Pular para o conteúdo principal

Maracujá ajuda no emagrecimento

Você sabe o que significa a palavra maracujá? Vem do tupi mara kuya (alimento na cuia). Realmente, quando você corta a fruta ao meio, parece uma pequena tigela redonda cheia de sementinhas amarelas. No caso do maracujá doce, você pode até comer a polpa com uma colher. Já o azedinho, é melhor usá-lo em sucos. Essa frutinha, além de ser rica em vitaminas e sais minerais, é pouco calórica: cerca de 100 gramas contêm 42 calorias!
Uma das substâncias mais importantes do maracujá é a pectina, uma fibra encontrada na casca da fruta. Ela ajuda a emagrecer. Neste caso, você pode consumi-la como farinha. ”Ela vira uma fibra gelatinosa, que gruda nas moléculas de gordura e as faz passarem direto pelo sistema digestivo, sem serem absorvidas”, diz a nutricionista Fernanda Machado, em entrevista à revista SOU MAIS EU!. Esse gel fibroso provoca uma sensação de saciedade no estômago, por isso, você se sente satisfeita.
Essa poderosa fibra também ajuda a controla os níveis de açúcar no sangue, regulariza o funcionamento do intestino e elimina toxinas. E tem mais: auxilia no controle da hipertensão e combate a insônia e a ansiedade.
Você pode consumir uma colher de sopa (10 gramas) da farinha antes do almoço e do jantar. Também pode misturá-la em sucos, vitaminas, bolos ou frutas amassadas. Há também a versão em cápsulas, encontrada em lojas fitoterápicas e farmácias.

Quer fazer a versão caseira da farinha? É fácil! Aprenda aqui:
• Coloque de molho 6 maracujás maduros por 15 minutos em um litro de água e 1 colher (sopa) de água sanitária.
• Em seguida, lave as frutas em água corrente.
• Depois separe as polpas.
• Corte as cascas em tirinhas e leve ao forno médio por meia hora.
• Espere esfriar. Bata em um liquidificador até virar farinha. Peneire e guarde.
O prazo de validade é de três meses.

Não jogue fora a polpa! Você pode usá-la em sucos e outras receitinhas gostosas, como o Bolo diet de maracujá. Experimente!

Ingredientes:

. 3 gemas
. 1/2 xícara de polpa de maracujá
. 5 colheres de sopa de margarina
. 2 xícaras de farinha de trigo
. 3 claras em neve
. 1 colher de sopa de fermento em pó
. 1 1/2 xícara de adoçante para culinária
Cobertura:. Polpa de 1 maracujá
. 4 colheres de sopa de adoçante para culinária

Modo de preparo:

Bata as gemas com o adoçante e a margarina. Acrescente a polpa de maracujá (com as sementes) e misture bem. Junte a farinha de trigo e continue mexendo. Adicione as claras batidas e, por último, o fermento, misturando levemente. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno brando. Para a cobertura, faça uma calda com a polpa de 1 maracujá batido e 4 colheres de sopa de adoçante para culinária, espalhe sobre o bolo e leve ao forno novamente por dez minutos aproximadamente, ou até que as sementes estejam crocantes.
 M de Mulher

Comentários

  1. eu tinha uma bronca de maracujá sabe pq meu vizinho tem na cerca de ferro e isso atrai tanta mamangava q dá até raiva kkk, mas hj vejo os benefícios dele na saude, eu to começando a usar a farinha de maracuja e tb o suco, me acalma e ando dormindo melhor
    bjim querida

    ResponderExcluir
  2. oieee

    huumm adoro maracujá, já comprei a farinha , mas olha era ruim viu rsssss

    ResponderExcluir
  3. bom dia amiga
    uhh adoro maracuja
    vou tentar fazer essa farinha
    tenha um otimo dia
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  4. Eu amo as suas dicas Rô!!!
    E amo maracujá tbm,kkkk. Mas sabe que aqui em Caxias não é muito fácil de encontrar, quer dizer vc até compra no mercado, mas paga bem caro.
    Nossa que saudade de quando eu era criança e comia goiaba, maracujá, caqui tudo do quintal da minha vó.
    Agora estas frutas são artigos de luxo e na época eu nem dava tanta bola pra elas.
    Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  5. Oie Ro

    Amei seu post de hoje...

