quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Anote na agenda: "Eu vou emagrecer"

Está provado: fazer um diário alimentar é uma das formas mais fáceis, práticas, baratas e garantidas de perder peso e melhorar de uma vez por todas a qualidade da sua dieta. Aqui, a gente ensina exatamente como fazer. Prepare-se para escrever uma nova história

 Se você jura que come feito um passarinho, malha um monte e ainda assim não emagrece, pode acreditar que não está fazendo tudo tão direitinho. A boa notícia é que há uma forma superprática, fácil e barata de descobrir sozinha onde está pecando: é o diário alimentar. Basta anotar absolutamente tudo o que você come e bebe durante o dia, até mesmo uma bala diet ou a mordida no sanduíche do namorado. Também é bom escrever o que sentiu naquele momento (culpa?, satisfação?). Depois, é fazer um balanço para não cometer os mesmos erros no dia seguinte. Sim, simples assim.A comprovação de que isso funciona veio de um estudo do centro de pesquisa Kaiser Permanente Center for Health Research, nos Estados Unidos.

Depois de acompanhar 1700 pessoas durante seis meses, os pesquisadores concluíram que aquelas que fizeram meia hora de ginástica, seguiram uma dieta pobre em açúcar e gordura e anotaram o que comiam conseguiram reduzir cerca de 25% das calorias diárias e emagreceram duas vezes mais do que as que fizeram apenas exercício e regime. “Só é possível mudar o comportamento à mesa tendo consciência do que e de quanto se come. Afinal, uma das situações mais comuns em dietas é a pessoa se autossabotar sem perceber”, diz a psicóloga Rejane Sbrissa, de São Paulo, especialista no tratamento da obesidade.

Outra vantagem do diário é que você pode levá-lo para uma nutricionista avaliar a distribuição de calorias, carboidrato, proteína, gordura, vitaminas e minerais nas refeições ao longo da semana. “Sempre que uma paciente chega com a sua agenda, comento os pontos positivos (o consumo de três a cinco frutas por dia, por exemplo) e os negativos (como o abuso de frituras). Daí, anoto esses comentários na agenda e peço que ela reflita sobre as escorregadas para que não as cometa mais. Dá certo”, garante a nutricionista Isabella Campolina Cançado, da Faculdade de Pará de Minas (Fapam), em Minas Gerais.

Para quem reconhece que está comendo para satisfazer uma necessidade emocional, como a briga com o namorado, a nutricionista Lara Natacci, da Nutrivitta Assessoria Nutricional, em São Paulo, sugere criar estratégias para colocar em prática nos períodos críticos. “Algo que funciona bem é elaborar uma lista com as atividades que você mais gosta de fazer conforme o seu estado emocional. Por exemplo, quando se sente sozinha, ligar para uma amiga; irritada, tomar um banho ou ouvir música”, diz Lara. Assim, é possível ter ainda mais controle sobre o ganho ou a perda do peso.

Ainda vale escrever no diário a sua rotina de atividade física, bem como a falta dela, o tipo de exercício que faz, por quanto tempo e como se sente durante e depois da malhação. “Essa prática é ótima para mensurar se você está gastando mais calorias do que está ingerindo, o que é essencial para emagrecer, e até se não está na hora de mudar o treino para ficar mais estimulada, não enjoar ou querer desistir”, afirma o personal trainer Fernando Conceição, da academia Cia. Athletica, de São Paulo.

Revista Boa Forma

Meninas do Rio Grande do Sul dia 19/03 acontecerá o 3. Econtro Lightchê, ja estou ansiosa. Eu vou!!!


24 comentários:

  1. Oi Ro..eu tava ate anotando tudo o que comia num caderninho..mas ai eu sempre enjoo..o que eu poderia fazer para não enjoar?
    quem sabe eu possa comprar canetas novas..alguns adesivos pra nao ficar sempre o mesmo ne...
    vou pensar e repensar nisso..preciso mto de algo estimulante..ta dificil de voltar ao peso de dezembro...
    sei la..as vezes eu penso em desistir de tudo e começar a comer o mundo..olha meu pensamento..não queria pensar assim..
    to mto estressada ja...vc sabe que meu problema eh a compulsao..se nao tivesse isso emagreceria numa boa e rapido..pq qndo faço a dieta certa durante a semana ja colho os resultados...
    sobre o encontro..eu adoraria ir..
    tu ja foi em algum?sabe como funciona?só que não conheçoo nada de poa..nadica de nadaaa mesmo...
    só ate a rodoviaria e deu...

    bjos e boa quarta para vc

    ResponderExcluir
  2. oi rô
    adorei o que vc escreveu. estou fazendo isso de anotar pra levar o meu cardápio para a nutricionista avaliar. vamos ver :)
    beijao e obrigada. Bá

    ResponderExcluir
  3. Realmente...depois q começei anotar tantas coisas mudaram, as metas ficam mais próximas e a gente se policia mais...A paulistana aqui adoraria ir a esse encontro! Aproveite por mim e depois posta as fotos...bjim e uma quarta iluminada.

