segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Respiração na corrida

Neste domingo 14/08 aconteceu em Porto Alegre-RS, a 2. Etapa do Circuito Poa Day Run.
Num domingo com vento gelado e 13.C, a corrida foi realizada na Orla do Rio Guaiba e reuniu quase 3.000 corredores.
Eu e meu amigo Mágnor participamos do circuito e finalizamos juntos os 8km.
Mais uma medalha para coleção, somando 30 queridinhas!
Veja dicas para respirar melhor durante a atividade física sem prejudicar seu desempenho nos treinamentos e provas
A respiração durante o exercício físico é um assunto que gera muitas dúvidas nos corredores. Na verdade, não existe um jeito certo ou errado de se respirar. Esse processo deve ser sempre o mais natural possível, de maneira que o atleta se sinta confortável e que não cause danos durante a atividade física. O mais indicado é que a o ar seja inspirado pelo nariz e expirado pela boca.

“É preferível que a respiração ocorra pelo nariz, pois ele oferece todo o suporte de ajuste do ar para o organismo, como temperatura, purificação, etc. Qualquer outra forma de respiração diminui a eficiência deste processo, deixando o corpo mais suscetível a infecções por conta da poluição, por exemplo”, explica o professor Zeca, diretor técnico da Assessoria Esportiva ZTrack Esporte e Sáude.
Entretanto, há atletas que se sentem melhor respirando de outras maneiras. Especialmente aquelas que possuem alguns problemas nasais, como o desvio de septo. Com o tempo, essas pessoas acabam achando a melhor forma de respirar durante a corrida. “Há também atletas que passam a respirar somente pela boca ao atingir uma alta intensidade na corrida. Mesmo assim, isso é particular”, completa o diretor técnico da Trilopez Assessoria Esportiva, Diego Lopez.

A “dor do lado”
Um ponto que pode estar relacionado à respiração é a famosa “dor do lado”. Esse incômodo - que surge como uma pontada na região abdominal, pode acontecer devido uma respiração errada ou esforço excessivo, como tentar correr numa intensidade maior do que se é capaz. Ao sentir esse desconforto o ideal é diminuir o ritmo e expirar mais ar. “Esses problemas durante a respiração podem ser um sinal de que o corpo chegou ao limite. Os mais comuns são a dor no lado, a pulsação elevada e a fadiga muscular”, explica Lopez.

Portanto, sempre respire naturalmente e com conforto, pois o desequilíbrio no processo respiratório só irá diminuir o desempenho e a vontade de praticar o esporte. O professor Zeca indica alguns exercícios para preparar o sistema respiratório antes da corrida:

Fazer inspiração e expiração profundas: fazer 5 repetições
Fazer inspirações e expirações curtas e rápidas: 3x 10 repetições

Informações O2 por minuto


Clique AQUI e veja o calendário para as próximas corridas em Porto Alegre.

11 comentários:

  1. Tenho muito orgulho de ti!! Pela tua força de vontade, tuas consquistas e por ser gaúcha..rs.rs.. Sempre que te vejo assim correndo, ou com uma medalha eu penso "Essa é Gaudéria!"...rs.rs..Quero muito começar a correr!! Tô fazendo assim na academia: 1hora : 4 minutos caminhando e 1 correndo. Sabad fiz 7km...bom né? Espero agora tomar coragem e particpar de alguma maratona! Grande beijo pra ti!

    ResponderExcluir
  2. oi rô! bom dia!
    Nossa! Sempre que eu faço caminhadas intercalando um cooper, eu sinto essas dores abdominais.. como é do lado, sempre acho que é o rim, pois bebo muita agua! agora já sei oq é!

    Por favor, passa no meu blog depois.. Tive q fazer um novo, e ainda estou divulgando.. Um grande beijo !!!

    ResponderExcluir
  3. Oiii

    Linda mais uma vez arrasou na corrida.
    Mais uma vez fiquei orgulhosa por te ver te ler na revista...Essa materia ficou muito legal adorei.

    Beijos e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  4. Oi Linda!
    Parabéns pela medalha!
    Ótima semana para vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sempre que eu vejo o comercial da meia maratona aqui no RJ lembro de vc. Você virá? Já soube desta meia maratona?
    Bjo.

    ResponderExcluir
  6. Dor de lado aqui em Fortaleza chama-se dor de veado..heuheuehue

    quando eu sinto isso na corrida é pq não estou com postura correta,aí basta corrigir a coluna e apertar no local da dor pra ficar tudo lindo de novo.

    bjos!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns por mais uma corrida!
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. parabens rô tu merece!quando emagrecer mais quero correr tambem, poque agora ainda fica bem dificil, achei que vc ia participar da corrida esperança, um grande bj

    ResponderExcluir
  9. Ro,
    Boa noite!

    Te admiro bastante e adoro q vc divulgue a nossa luta em favor da R.A e A.F.

    Boa sorte
    Abs

    ResponderExcluir
  10. Oiii... passando só para dizer que criei vergonha na cara e escrevi no blog!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...