    Eu li uma matéria na máxima sobre uma dieta feita com farinhas..entre elas a de maracujá....amo essa frutinha....acho que vou tentar essa farinha ...preciso de algo pra diminuir minha forme de tarde....tá dificil!

    Esse bolo tá com uma cara ótima...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu cheguei uma vez tomar o pó de maracujá logo que lançaram, pra variar experimento tudo né? Rsrsrs! Mas amooooo tudo que é dessa fruta, é uma delícia :)

    Bjus amiga linda!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a Receitinha.
    Vou testar.

    E a corrida, vambora, menina.

    Mais uma medalha.
    Obaaaaaa!!!!

    Só não sei se encaro os 10 km (que nunca corri, mas morro de vontade) ou vou de 5 km mesmo, que já participei de três!! rs

    ResponderExcluir
  8. acho otimo essas dicas
    pra gente ir variando
    e o organismo não acostumar
    bjim e to torcendo para ser a premiada com a consultoria rsrs
    bjim

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Nossa amei seu blog!
    Vc já é uma vencedora
    bjokas

    ResponderExcluir
  10. Huuummm receita boa essa!!
    Ja vou salvar!! =)

    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Maracujá é o fruto da paixão né? Hoje vai rolar um bolo lá em casa (mas é de pacotinho) e a secretária que vai fazer hehhe.

    ResponderExcluir
  12. seu blog ta lindo parabens, adorei a dica do maracujá já tinha ouvido falar mas nunca fiz, vou lá agora comprar bjs

    ResponderExcluir
  13. oi Rô, ótima dica, acho a farinha amarga, mas coloco na comida e na vitamina e tomo rapidinho, vou fazer o bolo, tá cm uma cara ótima bjs

    ResponderExcluir
  14. Hi tá amarelinho...gostei*


    A farinha de maracujá me ajudou a eliminar quilos quando estive no efeito platô.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  15. Adoro maracujá e vou levar a receita tenho minha mãe diabética vou fazer o bolo pra ela bjs

    ResponderExcluir
  16. comprei essa farinha e vou começar a usar...otimas dicas!
    bjosss e uma otima sexta!!

    ResponderExcluir
  17. Muito lindo o novo layout! Amei!!!
    Ah, desde que minha avó plantou maracujá em casa todo dia tem suco na casa dela e da minha mãe, kkk, tô enjoando já, rsss.

    ResponderExcluir
  18. Rô quero fazer uso será que ajuda mesmo? Olha eu amei, apaixonei, fiquei maluca pelo designer da nova página. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  19. Nossa não sabia que era bom para o emagrecimento o maracuja, ameeei o teu cantinho ficou tão fofo, beijos e uma otima semana !

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde,
    minha linda!

    Posso substituir uma xícara de f de trigo por aveia? Mas amei as dicas.

    Abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Termogênico: SmartCaps Energy

Como já comentei algumas vezes aqui no blog, eu treino 6x na semana: 3x musculação e 3x corrida. 
Nos dias de corrida estou tomando o termogênico  Smarcaps Energy da Smart Life.

O que é o Smartcaps Energy?
É um energético em cápsulas é uma solução portátil de energia com ação rápida. Aumenta o desempenho físico e mental, melhorando a concentração e estimulando a disposição geral do corpo. Auxilia na reposição das vitaminas do complexo B e vitamina C.

Especificações fornecidas pela Smart Life

É um alimento funcional, ou seja, não é remédio. Possui embalagem pequena, prática e conveniente, num formato inovador e funcional. As cápsulas gelatinosas de são comprovadamente a preferência do consumidor. Dados técnicos O extrato de guaraná (cafeína) é um estimulante natural do sistema nervoso central e do metabolismo basal. As vitaminas do complexo B são vitais para as atividades do cérebro e coração. A vitamina C ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e possui ação antioxidante. Minha opiniã…