Pular para o conteúdo principal

Projeto Saudável: 10ª Dica

6
Ao invés de reclamar, que tal tentar quantas vezes forem necessárias ?
Foco e determinação em seus objetivos! Seu eu posso, você também pode! Tudo depende do seu esforço!

10ª Dica: Temperos que emagrecem

Orégano, pimenta-caiena, anis-estrelado, salsa, cúrcuma e canela. Aposte nessas ervas e especiarias para acelerar os resultados na balança. Ah, sim, elas também acrescentam sabor às saladas, sopas, chá.

Se a dieta está lenta e sem graça, capriche no tempero. Há várias opções de ervas e especiarias que, além de deixar os pratos mais saborosos, agitam o metabolismo, aumentando a queima de gordura. Também combatem a inflamação no organismo diminuindo a resistência à perda de peso. Tem mais: quando você coloca essa turma no prato tende a usar menos sal, o que reduz a retenção de líquido – outro ponto a favor de um corpo enxuto. A nutricionista e fitoterapeuta Lucyanna Kalluf, autora do livro Fitoterapia Funcional, sugere pimenta- caiena, canela, anis-estrelado, cúrcuma, salsa e orégano. E orienta como usá-los para deixar o cardápio mais gostoso e você feliz com o resultado da dieta!,
1. Orégano
Tem o poder de estimular a produção de enzimas responsáveis pela digestão dos carboidratos (pão, batata, pizza...), além de funcionar como um tônico digestivo. Também é antioxidante e levemente diurético. Sugestão de uso: pode ser polvilhado em massa, molho, sopa... Também dá para acrescentar no suco (bata 1 col./chá de orégano com 1 copo/200 ml de melancia) ou fazer o chá (ferva 1 copo/200 ml de água e junte 1 col./café de orégano. Deixe descansar por 5 minutos e coe).
2. Pimenta-caiena
Supera a pimenta vermelha em capsaicina – substância que sacia, agita o metabolismo e melhora a circulação. Ou seja, a caiena reduz a fome, acelera a queima de calorias e ajuda a eliminar toxinas. Tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Sugestões de uso:  dilua 1/2 col. (café) de pimenta-caiena em pó em 1 col. (sopa) de azeite para temperar a salada. No suco, misture água de coco (200 ml), suco de 1 limão, 2 col. (chá) de mel e 1/2 col. (café) de caiena.
3. Anis-Estrelado
Mesmo comendo pouco, você sente o estômago pesado? Isso complica qualquer dieta, mas o anis pode ser um aliado. Com substâncias que estimulam as glândulas e a musculatura do tubo digestivo, ele aumenta a produção de saliva e os movimentos peristálticos,  aliviando o peso no estômago. Sugestão de uso:  prepare um chá com erva-doce, gengibre, camomila  e hortelã. Coe e acrescente 1 anis-estrelado. Beba 15 minutos antes das refeições.
4. Salsa
Tem efeito diurético (especialmente na forma de chá), ajudando a reduzir a formação de gases e o inchaço abdominal. Ainda contém substâncias que favorecem a digestão, limpam o fígado e livram o organismo das toxinas. Sugestão de uso: suco desintoxicante feito com 1 xíc. de chá de hibiscus (use 2 col./chá da erva), 1 maçã pequena e 1 col. (sobremesa) de salsa picada. Bata no liquidificador e adoce com mel. Ou, simplesmente, polvilhe a salsa na omelete, na salada,  na sopa...
5. Cúrcuma
Essa raiz (também conhecida como açafrão-da-terra) diminui a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo a reserva de gordura. E, por ser rica  em curcumina – pigmento amarelo-ouro com alto poder anti-inflamatório e antioxidante –, faz bem para a pele, protege o fígado, facilita a digestão das proteínas e regula o metabolismo. Sugestão de uso: polvilhe 1 col. (chá) de cúrcuma em pó na comida pronta ou dissolva-a em 1 col. (sopa) de azeite para temperar a salada
6. Canela
Capaz de amansar a fome, especialmente por doce, ajuda você consumir menos calorias ao longo do dia. Já as substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias da canela melhoram o metabolismo da gordura. Também reduz os níveis de insulina – hormônio que, em excesso, aumenta a gordura no abdômen. Sugestão de uso: faça uma 1 xíc. de chá de maçã com canela em pau e beba 15 minutos antes das refeições. No café da manhã, polvilhe 1 col. (café) de canela em pó no leite desnatado ou de soja.
Fonte: Revista Boa Forma

