terça-feira, 1 de junho de 2010

Um alerta às mulheres

Ele mede apenas 10cm, mas suas consequências são avassaladoras. A cada ano, o cigarro é responsável pela morte de 5 milhões de pessoas no mundo, um número maior do que todas as guerras ou qualquer outra causa evitável, apesar dos esforços internacionais. De acordo com as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), há 1 bilhão de fumantes no planeta. Desse total, cerca de 20% são mulheres, o que as tornaria alvo preferencial das estratégias de marketing para expansão da indústria tabagista. Por esse motivo, são justamente elas o foco das ações no dia 31/05, Dia Mundial da Luta contra o Tabaco.
A consultora da OMS Vera Luiza da Costa e Silva conta que a escolha das mulheres como alvo prioritário da campanha deste ano ocorreu também por se tratar da parcela da população tradicionalmente mais exposta aos efeitos nocivos do cigarro.
— O uso do tabaco em todas as suas formas se concentrou historicamente entre homens. Mas as mulheres e as crianças sempre pagaram o preço do tabagismo passivo, já que na maioria das vezes os pais e os maridos as expõem à fumaça de seus cigarros — destaca a médica.
Anualmente, segundo a OMS, 600 mil pessoas morrem em decorrência da inalação da fumaça de cigarros de parentes, amigos ou colegas de trabalho. Respirar a fumaça do cigarro de outras pessoas é o suficiente para o desenvolvimento de doenças como tumores cerebrais e problemas respiratórios.
— No caso das mulheres, os efeitos são ainda mais dramáticos. A inalação da fumaça do cigarro aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de mama e de útero. Nas gestantes, potencializa as chances de abortos espontâneos e de nascimento de crianças com baixo peso — enumera o oncologista Murilo Buso.
Dependência
A pesquisa da OMS revelou também dados preocupantes sobre os danos causados pela dependência de nicotina. Se o quadro atual persistir, em 2030 o número de mortes causadas pelo cigarro e seus derivados deve pular para 8 milhões.
— O que é mais dramático é que dois terços dessas mortes, todas perfeitamente evitáveis, ocorrerão em países em desenvolvimento — afirma a médica Vera Luiza da Costa e Silva.
O angiologista Ricardo Meirelles, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), explica que os danos do fumo não estão restritos ao sistema respiratório.
Praticamente todos os órgãos do corpo são prejudicados pelo consumo das mais de 6 mil substâncias tóxicas presentes no cigarro. Esses problemas vão desde irritação nasal e ataques de asma até tumores cerebrais e leucemia.
O médico conta ainda que é preciso evitar ao máximo o consumo do primeiro cigarro.
Duas de cada três pessoas que experimentam acabam se viciando. Além disso, quanto mais jovem a pessoa começar a fumar, mais difícil vai ser para largar — afirma.

clicrbs.com.br/blogdovida

8 comentários:

  1. Ola

    Eca odeio cigarro...
    Não consigo entender que graça tem pagar pra se matar e ainda queimar dinheiro..aff

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô!!!

    Realmente cigarro é uma droga né, ainda bem que não fumo e não tenho ninguém próximo a mim que fume...
    Não sei como alguém pode se viciar nisso, o coisinha fedorenta, hauahauhuauahhauha.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Odeio cigarro!
    Bjo,
    Magnor

    ResponderExcluir
  4. Nossa!


    Esta foto vale mais que palavras...

    Nunca fumei, nunca bebi e não me sinto perdendo muita coisa, rs.

    *Tem um selinho pra voce no meu blog,linda!

    Beiju

    ResponderExcluir
  5. lindona,

    que post maravilhoso, eu sou inimiga do cigarro odeio mesmo, meu maridão fumava desde 11 anos de idade final o ano que passou ele graças a deus parou para minha felicidade est sendo dificil mas ele esta conseguindo apesar de ter engordado mas se deus quiser e ele quer tudo ficará bem.
    beijos gatona e continue firme

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Obrigada pelos Parabéns! É um aninho mais velha, quer dizer mais experiente..rsrs..vida nova agora. Coloquei algumas fotinhas do niver la no blog hj, corre lá dar uma espiadinha.

    Bjus e otima semana pra vc!

    ResponderExcluir
  7. ainda bem que eu nao fumo, e ngm da minha familia fuma..nem do meu namorado..
    mas outro dia fui pegar o bus pra ir numa palestra..5e45 da manha tinha um homem fumando..ja esse hora?tive que sair de perto..me fez tao mal só de sentir o cheiro dele..pensa..acorda ja fumando...
    ou vai durmi com o cigarro na boca..
    bjos e boa terça

    ResponderExcluir
  8. Oi, passando p/ conhecer seu blog, adorei os posts, já estou te seguindo, me faz uma visitinha e se gostar, me segue tbm... beijos

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...