Pular para o conteúdo principal

Nutricionista ensina como as mulheres podem manter o peso em cada fase da vida

Necessidade nutricionais mudam de acordo com a faixa etária feminina

As necessidade nutricionais e os hábitos alimentares mudam de acordo com a fase da vida. Nem sempre o que você comia aos 20 anos será bom para seu corpo aos 50, explica a nutricionista Bia Rique, da Clínica Ivo Pitanguy e representante oficial no Brasil da Aoda (American Overseas Dietetic Association), afiliada internacional da ADA (American Dietetic Association). Confira as dicas da especialista para manter o peso sempre sob controle:

Aos 20 anos
Este é o melhor momento para construir os hábitos certos, acredita Bia.

– Psicologicamente, a pessoa está mais disposta a mudanças – diz a nutricionista.

Tente trocar os alimentos refinados pelo integrais. Substitua o pão e o arroz brancos pela versão integral. Aumente o consumo de frutas e verduras, e prefira sempre comer a fruta em vez de beber seu suco. Assim você consome mais fibras e se sente mais saciado.

Aos 30 anos
Nesta fase, o metabolismo começa a desacelerar. Para a tristeza de muitas mulheres, Bia avisa que não tem jeito. É preciso cortar algumas calorias para conseguir manter o mesmo peso de uma década atrás. Uma boa maneira de diminuir a ingestão de alimentos sem passar fome é fazer refeições menores e mais frequentes. Em vez de fazer apenas três refeições, fracione a mesma quantidade de comida ao longo do dia, incluindo um lanche da manhã ou um à tarde.

Aos 40 anos
O aumento de peso nesta fase costuma ser causado pelas variações hormonais. A dica da nutricionista é substituir a proteína e a gordura animal por fontes vegetais. Ela recomenda as sementes, as castanhas, feijões e o abacate.

Aos 50 anos
Muitas mulheres costumam perceber um acúmulo maior de gordura abdominal neste período. Uma boa forma de minimizar o problema é fazer trocas inteligentes.

– Substitua o café e refrigerantes por chá verde, e os doces por chocolate amargo – ensina Bia.

A partir dos 60 anos
Um grande problema nesta fase é a perda de massa magra e o ganho de gordura corporal. Bia explica que a culpa é do metabolismo, que diminui naturalmente a medida que envelhecemos.

– A escolha de proteínas de alto valor biológico, assim como a prática de exercícios de contra-resistência podem ajudar a manter a massa muscular e melhorar a habilidade de seu corpo em queimar calorias – ensina.

AGÊNCIA O GLOBO

Comentários

  1. Ai Rô, este mês entro nos 30...
    Mas então está mais do que na hora de mudar né!!!!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Estou no fim do prazo para aprender a comer os alimentos certos.. kkkkk

    =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Rô..
    Bom dia..
    Eu tô na fase dos 20 ainda..
    Bom eu ir com força e fé...aproveitar que o metabolismo ainda tá no pique da globo!
    Bjo grandão!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oie flor vir aqui lhe desejar um otimo dia tha milhõe de beijos

    ResponderExcluir
  5. amigaaaaaaaaa
    passando pra dizer que sou capa da revista sou mais eu..uhuuuuuu
    to feliz por isso..entra no meu blog e da uma olhada na capa..
    bjos e otima quintaaaaa

    ResponderExcluir
  6. bah ja faz um mes que fotografeiii

    ResponderExcluir
  7. da um up tpotal na gente ne..
    magor eh bola pra frente pra nunca mais sair da linha..
    eu quero que a revista seje um pretexto..um npretexto bom pra nao ter mais compulsoes..

    ResponderExcluir
  8. Ohh amiga muito 10 a reportagem ameiiii

    beijos

    ResponderExcluir
  9. oie amiga eu sou louca
    pra ser nutricionista, mais tenho
    medo pois falaram q o curso pega muito matemática ai sou péssima =/

    beijo magrinha

    ResponderExcluir
  10. Oiiiiiiii...RÔ
    vim te visitar adorei sei antes e depois na lateral do blog,vc é uma vencedora parabéns...amiga estou te seguindo e com isso vc acaba de completar 100 seguidores eu fui a numero 100 que honra,rsrsss...vai conhecer meu cantinho e se gostar me segui tbm!
    BjO

    ResponderExcluir
  11. eeeee tô na faixa dos 20 ainda...rsrs vamos aproveitar! :)
    ¨tem selinho pra vc no meu blog! Beijoooo e ótima sexta;

    ResponderExcluir
  12. amiga linda,

    passando para te deixar um beijo carinhoso e te desejar um dia abençoado
    forças gatona
    bjssssssss

    ResponderExcluir
  13. Oi Ro
    Obrigada pelo comentario no meu cantinho, realmente acho q me faltou uma boa profissional na area.Seja sempre bem vinda
    Beijão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

A Dor e Alegria de correr a primeira Maratona

No domingo 11/06 aconteceu a Maratona Internacional de Porto Alegre.  A prova reuniu quase 10 mil corredores nos percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.
Como comentei anteriormente aqui no blog, decidi treinar, me preparar para fazer a tão sonhada primeira maratona. Foram 4 meses de treinos específicos até a data da prova, já com uma base de 8 anos na corrida de rua. - Foram quatro meses pensando, acordando, treinando, dormindo, comendo, tudo...pensando na maratona. - Treinos 6 vezes na semana, algumas vezes 2 treinos no dia. - Tudo que comia, pensava na tal da maratona. "Isso pode, isso não, isso vai comprometer no treino." Tive a orientação da Nutri Adriane Rodriguez.  - Algumas (muitas) renúncias, saidinhas, bebidinhas, a prioridade era sempre tentar dormir mais cedo. Saída na sexta à noite? Nem pensar, sábado tem longão, ou seja, treino com a maior quilometragem da semana. E assim foi, vieram os treinos de 25km, 26km, o assustador 30km e 32km. A parceria e amizade nos treinos …