sexta-feira, 22 de abril de 2011

Páscoa saudável: opte pelo bacalhau e chocolate meio amargo.



Bacalhau é um grande aliado na prevenção de doenças cardiovasculares.

A sexta-feira Santa chegou, e a tradição é comer peixes no almoço em família. Aproveitando a oportunidade do período e a variedade de peixes disponíveis nos mercados, damos atenção ao bacalhau.
O bacalhau é bem-vindo por todo o seu potencial nutritivo. O peixe é rico em vitamina B1, vitamina D, sódio, magnésio, proteínas e ácido graxo ômega-3 e ômega-6 que são grandes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares, além de ser saboroso.
Além do bacalhau, outros peixes que podem deixar o cardápio muito mais saudável são: salmão, pescada, atum e linguado.

Chocolate meio amargo.
O cacau, componente do chocolate, possui flavonóides, epicatequinas e ácido galático que tem ação antioxidante e ajuda manter o coração e as células saudáveis.
O chocolate meio amargo ou amargo são os mais saudáveis, pois eles possuem alta concentração de cacau (acima de 70%). A regra é quanto mais escuro for o chocolate, mais flavonóides ele tem, sendo considerando, portanto mais saudável.
Evite os chocolates brancos e trufas
Evite os chocolates brancos, pois além de não possuírem flavonóides, são feitos de manteiga de cacau e possuem mais gordura. Evite também as trufas, pois estes chocolates contêm ingredientes que irão aumentar o teor de gorduras e calorias.


Confira a tabela abaixo:

Porção de 30g Choc. ao leite tradicional Choc. branco tradicional Choc. diet Choc. amargo (75% accau) Choc. de soja
Calorias 160Kcal 163Kcal 170Kcal 132Kcal 156Kcal
Carboidratos 18g 16g 17g 12,3g 18g
Proteínas 1,6g 2,28g 2,16g 0,72g 2,4g
Gorduras totais 8,76g 10g 10,2g 9g 9,6g
Gorduras saturadas 5,2g 6,0g 5,76g 4,2g 3,6g

Portal ItNet

12 comentários:

  1. Lindaaaaaaaa! Boa Pascoa, bom fds...
    Bjooooos

    ResponderExcluir
  2. Oi amada. Moro em Colorado (existe no mapa, rsrsrs) próximo a Carazinho, Ibirubá, podem ser cidades estranhas, mas estamos aqui firmes e fortes. bjoks.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rô...
    Pasando para dar um oisinho, dizer q vi seu video ontem no patrola e adorei, não é a toa que tu é querida, muito simpática, esforçada e vencedora, ficou muito legal a materia, motivação master.
    Bom qto a pascoa vou optar por peixe tb, comidinhas leves e se comer chocolate optar tb pelo meio amargo em qtd moderada é claro, ao inves de ganhar peso nesse feriado prolongado quero eliminar...rs
    Aliás, tô indo pedalar...tá um dia lindo, um sol lindo, isso me animaaaaa!
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Boa Páscoa!

    Também penso que dá para fazer opções saudáveis em dias de festas e reuniões. Não é motivo para se entupir de comida e terminar o dia como um cão arrependido!!

    ResponderExcluir
  5. Oie passei e já te sigo
    Me visita
    Bj
    Otimo findi!

    ResponderExcluir
  6. ai meu deus eu ja comi imensos chocolates =X nao resisti . medo do meu peso amanha. beijinho grande e boa Páscoa ;) obrigada pelas dicas *

    ResponderExcluir
  7. oi Rô legal as dicas, engraçado,não sei se porque tenho pesquisado tanto sobre chocolate, que nem tenho comido tanto assim, fora que dei uma segurada na alimentação e aumentei a AF nesses dias, e o que pra uns deve estar sendo uma tortura pra mim foi, ótimo, resultado, a balança diminui, que felicidade. Será verdade que o chocolate amargo aumenta a queima metabólica, por causa dos flavonóide? bjão e Linda Pascoa!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rô,

    Estou no chocolate amargo mesmo (pouquinho) mas o bacalhau passou longe...

    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  9. Feliz Pascoa!
    Tenha uma semana linda!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!
    Amei as dicas e vou seguir,algumas já anotei!
    O que faz uma massoterapeuta? é massagem ou acumputura?
    Amo vir aqui
    vc é um exemplo pra mim,Obrigada
    Semana iluminada
    BJ

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...