segunda-feira, 24 de maio de 2010

Perder peso faz bem às pernas e ao coração

Controlar o peso com uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente são fatores-chave para se prevenir das doenças do coração e levar uma vida saudável. Mas, se para perder peso você tem de se mexer, você deve contar com pernas saudáveis. O problema aparece quando se está tão acima do peso que as pernas doem muito e não se tem a mínima disposição de enfrentar caminhadas. O que fazer?

Muitas pessoas se tornam sedentárias justamente porque as pernas doem e incham assim que elas se põem a caminhar, praticar esportes ou outras atividades físicas. Isso afeta não só a saúde do coração como também intensifica as dores nos membros inferiores, resultando num problema crônico que tende a se agravar com o surgimento de varizes e doenças circulatórias — diz o angiologista Rodrigo Kikuchi.
Kikuchi afirma que fazer um check-up das pernas e garantir uma circulação eficaz é o primeiro passo em busca de uma vida saudável.
— O surgimento de problemas venosos indica que o sangue começa a se acumular nas pernas. Manter a saúde das pernas, então, é fundamental para evitar problemas das veias e correlatos.
De acordo com o médico, as doenças arteriais são ainda mais graves do que os problemas venosos.
— O estreitamento das artérias compromete inclusive a saúde do coração e é agravado por fumo, estresse, altas taxas de gordura no sangue (colesterol e triglicérides), sedentarismo, hipertensão, diabetes e obesidade. Nesse caso, aumentam as chances de formação de placas de gordura e coágulos que podem resultar em derrame, acidente vascular cerebral e infarto.
Controlar o peso e manter as pernas sempre saudáveis e em movimento é a dica do especialista para evitar problemas vasculares.
Quem passa longos períodos em pé ou sentado deve movimentar pernas e pés a cada duas horas e ingerir bastante líquido. Caminhar três vezes por semana, subir e descer escadas em vez de usar o elevador, nadar e pedalar são ótimos exercícios para ativar a irrigação arterial dos diversos órgãos e do próprio coração.

clicrbs.com.br/blogdovida

6 comentários:

  1. valeu pelas dicas..
    eu trabalho o dia inteiro sentada..as vezes qndo vou na academia de noite elas doem bastanta..
    mas depois com os exercicios passa a dor..
    e vamos se mexer mais entao durante o trabalho

    bjos e boa segunda

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rosângela! Obrigada pelo carinho no meu cantinho. Estou te seguindo agora! E obrigada pelas dicas. Vou começar a academia hj.

    Bjs e depois segue meu blog tb.

    ResponderExcluir
  3. Oi miga!

    Gostei.
    fico muito tempo semtada no trabalho e por isso já tenho há anos um "rolador japonês" pros pés. Ativa cirulação e os pés incham menos.

    *muita paz!

    Beiju

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela corrida!!! Muito bom! Bjão.

    ResponderExcluir
  5. Oi linda
    Vim retribuir sua visitinha

    Obrigada pela força

    Menina qro dicas tbm, rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Ótima matéria como sempre ;D
    bjinhus

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...