Pular para o conteúdo principal

Dietas para quem vai iniciar uma atividade física

A prática de exercícios físicos isoladamente não garante uma boa qualidade de vida. É preciso manter também uma boa alimentação. Ela deve ser rica em carboidratos que tem no glicogênio sua principal forma de armazenamento. Essa será a principal fonte de energia utilizada durante o exercício. As fibras e os cereais integrais (aveia, pão integral, granola, arroz integral entre outros) devem ser priorizados; como também as frutas, verduras e legumes devem estar diariamente nas refeições.

Quanto às proteínas, elas devem ser consumidas em menor quantidade quando comparada aos carboidratos. Ela será a fonte de aminoácidos para o corpo. Leite e derivados, carnes e ovos suprem facilmente as recomendações de proteínas, que seria 10-15% do valor energético total.

As gorduras devem fazer parte da alimentação, mas atenção a qualidade delas: as melhores fontes são os azeites, castanhas, peixes como salmão, sardinha e atum. Evite as fontes de gorduras saturadas e trans como manteiga, creme de leite, sorvetes, biscoitos recheados.

Outra dica muito importante: hidrate-se! Antes, durante e após a prática da atividade física deve-se ingerir bastante líquido, antes mesmo que venha surgir à sensação de sede, a fim de evitar a desidratação.

É muito importante não iniciar um exercício em jejum, pois a energia que o seu corpo irá utilizar será a que provém dos carboidratos e na ausência desta, este processo natural não ocorrerá obrigando desta forma o corpo a utilizar outra fonte alternativa, as proteínas, por exemplo, o que irá comprometer a função delas. Deve-se durante o dia realizar de 5 a 6 refeições diárias (café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia). A ausência do alimento poderá provocar fraqueza e indisposição prejudicando assim o desempenho.

Em muitas situações, o tempo de atividade física é longo e para não
haver perda de rendimento será preciso introduzir combustível energético durante a prática. Em academias, as atividades físicas com até 60 minutos de duração não necessitam do consumo de alimento durante a prática. Mas é importante manter a hidratação realizada continuamente, em pequenos goles.

Se o exercício tiver mais de 1 hora de duração, as bebidas com carboidratos são boas opções. Opte por bebidas que contiverem de 50 a 70 gramas de carboidrato por litro. Esta informação pode ser obtida no rótulo do produto. As bebidas devem conter também eletrólitos (sódio, potássio) que são perdidos durante a prática. O ideal é uma avaliação individual com nutricionista, para identificar as suas necessidades.

O consumo de alimentos fontes de carboidratos durante o exercício complementa a quantidade do nutriente ofertada pelas bebidas ricas em carboidratos. Assim, frutas, barras de cereais e carboidratos em sache também podem ser usados.

Além dos cuidados citados é importante que o praticante de atividade física tenha cuidados com sono, pratique o descanso, evite o álcool em excesso e mantenha o consumo de água regular. Converse sempre com o responsável pela sua atividade física e com o seu nutricionista que poderá orientá-lo também sobre a alimentação nos dias que antecederem a sua competição. Uma dieta adequada e personalizada vai lhe proporcionar uma boa performance nos treinos e qualidade de vida.

Juliana Labanca e Julia Vasconcellos - Nutricionistas NutriCorp
Midia Sport

Comentários

  1. Muito boa a matéria, até copiei, tô entrando num treino bacana para acelerar o metabolismo e tô precisando de dicas assim mesmo! Vamos que vamos; Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. oie otimo esse post. bom flor vir lhe desejar um otimo inicio de semana bjussssss

    ResponderExcluir
  3. bom diaaa amigaaa
    adorei a matériaaaa...eu tbm twenho que acelerar meu mentabolismo..pq assim nao da..uhauha
    bjos e vamos ter um bom inicio de semana ne?

    ResponderExcluir
  4. Excelente artigo, principalmente para aquelas de nós, como eu, que se deparam com profissionais de saúde a querer cortar os hidratos de carbono a zero, como se eles não fossem necessários ao organismo. Eu já não vou nessas "tangas", mas ainda este ano, comigo a amamentar, me disseram que a solução para eu emagrecer passava por eu abolir a 100% os hidratos de carbono.
    Ressalvar que eles são importantes não só para o corpa mas também são o combustível para a nossa cabecinha.
    há que comer sensatamente, de preferência sem excluir nada a 100%
    obrigada por mais um artigo tão interessante e esclarecedor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amiga, parabéns por suas conquistas, vc é um exemplo.

    ResponderExcluir
  6. oieee.... exercícios são bons... mas feitos com moderação ...e com saúde...rsrsrs.. boa semana...bjoks

    ResponderExcluir
  7. otimas dicas queridas bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  8. Muito boa matéria, sempre gostei de beber muita água durante o exercício, melhora muito a qualidade dos exercícios...
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  9. Legal!!!
    Achei ótima a parte do "hidrate-se"....realmente é muito importante...água ajuda no fornecimento de oxigênio para as células, melhorando nossa resistência e com isso ajudando a acelerar a queima...
    Bjão,
    Mágnor

    ResponderExcluir
  10. Valeu as dicas,sempre é bom dá uma acelerada no metabolismo!
    Tenha uma ótima semana!
    BjO

    ResponderExcluir
  11. Ola Ro..post perfeito são dicas que não podemos deixar passar né?!! amei bjuss ótima semana!!

    ResponderExcluir
  12. Oiii

    Cada vez que ouço essa palavra a.f fico mais deprimida comigo mesmo, primeiro que sou mto preguiçosa e segunda que nada de umidade do ar pra ge poder voltar a respirar e fazer a.f... :(

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Ro!! Obrigada pela visita!
    Esta matéria é tudoo!! Vou começar a me mexer em breve, pois que nada adianta uma alimentação saudável sem exercícios e vice versa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ótima matéria...as pessoas tem que se conscientizar,xô sedentarismo

    ResponderExcluir
  15. Oi guria,
    Nossa tu emagrecestes 30kg!!!
    Meu Deus deve ter muito q ensinar, rsrsrsrs.
    Porque não participa do nosso encontro do dia 17/07 em POA, tu é de São Leó né?
    Então menina, bora lá almoçar no Praia de Bellas e conhecer muitas meninas legais...Será ao 12h se quiser ir me passa seu email q agente se fala muito por email e por lá marca as coisas.
    Bj

    ResponderExcluir
  16. oi linda..
    obrigada pelas dicas... vou por algumas em pratica...
    bjuuu

    ResponderExcluir
  17. eu tento sempre variar minas refeiçoes, colocar um pouco de tudo sempre que possivel. uma semana super light! bjus!

    ResponderExcluir
  18. Oi,querida!
    Uma ótima semana pra vc tbm!
    Cuide-se!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  19. Oi AMIGA,

    To de volta ao mundo virtual..hehe..
    Bjinhos e otima semana!

    ResponderExcluir
  20. Oieee....
    td bem?!?!!??Linda passei aqui p retribui a visita...
    e ja estou te sgeuindo ok
    bjo gde

    ResponderExcluir
  21. Ameeei o post! Estou recomeçando a pegar firme nas atividades físicas e foi de grande valia.

    bjs

    Clau
    http://blogdacacausp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eu ja ouvi mto falar dsse cha, vou aproveitar o frio pra provar e ver oq acho....tomara q nao seja amargo


    obrigada pelo elogios!!!bjuss otimo dia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …