Pular para o conteúdo principal

Chá de hibiscus para aquecer seu inverno

No inverno podemos abusar dos chás quentes: ajudam a hidratar, alguns possuem propriedades medicinais, além de dar sabor especial à dieta. O de hibiscus, por exemplo, lembra muito sabor e aroma de frutas vermelhas, gostinho levemente azedo, não amargo, e uma coloração avermelhada.

As flores e os botões de hibiscus são geralmente usados no preparo, que deve ser assim:

Para cada litro de água começando a levantar as primeiras bolinhas, acrescente 2 colheres (sopa) de hibiscus Ou 2 sachês. Desligue o fogo, tampe, e deixe descansar por cerca de 2-3 minutos. Coe em seguida e evite voltar a aquecer para evitar perder os efeitos terapêuticos da planta.

O armazenamento prolongado do chá de hibiscus (e de qualquer outro) não é recomendado, pois ocorre perda dos compostos fenólicos.

O chá de hibiscus tem diversas propriedades, tais como: antioxidante, antiinflamatória, digestiva, diurética, além de ajudar no processo de emagrecimento como um todo, pois ajuda o organismo e eliminar toxinas (substâncias que dificultam o emagrecimento e retém líquidos). Obviamente que uma dieta para tal deve ser associada, e prática regular de atividade física mantida. Ele não fará milagre sozinho, ok?

Mas atente-se: O chá de hibisco é feito das flores e botões de Hibiscus sabdariffa, espécie diferente daquela ornamental, comum nos jardins das casas, ok? Leie o rótulo, sempre (de tudo, aliás).


Priscila Di Ciero
Nutricionista Especialista em nutrição esportiva funcional

Comentários

  1. Bom dia Ro...ainda não experimentei este cha que todo mundo comenta..vou comprar hj. Adorei a dica. bjuss ótimo dia light!

    ResponderExcluir
  2. amiga adoro esse cha é um dos meus preferidos bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Ro bom dia!! ja procurei tanto esse chá por aqui mas ainda não acheiii sniff, vou continuar na procura. oh flor te desejo um lindoooo diaaaaaaaaaaaaaaaa viu bjokasssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. nada como um bom chá pra nos aquecer ne..
    pq hj ta congelando mesmooooooo
    estou com tanta roupa que nao consigo me mexer direito..haha
    mas eh pra nevar..
    vamos congelar
    bjoss

    ResponderExcluir
  5. Querida adorei seu comentário e vim aqui é uma injeção de ânimo né?
    BEijo grande

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Dizem que o chá de hibiscus tem os mesmos efeitos do chá verde, né!
    Tenho ele aqui em casa , mas vc acredita que por preguiça não faço?
    Vou mudar isso!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  7. Todo mundo comenta do chá de hibisco e eu ainda não comprei, vou experimentar.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar bastante do chá de hibiscus, mas ainda não experimentei. Pra falar a verdade adoro chás, mas ultimamente estou achando os preços dos chás bem salgadinhos... rs

    ResponderExcluir
  9. oie... não tive coragem de tomar esse chá ... mas abusei do chá de gengibre... resultado ...pleno inverno ... 4kg a menos...rsrsrs.. bom dia pra vc... bjoks

    ResponderExcluir
  10. Oie amiga!!

    tô na procura desse chá aqui na minha cidade e ainda não achei!! aff!!
    todo mundo fala que tem o gosto bom, e quero experimentar mais não acho!!
    Mais tõ na procura!!

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Conheci este chá através da Déa Aoki, mas até agora não comprei....não econtri ainda, mas não vejo a hora de achar....tenho muita dificuldade com chás, o verde não consigo tomar.
    bjinho

    ResponderExcluir
  12. AI, EU COMPREI ESSE CHÁ PRA TOMAR, MAS ACHEI TÃO AZEDO QUE NO INÍCIO ACABAVA COLOCANDO FORA! DEPOIS DE UM TEMPO É QUE FUI ACOSTUMANDO COM ELE, MAS DAÍ ACABOU! KKK
    BJÃO!

    ResponderExcluir
  13. Vou comprar o meu hoje mesmo!
    Ótima dica.
    Beijão.
    =)

    ResponderExcluir
  14. Oi,Rô!Chá definitivamente não é pra mim a não ser é claro os tradicionais, maçã,hortelã e preto, já experimentei verde de hibisco,mas não tomo mais do que 2 xícaras,kkkk.
    Cuide-se!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  15. Oi já estou ficando curiosa para wsentir o sabor deste chá, tenho visto em muitos blogs.
    Beijinhos e uma otima semana.

    ResponderExcluir
  16. Hibiscus....hibiscus hummm...
    Vou tomar tbm, deve ser muito gostoso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu ja tomei este cha , mas nao gostei do gosto nao , e olha que amo cha, tomo todo dia .... mas conheco pessoas que adoram ... gosto é gosto né...boa quarta ..bjus

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Não sabia que chá de Hibiscus auxilia no emagrecimento, vou experimentar, nunca tomei!

    Vi o seu antes e depois, incrível!!
    Sou sua nova fãn! kkkkkkk
    Estou te seguindo!

    bjinhooo

    ResponderExcluir
  20. Oi Rosangela !

    Vim retribuir a visita ! Obrigada !!!

    Adoro chazinhos e eu abuso mesmo !

    Meus comprades moram em Sao Leopoldo, pertinho da rodoviaria!

    Volte Sempre lá no blog !!

    Beijao

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

A Dor e Alegria de correr a primeira Maratona

No domingo 11/06 aconteceu a Maratona Internacional de Porto Alegre.  A prova reuniu quase 10 mil corredores nos percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.
Como comentei anteriormente aqui no blog, decidi treinar, me preparar para fazer a tão sonhada primeira maratona. Foram 4 meses de treinos específicos até a data da prova, já com uma base de 8 anos na corrida de rua. - Foram quatro meses pensando, acordando, treinando, dormindo, comendo, tudo...pensando na maratona. - Treinos 6 vezes na semana, algumas vezes 2 treinos no dia. - Tudo que comia, pensava na tal da maratona. "Isso pode, isso não, isso vai comprometer no treino." Tive a orientação da Nutri Adriane Rodriguez.  - Algumas (muitas) renúncias, saidinhas, bebidinhas, a prioridade era sempre tentar dormir mais cedo. Saída na sexta à noite? Nem pensar, sábado tem longão, ou seja, treino com a maior quilometragem da semana. E assim foi, vieram os treinos de 25km, 26km, o assustador 30km e 32km. A parceria e amizade nos treinos …

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…