terça-feira, 30 de agosto de 2011

Hábitos que fazem você comer mais

Pra emagrecermos precisamos adquirir hábitos saudáveis e algumas mudanças en nossa rotina. Permanecer magro exige muitos cuidados, principalmente nas primeiras fases da mudança, quando você ainda está se adaptando à nova condição. Precisa ter muita força de vontade para manter uma alimentação correta, afirma a nutricionista do MinhaVida, Karina Gallerani.

Comer demais é um erro que se dissolve no nosso dia-a-dia, afirma Karina. Para evitá-lo, o melhor jeito é se prevenir das situações que nos forçam a exagerar na dose. Para ajudar você a mudar de atitude, a nutricionista mapeou as principais ocasiões que ameaçam o seu regime. Fique de olho! 
  
Pular refeições
Quem fica sem comer achando que isso emagrece vai sofrer quando se pesar da próxima vez. Isso porque a fome acumula e você exagera na dose. Além disso, uma dieta pobre prejudica a produtividade no trabalho e desencadeia sérios problemas à saúde.

Deixar de ter um bom café da manhã, por exemplo, é um erro comum que acaba levando a pessoa a não ter energia  durante o dia e favorece o consumo de lanches calóricos que fazem engordar. Uma alimentação balanceada requer refeições a cada quatro horas, garantindo maior saciedade e possibilitando melhor controle metabólico e nutricional.  

Assistir à televisão enquanto se alimenta
Assistir à televisão por longos períodos é um forte fator para a obesidade. Seu coração, pressão sanguínea e metabolismo diminuem. Isso favorece o acúmulo de gordura, até porque os alimentos que acompanham esse hábito não são nada saudáveis.

Comer assistindo televisão, lendo uma revista, falando ao telefone, entre outras atividades, distrai e facilita os excessos alimentares. O ideal é sentar-se à mesa, num ambiente tranquilo. Alimente-se devagar, descansando os talheres sobre a mesa entre uma porção e outra. Faça um teste e perceba que você necessita de uma porção muito menor para se sentir saciado.  

Consumir muitos carboidratos simples
Eles são deliciosos. Mas, digeridos mais rapidamente, e elevam os níveis de açúcar no sangue. Balas, doces, chocolates pães e bolos de farinha branca levam o pâncreas a bombear quantidades ainda maiores de insulina para ajudar a restabelecer os níveis normais de açúcar no sangue.

Quando isso acontece, o estômago e o cérebro enviam sinais de fome, reiniciando o ciclo. Se, mais uma vez, você satisfizer o apetite com carboidratos simples, você vai desejar ainda mais doce. Mas ao invés de sentir-se cheio e satisfeito, você se sentirá constantemente faminto. Isto significa que uma dieta que contém muito carboidrato simples pode levá-lo a um ciclo vicioso onde se come mais e mais. 

Pagar para comer à vontade
Outro erro muito comum é se alimentar em excesso ao realizar as refeições em restaurantes que possuem um preço fixo para comer à vontade. Não é preciso limpar o prato só porque pagou por ele, o ideal é parar de comer quando estiver satisfeito. 

Comer muito rápido
Esse é um hábito cada vez mais comum, principalmente em cidades grandes. Comer rapidamente faz com que você coma muito antes de perceber que já está satisfeito. O cérebro leva um tempo para começar a enviar sinais de satisfação. Mastigar mal os alimentos prejudica a digestão e é fator de risco para uma síndrome metabólica, uma combinação de sintomas como pressão alta, obesidade, colesterol alto, e resistência à insulina. 

Beliscar
Durante as atividades do dia-a-dia, este hábito aumenta as chances de ficar acima do peso. A vontade de beliscar toda hora vem quando não nos alimentamos corretamente durante as refeições estipuladas ou quando os alimentos que compõem essas refeições são de baixo valor nutricional.

Sabendo distinguir a fome da vontade de comer e marcando horários fixos para as refeições,sem intervalos muito grandes entre elas, a vontade de beliscar passa e você come menos. Evite deixar doces, bolos, chocolates e petiscos nos armários de casa.

Minha Vida

10 comentários:

  1. Adorei as dicas, sobre a Tv não tenho mais feito isso, fico tomando agua ou chá, carboidrato, dei um tempo agora, antes eu fazia isso ia no buffet e pagava o livre e comia ate estourar, agora penso, como eu era BURRA, beijcoas lindona!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!!!???Passando para saber as novidades, aqui como sempre muita novidade,adorando o site.
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Adorei Ro! Como sempre, vc tem excelentes posts. :)
    Meu maior problema é ficar conversando enquanto janto ou almoço, porque vou comendo e nem presto atençaõ nas quantidades. Mas agora estipulei lá em casa que primeiro eu como, aí tiro meu prato e paro pra conversar com as pessoas. rsss

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Rô estou tentando não só fazer RA mas reeducar minha vida, quero hábitos mais saudáveis, quero passear mais, viajar mais, namorar muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oiii

    Com certeza essas dicas são ótimas pra quem quer emagrecer, comer distraída na frente da tv e do pc, é mesmo um grande problema.

    Beijos Diva

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas! Estou tentando me adequar a algumas delas ainda, mas devagar, eu consigo!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  7. Ha que pena Ro pq ia fala se fosse viesse queria te conhecer pessoalmente... sniffffffffff

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga,
    Ai, agora me danei!!Eu cometo, pelo menos uns 3 desses "errinhos básicos"...vou melhorar, eu prometo! kkk

    São pequenas atitudes que podem fazer com que dê certo ou errado...são as nossas escolhas que fazem a diferença, neh?!


    Beijão,

    ResponderExcluir
  9. 2 e 5... Meus carmas irão se tornar meu desafio pessoal.

    =D

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas, comer sem perceber e comer pra afogar os sentimentos sao os meus pecados.
    Adoro esse blog!
    Bjo

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...