segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mitos da nutrição

Veja o que é verdade e o que é lenda quando o assunto é alimentação e a prática do esporte



Você já deve ter ouvido que tomar leite depois de comer manga pode fazer mal e até levar à morte. Se, em algum momento, você levou esta afirmação a sério, saiba que ela não passa de um mito criado pelos senhores de engenho para que seus escravos não consumissem os seus produtos e lhes desse prejuízos financeiros.

Deixando a história de lado, a nutrição esportiva é também rodeada de mitos. Por isso, o O2 Por Minuto selecionou as principais dúvidas relacionadas ao assunto e classificou o que é verdade e o que não passa de invenção quando a alimentação e a prática do esporte entram em foco.

O açúcar deve ser evitado antes dos treinos e das competições?
“No momento em que ingerimos um açúcar de absorção rápida (bolos, chocolates, produtos que contêm açúcares), temos um aumento da concentração de açúcar no sangue, o que, a primeira vista, pode parecer uma vantajosa fonte de energia.

Porém, o corpo, ao sentir este aumento, libera insulina no sangue para promover a diminuição da concentração de glicose e ao fazê-lo, pode-se haver uma diminuição momentânea e brusca para valores abaixo do normal, ocorrendo uma hipoglicemia.

É recomendado a ingestão de carboidratos complexos (substâncias encontradas sobretudo em vegetais) antes do treino e até durante o treino e competições, dependendo da intensidade, o que faz com que a absorção seja lenta e progressiva e mantenha um nível de glicose desejado no sangue”, afirma Lizandri Rangan, nutricionista do Hospital Bandeirantes.

Bebidas esportivas só podem ser ingeridas em exercícios com duração superior a uma hora?
“Verdade. Não há necessidade alguma de incluir as bebidas esportivas antes desse prazo, e, mesmo assim, não é obrigatório após uma hora. Sempre deve haver aval da nutricionista”, explica a nutricionista esportiva Priscila Di Ciero.

Vitaminas fornecem energia extra aos atletas?
“As vitaminas e minerais agem como fatores coadjuvantes para liberar a energia armazenada nos alimentos, mas elas não fornecem energia extra. Um programa de refeição rico em grãos, vegetais, frutas, carne e laticínios oferece nutrientes adequados para os praticantes de atividade. Estes alimentos também são veículos para as vitaminas e minerais que o corpo necessita para utilizar a energia. Os suplementos polivitamínicos e/ou poliminerais podem ser necessários para alguns atletas; por si só, eles não fornecem energia extra e necessitam de acompanhamento de um profissional como o médico ou nutricionista”, diz Lizandri.

Leite antes da corrida faz mal?
“A proteína isolada do soro do leite, como Whey Protein fornece energia quando misturada à maltodextrina. Já o leite contém maior teor de gorduras, e pode ser utilizado conforme a tolerância do atleta, mas a preferência é por sucos ou bebidas energéticas”, afirma Ana Paula de Souza, nutricionista da Clínica de Nutrição Santé.

“Para muitas pessoas, o leite faz parte do café da manhã, e tem grande importância por ser rico em proteínas. Porém, para quem vai realizar uma prova ou sair para treinar, ele não é indicado, pois pode causar desconforto gástrico devido ao lento esvaziamento gástrico, além de possuir a lactose, que é fermentecível, o que pode gerar no atleta enjoos e até vômitos”, completa Lizandri.

Comer ovos elevará o colesterol ou consumido de forma moderada não faz mal?
“Mito. Mais do que comprovado que ovos são cardio-protetores, e fornecem colina, excelente também para a saúde cerebral”, enfatiza Priscila.

“Os ovos consumidos até três vezes na semana não eleva o colesterol quando substituídos por carnes. Já o caipira, reduz o colesterol LDL (ruim) quando consumido cozido ou sem ser processo de fritura”, completa Ana Paula.

É necessário, no mínimo, beber dois litros de água por dia?
“Liderados pelo médico americano Robert Alpern, da Universidade do Texas, muitos especialistas estão combatendo a ideia de que não é necessário se entupir de água para manter uma boa saúde.

Na verdade, dependendo da pessoa e do seu estilo de vida, 2 litros podem até ser prejudiciais. Sobrecarregam os rins e causam a eliminação excessiva de sais minerais, principalmente sódio e potássio, essenciais para o equilíbrio orgânico. O mais adequado é consumir 1 litro por dia – quatro copos –, não importa se na forma de água mesmo ou de sucos e leite quando a pessoa não faz exercícios.

Caso a pessoa tenha o hábito de fazer exercícios, a hidratação é fundamental e a necessidade de água aumenta dependendo da atividade exercida e do suor que é eliminado no exercício, chegando a 3 ou 4 litros ao dia”, esclarece Lizandri.

Comer carboidratos engorda?
“O carboidrato deve fazer parte de 60% da nossa dieta dia, devendo ser aumentado conforme a atividade física. Se a pessoa ingerir mais que a necessidade diária sem necessidade, pode ganhar peso”, diz Ana Paula.

Diabetes tipo 2 pode ser prevenido ingerindo alimentos de baixo índice glicêmico.
“A composição alimentar parece ter influência na incidência de DM Tipo II. Estudos mostram que a frequência no consumo de frutas, vegetais, peixes, grãos integrais, diminuição de gorduras principalmente saturada e trans esteve relacionada à diminuição da incidência de DM Tipo II”, confirma Lizandri.

Ingerir porções extras de proteína é necessário para ganhar massa muscular.
“Comparado à população normal, esportistas e atletas precisam de uma quantidade protéica um pouco maior sim”, diz Priscila. “É necessário conforme a sua atividade, se for para hipertrofia, deve ser consumido até 2g por kg/peso”, conclui Ana Paula.

Comer a cada três horas ajuda a acelerar o metabolismo e perder peso?
“É benéfico se alimentar a cada três horas para que o metabolismo seja acelerado. A perda de peso envolve, além disso, ações conjuntas, como a realização de atividades físicas, entre outros. Importante é fazer todas as refeições: café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia e respeitarmos o intervalo entre as refeições, não comendo fora de hora, para mantermos o mecanismo fisiológico entre a fome e a saciedade. Geralmente quem tem o hábito de beliscar nos intervalos não chega a sentir fome e come somente por compulsão, o que leva ao ganho de peso”, explica Lizandri.

o2porminuto.uol.com.br


5 comentários:

  1. lindona,

    e isso ai nossa queria ser como vc correr 5 km nossa parabéns!!
    eu não consigo, tenho pavor de correr mas quero mudar esse meu habito.
    hoje já fui para a academia e como pego pesado na musculação to feliz da vida.
    beijoss e uma ótima semana para vc gatona!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Bom dia, td bem?

    Com certeza é bom frisar essas dicas, pq existem muitos mitos acerca do comer certo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi querida,

    Tenha uma boa semana,

    Ainda estou lendo as "dicas de hoje"

    Beiju pra ti

    ResponderExcluir
  4. Oi, lindinha..
    Adorei ler seu post..
    Tinha muita coisa qeu eu achava que era verdade...
    Muito obrigada pleo carinho no meu cantinho...
    Bjus...

    ResponderExcluir
  5. oi flor que bacana sua postagem e essas dicas adorei.
    beijos

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...