir esse desconforto o ideal é diminuir o ritmo e expirar mais ar. “Esses problemas durante a respiração podem ser um sinal de que o corpo chegou ao limite. Os mais comuns são a dor no lado, a pulsação elevada e a fadiga muscular”, explica Lopez.

Portanto, sempre respire naturalmente e com conforto, pois o desequilíbrio no processo respiratório só irá diminuir o desempenho e a vontade de praticar o esporte. O professor Zeca indica alguns exercícios para preparar o sistema respiratório antes da corrida:

Fazer inspiração e expiração profundas: fazer 5 repetições
Fazer inspirações e expirações curtas e rápidas: 3x 10 repetições

Informações O2 por minuto


Clique AQUI e veja o calendário para as próximas corridas em Porto Alegre.

Comentários

  1. Tenho muito orgulho de ti!! Pela tua força de vontade, tuas consquistas e por ser gaúcha..rs.rs.. Sempre que te vejo assim correndo, ou com uma medalha eu penso "Essa é Gaudéria!"...rs.rs..Quero muito começar a correr!! Tô fazendo assim na academia: 1hora : 4 minutos caminhando e 1 correndo. Sabad fiz 7km...bom né? Espero agora tomar coragem e particpar de alguma maratona! Grande beijo pra ti!

    ResponderExcluir
  2. oi rô! bom dia!
    Nossa! Sempre que eu faço caminhadas intercalando um cooper, eu sinto essas dores abdominais.. como é do lado, sempre acho que é o rim, pois bebo muita agua! agora já sei oq é!

    Por favor, passa no meu blog depois.. Tive q fazer um novo, e ainda estou divulgando.. Um grande beijo !!!

    ResponderExcluir
  3. Oiii

    Linda mais uma vez arrasou na corrida.
    Mais uma vez fiquei orgulhosa por te ver te ler na revista...Essa materia ficou muito legal adorei.

    Beijos e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  4. Oi Linda!
    Parabéns pela medalha!
    Ótima semana para vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sempre que eu vejo o comercial da meia maratona aqui no RJ lembro de vc. Você virá? Já soube desta meia maratona?
    Bjo.

    ResponderExcluir
  6. Dor de lado aqui em Fortaleza chama-se dor de veado..heuheuehue

    quando eu sinto isso na corrida é pq não estou com postura correta,aí basta corrigir a coluna e apertar no local da dor pra ficar tudo lindo de novo.

    bjos!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns por mais uma corrida!
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. parabens rô tu merece!quando emagrecer mais quero correr tambem, poque agora ainda fica bem dificil, achei que vc ia participar da corrida esperança, um grande bj

    ResponderExcluir
  9. Ro,
    Boa noite!

    Te admiro bastante e adoro q vc divulgue a nossa luta em favor da R.A e A.F.

    Boa sorte
    Abs

    ResponderExcluir
  10. Oiii... passando só para dizer que criei vergonha na cara e escrevi no blog!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…