quarta-feira, 5 de maio de 2010

Você puxa o próprio tapete? Supere-se.

Pode parecer absurdo que alguém tome atitudes para prejudicar a si próprio. Mas, em maior ou menor grau, a maioria das pessoas tem momentos em que puxa o próprio tapete.

Um caso óbvio de autossabotagem é fazer regime de fome a semana toda e se empanturrar no domingo. Cair em tentação de vez em quando é normal, mas quando esse comportamento se torna rotineiro é sinal de que a pessoa não quer emagrecer de verdade, embora viva dizendo que quer.

Sigmund Freud, o criador da psicanálise, diz que, por certas razões, alguns indivíduos têm problemas em usufruir da satisfação de um desejo.

Conseguir alcançá-lo traz angústia porque a sua realização vai contra crenças primordiais, entre elas, a de que não merece ser feliz. Isso pode acontecer no caso de um novo namorado (a), uma promoção profissional ou um bem novo.

O autossabotador tem características pessoais determinantes, segundo a psicóloga paulista Marina Vasconcellos, especialista em terapia familiar e psicodrama: em geral, são pessoas com baixa autoestima e inseguras. Têm dificuldade de se lançar em novos desafios.

PENSAMENTOS AUTOSSABOTADORES

- Eu não valho nada.
- Eu não preciso de ninguém nem de nada.
- Não vou permitir que se metam em minha vida.
- Sem você, não existo.
- Vou deixar para depois.
- Eu não posso.
- Eu não mereço.
- Eu não tenho nada para dar.
- Que a sorte me acompanhe.

VOCÊ SE AUTOSSABOTA?

A psicóloga Marina Vasconcellos dá algumas dicas em busca do autoconhecimento, primeiro passo para romper o ciclo de autossabotagem. Leia e descubra se você se identifica com esses comportamentos:

- Repete sempre os mesmos erros. Para você, a culpa dos seus problemas é do mundo, não sua. Adora o papel de vítima. Vive pipocando em vários empregos, mas acha que o problema é com os chefes. Você atrai sempre o mesmo tipo de namorado (a), mesmo que o anterior o tenha feito sofrer.

- Sofre com a possibilidade de as coisas darem certo. Você subestima o próprio talento. Não se considera capaz de assumir determinadas tarefas. Tem a sensação de que será desmascarado (a) o tempo todo.

- Não se acha merecedor de suas conquistas. Você não consegue ser feliz e desfrutar dos resultados positivos. Pensa: “emagreci, agora vou engordar”, “fui contratada, mas posso ser demitida a qualquer momento” ou “ganhei aumento, mas será que vou conseguir poupar?”

- Acha que sempre algo de ruim está para acontecer. Você não acha impossível que a felicidade seja plena. Se compra um carro novo, pensa que vai bater antes de fazer o seguro. Se está linda para a festa, começa a matutar que pode quebrar o salto ou que, se chover, adeus chapinha, etc.

PARA MUDAR

- Busque autoconhecimento. Se não conseguir sozinho, aposte em terapia.
- Assuma a responsabilidade sobre a própria vida.
- Acredite que pode e merece ser feliz.

clicrbs.com.br/vidasaudavel

4 comentários:

  1. oie flor

    obrigado pela visita e apoio

    adoro !!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Vim retribuir a visita e adorei o blog.
    Já fui muito auto sabotadora, hoje quando esse sentimento resolve aparecer eu mando ele para bem longe... rs...
    Obrigada pelos elogios.
    Ótima semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga, eu com certeza em certas alturas da minha vida já m sabotei..já tive um peso ótimo e ñ soube manter,relaxei msm,ms agora eu tou com uma força q até eu desconhecia e vou conseguir!!nós vamos,ok!!força spr,bjinhos..

    ResponderExcluir
  4. oii lindona,

    menina que post maravilhoso vc sempre colocando coisas ótimas e que ajuda e muito a mulherada.
    beijos e força na corrida

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...