Hoje tem post meu aqui:
Blogosfera Light: 10 soluções para desintoxicar
Desafio das Estações: Erva doce: diurética, comabate inchaço e ajuda na perda de peso

Comentários

  1. Olha que foto mais maraaaaaavilhosa!
    Adorei...

    Eu posso
    Tu podes (hã?)
    Elas podem
    Nós podemos
    [e sei lá o resto, fugi da escola]hahahaha

    Bjo e bom dia Rô

    ResponderExcluir
  2. Os temperos ajudam mesmo eu invisto na canela e oregano e adoro
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Rô, adorei a frase, vou adotá-la, e vou colocar lá no face tbém, vc permite?
    Gostei de tomar o chazinho de canela, vou inserí-lo mais vezes na minha alimentação!!!!
    Mas tenho uma dúvida.
    Minha mãe fazia chá de canela qdo estávamos refriados , tomávamos a noite, e não podíamos pegar friagem, bebíamos e íamos dormir bem agasalhados, para suarmos e e aí o resfriado perdia força... não há problema tomar chá de canela e sei lá panhar frio??? Pode ser bobo, mas já viu né ensinamentos de mae...
    Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Oie Rô, como vc esta ?
    Estou retornando depois de "3 meses" , não esta sendo fácil não, parece que estou começando do zero..complicado..mas vi teu post e lembrei, como é bom ter a ajuda, essa troca..Não desisti tb viu..estamos juntas nessa. E tb preciso muitooo de apoio, e espero poder ajudar tb. Um beijo e boa sexta !!

    **Outra coisa que decidi, quero tua consultoria, não adianta, sozinha neste momento nao vou conseguir..me passa os dados de conta..e como funciona..RECOMEÇANDO AMIGA..quero muito a sua ajuda.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!

    Adorei as dicas, eu tenho mania de canela e de orégano e nem sabia os befícios do orégano, muito bom, agora vou adotar os outros também!

    Seu blog é incrível, parabéns!

    Beijos e ótima sexta-feira.

    ResponderExcluir
  6. Oiii

    Que orgulho dessa amiga....adoro ver as fotos das suas corridas...
    É um grande incentivo pena que essa frase descreve bem a minha situação, sou eu que me boicoto mesmo....
    mas ainda não consegui mudar isso...
    Enquanto isso vou aqui ficando feliz com as suas conquistas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que lindaa correndo!!!

    Quando crescer quero ser igual a você hahahahahaha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ro adorei a fotooo , passei aqui pra te desejar um otimo final de semana..Bjs Shai

    ResponderExcluir
  9. oi amiga muito obrigada pela lembrança do meu aniversario bjnho bem no fundinho do coração.

    ResponderExcluir
  10. Muito boa as suas dicas, ajudam bastante pra refletirmos sobre o que estamos querendo...

    ResponderExcluir
  11. Te adimiro muito Rê, e tenho muito orgulho de vc amiga!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …

A Dor e Alegria de correr a primeira Maratona

No domingo 11/06 aconteceu a Maratona Internacional de Porto Alegre.  A prova reuniu quase 10 mil corredores nos percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.
Como comentei anteriormente aqui no blog, decidi treinar, me preparar para fazer a tão sonhada primeira maratona. Foram 4 meses de treinos específicos até a data da prova, já com uma base de 8 anos na corrida de rua. - Foram quatro meses pensando, acordando, treinando, dormindo, comendo, tudo...pensando na maratona. - Treinos 6 vezes na semana, algumas vezes 2 treinos no dia. - Tudo que comia, pensava na tal da maratona. "Isso pode, isso não, isso vai comprometer no treino." Tive a orientação da Nutri Adriane Rodriguez.  - Algumas (muitas) renúncias, saidinhas, bebidinhas, a prioridade era sempre tentar dormir mais cedo. Saída na sexta à noite? Nem pensar, sábado tem longão, ou seja, treino com a maior quilometragem da semana. E assim foi, vieram os treinos de 25km, 26km, o assustador 30km e 32km. A parceria e amizade nos treinos …