quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Depois do carnaval: Hora de desintoxicar!

dieta1a Hidrate-se
* Água: “Beba, no mínimo, 2 litros por dia. Mas se estiver em um lugar muito quente, aumente a quantidade”, sugere a nutróloga Liliane Opperman, que lembra da importância de atender ao pedido do corpo. “Se sentir sede, não deixe para depois”, conclui.

* Água de coco: também é uma ótima pedida, segundo a nutróloga, pois contém todos os minerais necessários para reidratar o organismo, como magnésio, sódio, potássio e carboidrato.
* Sucos de frutas: eles têm bastante água em sua composição, como melão, melancia e pera. “O abacaxi oferece a combinação perfeita para combater os males da ressaca, pois 'limpa' o fígado e tem enzimas digestivas que facilitam a absorção de alimentos. Você também pode adicionar chá verde ou de boldo nessa receita, já que ajudam na desintoxicação”, indica Liliane.


Coma corretamente
* Frutas e vegetais: eles devem fazer parte de todas as suas refeições. Segundo Liliane, é recomendável consumir couve e alface. Elas têm propriedades calmantes e diuréticas. Também é indicado alimentar-se de 3 em 3 horas.

Evite!
* Doces em excesso e alimentos embutidos ou gordurosos: eles prejudicam o funcionamento do fígado já “danificado” pela bebida. Segundo Fátima, o organismo precisa de uma folga para se recuperar da ressaca e eliminar as toxinas ingeridas. E não se esqueça de descansar e dormir bem para repor as energias



Depois da festa
• A sopa é válida para compensar o gasto energético. Inclua na receita carboidratos de absorção lenta (como mandioca, batata-doce ou arroz integral) e proteínas magras (como frango). Assim você se revigora e não engorda.

• O que comer quando acordar? Aposte nas frutas e hortaliças, que repõem vitaminas e minerais, sem extrapolar nas calorias. Bons exemplos são melancia, laranja, abacaxi, manga, mamão, maçã, pêssego e melão. Quer dicas de verduras? Consuma couve, brócolis, couve-flor e repolho. Elas ajudam a desintoxicar. Depois você se sentirá renovada!


Confira algumas dicas de sucos desintoxicantes e suas funções
Suco diurético
Melhora a função renal, ajuda a eliminar toxinas e reduz a retenção de líquidos. O aipo é rico em glutationa, uma substância que neutraliza os radicais livres e pode entrar na composição de diversos sucos. A melancia é rica em água, frutose e fibras, além de licopeno que previne o envelhecimento precoce e o câncer de próstata e mama.

1 copo de suco de melancia coado (2 fatias médias)
1 talo de aipo com as folhas
Modo de preparar: bater no liquidificador e tomar imediatamente.



Suco pós-ressaca
Excelente para combater os efeitos adversos do excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. Ajuda o fígado a se recuperar e acelerar a eliminação de toxinas que causam a ressaca. O repolho é rico em glutamina, um aminoácido que protege e repara o fígado dos efeitos danosos do álcool. A curcuma possui carotenóides com ação hepatoprotetora.

½ repolho verde de tamanho pequeno
1 limão previamente espremido e sem as sementes
1 talo de aipo com as folhas
1 colher de sopa de folhas frescas de coentro
½ colher de chá de curcuma
Modo de preparar: usar centrífuga ou bater no liquidificador com um pouco de água mineral sem gás e coar. Se quiser um sabor um pouco melhor, use água de coco.



http://revistashape.uol.com.br
http://www.minhavida.com.br
http://mdemulher.abril.com.br

7 comentários:

  1. Bom Dia Diva!!

    Anotando....
    Vou ter que desintoxicar muitooooo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bah, amiga...nem me fala, vou ter que desintoxicar geral, comi pouco mas cabei comendo errado,o que na minha opinião é bem pior, porque no final das contas, não ficamos nutridas e só intoxicadas, né?
    Acho que a consciência tá pesando mais que o corpo..kkk!!!

    Beijoooosss

    ResponderExcluir
  3. Hoje tou no suco verde, peixinho grelhado com cenoura e alface. Pode? haha.

    bj bj, sua linda.

    Estela

    ResponderExcluir
  4. Só desintoxicando mesmo, sim bora que o ano começou hj!

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que vc mesmo atingindo seu objetivo não esquece de quem ainda não o alcançou. Escrevendo sempre em seu blog.
    Obrigada! Tata

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas!!!!! Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olha só, eu postei hoje sobre a acerola e a salsa, que minha nutri me indicou pra fazer !
    Amiga, eu não preciso desintoxicar ... rsrs ... porque me comportei neste feriado de Carnaval, aliás, muito bem comportada, correndo e comendo certinho. Valeu a tua postagem, sempre muito educativa e excelente a teus leitores. Beijo.

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...