quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Só 15 minutinhos

Pesquisa aponta que 15 minutos de exercícios diários aumentam três anos de vida

Levantamento, realizado em Taiwan, contou com mais de 400 mil participantes, que foram acompanhados durante uma média de oito anos

Se você tem 15 minutos no seu dia para sua saúde, aposte no melhor investimento para uma longevidade saudável. Segundo uma pesquisa publicada na renomada revista The Lancet, a prática de atividades físicas durante esse tempo reduz o risco de morte em 14% e aumenta a expectativa de vida em três anos. O levantamento, realizado em Taiwan, contou com mais de 400 mil participantes, que foram acompanhados durante uma média de oito anos, entre 1996 e 2008. A finalidade dos cientistas era averiguar se a duração dos exercícios menor que os 150 minutos semanais recomendados ainda poderia ser benéfica para a saúde.

A conclusão foi que, se os indivíduos sedentários praticassem um pouco de atividade física diariamente, uma em cada seis mortes precoces seria evitada. A pesquisa foi liderada pelos médicos Chi-Pang Wen, do Instituto Nacional de Pesquisa da Saúde de Taiwan, e Jackson Pui Man Wai, da Universidade Nacional do Esporte de Taiwan. Eles dividiram os participantes em cinco categorias, conforme o nível de exercícios praticados: inativos ou com atividades baixa, média, alta ou muito alta. Comparados com os inativos, os pertencentes ao grupo de baixa atividade – que se exercitavam cerca de 92 minutos por semana (15 minutos diários) – presentaram um risco de mortalidade 14% menor, morriam menos de câncer (10%) e elevavam a expectativa de vida numa média de três anos.

Outra conclusão foi de que a cada 15 minutos diários adicionais de exercício, o risco de morte foi reduzido em 4%, e o de morrer de um câncer em 10%, independentemente da idade, do sexo ou de quem tivesse problemas cardiovasculares.

– Saber que apenas 15 minutos diários de exercício pode reduzir substancialmente o risco de um indivíduo morrer pode motivar mais pessoas a praticar uma pequena quantidade de atividade física em suas vidas – assinalaram os cientistas.

Saiba mais
Pouco tempo de atividade física já é capaz de diminuir em:

:: 14% o risco de morte

:: Acrescentar mais três anos de vida 

CADERNO VIDA ZH

8 comentários:

  1. Olha que coisa boa,eu acho que todo minuto de atividade física é valido sim
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, eu sou mto preguiçosa rs + sei q exercicio é mto importante.
    bjs ;)

    ResponderExcluir
  3. Que bom, pois este é o tempo que terei assim que voltar a trabalhar daqui a 10 dias... bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu quero, eu quero muito, mas por enquanto a PRI(priguiça)não deixa, mas sei que é muito importante pra saúde e principalmente pra quem quer emagrecer. Ainda vou fazer.

    Queria ter um decimo da animação que vc tem pra malhar, eu chego aqui pra trabalhar e vejo no seu face que vc ja fez uma aula disso outra aula daquilo, manda um pouquinho de animação pra nós.

    Bjus Rô ótima quinta.

    ResponderExcluir
  5. coisa boa hein
    tô levando a serio a AF e os resultados estão aparecendo
    obrigada pela força sempre
    bjim

    ResponderExcluir
  6. OK Ok, a ciência me convenceu, vou pra academia,rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Puxa, mais um excelente motivo para nos mexermos!
    O mais interessante é que 15 minutos por dia não mata ninguém, pode ser uma caminhadinha, um subir de escadas, alguns polichinelos, pular corda, tudo vale, só deve-se manter a continuidade, esforçando-se para fazer diariamente!
    Rô obrigada por trazer essas informações preciosas para todas nós!
    Um super beijo!!!

    ResponderExcluir
  8. Exercicios principlamente corrida , além de aumentar os anos de vida...emagrece e define o corpo
    tudo de bom mesmo!!!

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...