Pular para o conteúdo principal

Maratona da Cidade do Rio de Janeiro - Eu vou!


No dia 18 de julho acontece na cidade maravilhosa a Maratona da Cidade do Rio de Janeiro, evento que contará com a Maratona - 42 km, uma meia maratona- 21km e uma family run- 6km, sendo as duas últimas disputadas no Aterro do Flamengo, um dos cartões postais do município. A Maratona do Rio de Janeiro é uma das corridas mais cobiçadas e desejadas pelos corredores.

Eu e Meu amigo Mágnor estamos ansiosos e muito felizes, estamos de malas prontas para sair do frio intenso do RS para curtir o inverno ameno carioca. Será nossa segunda corrida fora do estado.

Já que estamos falando em corrida, o que você consome antes do exercício pode melhorar ou acabar com o seu treinamento. Portanto, é fundamental saber o que é mais adequado. Confira dicas:

O que comer e não comer antes dos treinamentos?

Existe uma forte associação entre a concentração do nosso “combustível” muscular (glicogênio muscular) e o tempo de realização do exercício, sendo este “combustível” altamente dependente do tipo de dieta consumida anteriormente às sessões de treinos.

O que você consome antes do exercício pode melhorar ou acabar com o seu treinamento. Portanto, é fundamental saber o que é mais adequado comer antes de se exercitar!

Antes dos treinos, a alimentação deve ser rica em carboidratos que proporcionam lenta liberação de glicose (alimentos com carboidratos de moderado a baixo índice glicêmico), o que evita uma grande liberação de insulina e uma queda brusca da glicemia sanguínea. Desta forma, o fornecimento de energia ocorre gradualmente o que evita hipoglicemia e fraqueza ao longo do treino.

Alimentos que podem e deverm ser consumidos:
- Maçã
- Pêra
- Iogurte de frutas 0% de gordura
- Batata doce
- Macarrão
- Leite desnatado
- Pão integral
- Biscoito de aveia
- Uva
- Laranja

Seguem alguns exemplos de refeições para serem consumidas pré-treino:

Se você treina pela manhã: - café da manha:

- Mingau de aveia (preparado com leite desnatado) ou iogurte de frutas 0% de gordura com barra de cereais ou banana com aveia ou torrada de pão de aveia com queijo magro e suco de uva ou shake de proteína concentrada com fruta e aveia.

Se você treina no final do dia - lanche da tarde:

- Sanduíche de pão de forma multicereais com queijo cottage e peito de peru (proteína magra) e suco de maçã ou shake de proteína concentrada com fruta e aveia.

Alimentos que não devem ser consumidos:
- Alimentos com alto teor de fibras e causadores de gases (cereais fibrosos, feijão, hortaliças e vegetais crús, brócolis, couve-flor)
- Alimentos doces (balas, açúcar refinado, refrigerantes, mel)
- Excesso de proteínas (carnes em geral)
- Grandes volumes (em intervalos menores que 4 horas antes da realização dos treinos)
- Alimentos com alto teor de gorduras (manteiga, queijos, frituras, hambúrguer)

Além disso, a dieta pré-exercício sempre deve garantir que o atleta ou o praticante de atividade física esteja bem hidratado!

Certamente, a manipulação da dieta e o suprimento de alimentos adequados antes dos treinos são recursos nutricionais eficientes para manutenção ou melhoria do desempenho em atletas e praticantes de atividades de longa duração.

Cabe ao nutricionista os cálculos das necessidades a cada indivíduo (considerando sexo e idade), a recomendação do tipo e quantidade de alimentos, sempre levando em consideração as características fisiológicas, hora e intensidade dos treinos, estado emocional, tolerância e preferências pessoais aos alimentos.

Ativo.com

Comentários

  1. Sim, vc e seu amigo Mágnor realmente estão muito felizes...eu diria "numa euforia só"...
    hehehe
    RJ, lá vamos nóóós!
    Até mais...
    Bjão
    Mágnor

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga,

    Que chiques, não sabia que vc participava de maratonas?
    Sabe que até me deu vontade de participar de uma, pena que moro muito longe do R.J. !!!

    Mais te desejo muita sorte pra vc e seu amigo!!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai qeurida maratona é tudo...não vejo a hora de ter condicionamente para isso....muito bom...vai sim....força lá e depois fala como foi!!!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosangela, obrigada pelo teu comentário no meu blog! Adorei o teu blog! Se eu tivesse no Rio ia participar nessa maratona! Um beijooo ***

    http://cabecademagra.blgospot.com

    ResponderExcluir
  5. aiiiiiiiiiii
    eu sempre tive o sonho de correr..mas sozinha eu nao me animo em começar..sei la..queria alguem que me acompanhasse ne..mas boa sorte nessa prova ai do rio..
    correr numa maratona deve ser mto tri..
    mas eu nao consigo correr nem 100 metros que ja estou ofegante...
    claro que se eu começasse a treinar aos poucos iria conseguir..mas como ngm me acompanha nao tem graça..
    ainda ais o friu que faz aqui no sul..haha
    faz mto friu ai hj?
    aqui esta 1 grau...e vamos congelar meninaaaa
    bjaooooooo

    ResponderExcluir
  6. Q legal!!!! Agora foco no treinamento e alimentação pra fazer bonito no 'rí'. rs

    bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga que legal! qual o percuso que vc irá fazer? Fico feliz mesmo. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  8. Rosangela,amei o post. Eu sempre tenho essa duvida, do que comer antes e depois.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Oi. Muito boas as dicas e boa maratona na cidade maravilhosa. Bjkas e um ótimo dia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …