sábado, 15 de maio de 2010

Vamos correr? Saiba o jeito certo

O corpo inteiro precisa estar na posição certa durante o exercício. Saiba qual a postura ideal!

Sentido!

Pensa que só os pés trabalham enquanto você corre? Que nada. O corpo inteiro precisa estar na posição certa durante o exercício. E se não estiver? “Além de causar dores e do risco de contusões, a postura incorreta interfere no rendimento e faz a pessoa se cansar mais”, comenta a professora Clarice Penna Firme, da Cia. Athletica, no Rio de Janeiro. Esses são bons motivos para você manter a linha e escapar de erros comuns.

Braços

“Os cotovelos devem estar flexionados formando um ângulo de 90 graus, com o punho relaxado, a fim de ajudar no equilíbrio e na impulsão do corpo para a frente”, explica Sidney Schapiro, ortopedista especializado em traumatologia do esporte.

Costas

Devem estar em alinhamento perfeito com o pescoço (relaxado, olhando para a frente), os ombros (abertos e soltos) e os quadris (encaixados). “O tronco pode estar levemente inclinado para a frente quando o objetivo é ganhar velocidade”, acrescenta Clarice Penna Firme.

Abdômen

Nem completamente relaxado, de maneira a entortar as costas, nem totalmente contraído, porque aí o corpo fica tenso e o movimento prejudicado. “A barriga levemente contraída ajuda a endireitar a região lombar e a esticar as costas, tornando o movimento mais efi ciente”, diz Clarice.

Joelhos

Cada vez que a perna é lançada para trás, dobre os joelhos. “Assim, você compensa a sobrecarga que a articulação sofre a cada contato com o chão e previne traumas por esforço repetitivo”, orienta a personal trainer Simone Diniz.

Pés

“A cada passada, o certo é tocar o solo primeiro com o calcanhar, transferir o peso para a planta do pé e, então, para os dedos, dando impulso para o

passo seguinte”, descreve Moisés Cohen, diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte, em São Paulo.


Os erros mais frequentes

Até quem corre há algum tempo acaba se distraindo e repetindo alguns vícios. Fuja deles!

Pisar com o pé inteiro no chão: isso significa sobrecarga nos joelhos, tornozelos e coluna, uma vez que não acontece a distribuição do choque ao longo da passada.

Tocar o solo primeiro com a ponta dos dedos: “É uma maneira de acelerar o movimento, porém sobrecarrega o músculo tibial anterior, que fica na parte da frente da perna”, afirma Lafayette Lage, ortopedista especializado em medicina esportiva.

Dar passadas muito curtas:
“Quanto maior o passo, maior é a economia de movimento e mais a pessoa vai avançar no percurso, além de evitar lesões nas articulações dos joelhos e dos tornozelos por esforço repetitivo”, avisa Clarice Penna Firme.

Projetar o pescoço à frente ou correr olhando para o chão ou para o lado: qualquer uma dessas situações gera tensão na coluna e, com o tempo, dores), além do desalinhamento das costas.

Deixar os braços totalmente soltos para baixo: atrapalha a impulsão do corpo e a coordenação dos movimentos dos membros inferiores com os superiores, que é o que garante o ritmo da corrida. E mais: nessa posição, os ombros vão para a frente, desequilibrando a postura.

Correr com os ombros abertos demais: o peitoral é levado para a frente, o que projeta os quadris para trás e sobrecarrega a lombar.

Revista Boa Forma

6 comentários:

  1. Passando para agradecer sua visita... tava lendo seus posts anteriores e gostei muito, preincipalmente do transtorno de compulsão, que eu sofro...realmente é muito difícil, pois essas crises nos afetam muito e se não tivermos ajuda é difícil conseguir sair...
    Bjkks!!

    ResponderExcluir
  2. Oie...adorei sua visita e adorei as dicas do seu blog! Estarei sempre por aqui!
    Ótimo final de semana!
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Otimo post..
    muito esclarecedor

    adorei...

    bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Caramba que legal as informações do seu cantinho amiga...virei mais fã ainda viu?
    Quero muito começar a correr, mas me façta folego meeeesmo!
    Beijos e uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  5. Olá querida!

    Obrigada pela visita e comentários no meu cantinho, tb já estou te seguindo! Nossa, tem até foto sua no meus post..rs..não sabia que era vc...mas que legal, eu to doida pra começar a correr, que bom que posso contar com alguem que já expert.

    Bjus e otimo domingo!

    ResponderExcluir
  6. Ola Rosangela, querida venho retribuir a sua visita.Obrigado!Adorei. Gostei muito dos eu blog.
    Eu corro ja faz + de 2 anos mas parei qdo engravidei em novembro de 2008 e desde janeiro deste ano estou voltando mais ainda nao peguei o ritimo q tinha antes de engravidar.Eu as vezes qdo corro na rua vejo q muita gente corre de maneira errada.Muito bom seu post sobre a corrida. linda beijinhos q vc tenha uma linda semana.
    Volte sempre la na minha casinha.Vou vir sempre por aqui p saber de vc.bjs.

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...