sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dicas e cardápio para fazer Detox

detox

Depois de alguns exageros nas férias, é hora de livrar o organismo de toxinas. O dermatologista Marcelo Bellini, membro da Academia Americana de Dermatologia e consultor de Women’s Health, elaborou uma lista de alimentos que limpam o corpo e embelezam a pele.

Água e líquidos: Beba, no mínimo, 2 litros por dia. Outra ótima opção é a água de coco, rica em minerais que auxiliam na reposição de líquidos e sais perdidos pelo corpo.

Vegetais: Opte por couve, couve-flor, brócolis e repolho. Esses alimentos são ricos nas vitaminas A e C, e ajudam na proteção do colágeno.

Temperos: Alecrim e gengibre auxiliam a fortalecer o sistema imunológico. Inclua-os nas receitas.

Frutas cítricas: Abacaxi, acerola e laranja são boas escolhas. Prepare um suco e tome na hora do lanche.

Oleaginosas: Consuma com moderação nozes, avelãs, amêndoas, castanha-do-pará e castanha-de-caju. Elas são fontes de selênio, zinco e magnésio, potentes antioxidantes.

Cereais integrais: Comece o seu dia consumindo esses alimentos ricos em fibras, que ajudam no bom funcionamento do organismo.

Peixes: Escolha os que você mais gostar. São fonte de ômega 3, que ajuda na renovação da pele e protege o sistema cardiovascular.

revistawomenshealth.abril.com.br

Água e chás podem ser consumidos à vontade na dieta elaborada pela nutricionista Maria Gandini, da RG Nutri Consultoria Nutricional. Mas, atenção: controle o sal e só faça esse menu-detox duas vezes por mês, sempre com um intervalo de 15 dias.

Café-da-manhã
• 1 taça pequena de salada de frutas • 1 iogurte
desnatado • 1 colher (sopa) de mix de sementes* • 1 copo de suco de uva verde com água de coco
(*) Para o mix de sementes, misture quantidades iguais de linhaça, semente de girassol, gergelim e gérmen de trigo. Guarde num recipiente bem fechado.

Almoço
• 1 prato com salada de folhas (claras e escuras, como alface e rúcula), salsão, cenoura ralada, nozes e ricota em farelos, temperada com salsinha, e uma colher (sopa) de azeite e limão. • 1 copo de suco de maracujá (com semente)

Lanche da tarde
• Vitamina de abacate com gérmen de trigo e mel

Jantar
• 1 prato de sopa de quinua com legumes e lentilhas* • 1 copo de suco de laranja com morango
(*) Refogue a quinua com alho e cebola, e coloque cenoura e salsão (ou erva-doce) para dar gosto ao caldo

Lanche da noite
• 1 iogurte desnatado • 2 castanhas • 2 damascos secos • 1 colher (sopa) de uva passa

DICA DO SPA
À base de arroz integral e chás (carqueja, camomila, boldo, melissa, erva-doce, capim-cidreira e, principalmente, chá verde), essa dieta não limita quantidades e também não é radical: 'O ideal é evitar alimentos gordurosos e que tendem a fermentar, como queijos amarelos, carnes vermelhas, ovos, frituras e farinhas brancas. Consuma o arroz integral acompanhado de legumes e verduras', diz Elisa Fleury, da Clínica Antroposófica Artemísia, em São Paulo.

evite os carboidratos simples, isto é, os refinados (arroz, farinha e açúcar branco), as gorduras saturadas (encontradas em carnes vermelhas e nos embutidos), as gorduras hidrogenadas (contidas em alimentos processados, como biscoitos recheados e sorvetes de massa), refrigerantes (inclusive os diet) e bebidas alcoólicas.
aumente o consumo de fibras, as insolúveis e as solúveis, para melhorar o funcionamento do intestino. As primeiras são encontradas em farelo de trigo, cereais integrais, legumes e verduras. Ajudam na digestão e na regularidade intestinal. As solúveis estão na aveia, feijões e frutas (principalmente nas cítricas e na maçã). Ajudam a aumentar a massa fecal, regulam o trânsito intestinal e reduzem os níveis sangüíneos de colesterol.

http://revistamarieclaire.globo.com

 

5 comentários:

  1. Gostei muito das dicas.
    Tenha uma ótima semana.
    Já te sigo no face e admiro muito sua história, tenho um blog de emagrecimento, se puder me dar uma força ;)
    http://diariodoemagrecimento-bia.blogspot.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas, Rô, como sempre tudo por aqui ... (aos poucos vou escrevendo aqui ...). Que teu dia seja iluminado ! Beijos mil.

    ResponderExcluir
  3. otima dica essa aqui!!!!
    to pegando para mim se nao achar ruim!!!
    adorei mesmo!!!!!
    força para nos!!!!! bjs

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...