    ResponderExcluir
  4. oii

    funciona mesmo, eu fiz isso no ano passado e estabeleci a meta de -10kg no meu aniversario e estava....
    Concordo mto com essa materia,

    beijos

    ResponderExcluir
  5. E funciona mesmo, anotei tudo no ano passado e me rendeu um ótimo resultado mas e agora, anoto, vejo que exagerei e??
    tá uma fase árdua amiga!
    boa quarta ae!beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Rô!!!
    Como funciona estes encontros, já foi em algum?
    Acho que vou participar desse aí!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. OI RO !
    REALMENTE FUNCIONA E JA FAÇO ISSO A MAIS DE UM ANO...TENHO ATE O CADERNO DO ANO DE 2010 !RS
    OTIMA DICA!
    BEIJOSS

    ResponderExcluir
  8. Oi Ro...
    comecei a anotar em um caderninho minha alimentação desde segunda feira... e estou impressionada com o monte de coisas que eu como... eu não imaginava que era tanto!!! rsrsrsr... por isso não estou conseguindo emagrecer... comprei a agenda Boa forma que deve estar chegando entre hoje e amanhã!!!

    adorei essa idéia do encontro... quero muito participar...

    beijos
    Liza

    ResponderExcluir
  9. Oie flor tudo bem? Ehh essa questao de anotar funciona mesmo. A uns dias nao contabilizo nada, e meu peso está estagnado. E quando anoto a noticia no dia da pesagem é sempre boa. Faz toda a diferença mesmo. E vc, como tem estado? bjoks

    ResponderExcluir
  10. Oie querida,

    Ano passado tentei fazer meu diário e foi uma negação!!
    Esse ano, me comprometi a levar a sério minhas anotações!!
    Então comprometimento novo e caderno novo!!
    E olha o que vc disse é verdade, a gente pensa que come pouco, mais quando coloca no caderno , a realidade muda!!!
    Mais com certeza as anotações ajudam pra caramba!!

    beijos e boa quarta

    ResponderExcluir
  11. Oii, eu adorei essa matéria! Eu estou fazendo isso, inclusive anotando sentimentos, e tem me ajudado muuuito! Muito mesmo!

    Beeijo, lindo blog! E parabéns pelas capas ;)
    Adorei mesmo teu blog! Vou seguir!

    ResponderExcluir
  12. Se eu não morasse tão longe, iria no encontro com certeza.

    ResponderExcluir
  13. também anoto o que como, as vezes esqueço, mas sabe quem me ensinou, minha endocrino e e tb foi ela que me indicou fazer o blog!!!
    também vou no encontro estou ansiosa, para conhecer você e outras meninas!!!
    beijoss

    ResponderExcluir
  14. Isso é mais que real...Depois que arei de anotar minhas comilanças eu engordei muito!!! Voltei a ativa hoje!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi querida!
    Realmente é uma verdade, quando escrevemos e determinamos o que queremos, é bem mais fácil realizar. Além desse auto controle do que se está fazendo de certo e errado, para se melhorar sempre! Por isso, vou providenciar minha agenda para começar logo!!
    Obrigada pela dica!bjoo

    ResponderExcluir
  16. Oi amiga, resolvi voltar, passa no meu blog, lá expliquei os motivos da minha ausência, espero poder contar com o teu apoio novamente...Bjão

    ResponderExcluir
  17. Rô é a mais pura verdade o diário me fez cair na real... um choque!

    ResponderExcluir
  18. Amiga!
    Eu sempre procuro anotar as coisas que queria comer mas não devo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pelo elogio no meu blog!
    Hj q eu vi q tenho sua revista em casa, rs.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  20. Ola...
    Primeiramente gostaria de agradecer pelo apoio e pelas palavras de ajuda... Foi muito util pra mim.. obrigada de coracao...
    ...
    eu to anotando.... preciso muito emagrecer, nao so por estetica mas pela saude tbm....
    bjao

    ResponderExcluir
  21. Eu anoto tudo... e posto no blog!!!!

    Quando anoto, vou analisando o que eu comi e revendo onde errei...!!! Além de me dar um baque que ajuda na RA, está ajudando a minha memória!!!! rs

    Boa semana Ligth
    Roberta
    @dietadaroberta

    ResponderExcluir
  22. Oi Amore!! Obrigada por suas visitas no meu blog viu... adoro receber seu recados!! Realmente esta coisa de anotar funciona, o problema é qdo a pessoa tenta enganar o caderno viu...rsrs... preciso me corrigir e voltar a anotar td direitinho, principalmente as mordidas no lanche da filha, o restinho do danone... ai ai ai. Obrigada!!Bjus

    ResponderExcluir
  23. Oi Ro.. obrigada pela sua presença no meu cantinho viu.. adoro!!!

    adorei a materia. to tentando fazer, mas as vezes tenho preguiça...rs
    beijocas

    ResponderExcluir
  24. Querida Alma Magra em Cristo
    Jesus me deu a missão de lutar contra o Diabo Obeso. Conto com você para me ajudar.
    Vamos seguir pelo caminho do Santo Emagrecimento.
    Santo Ósculo em seu coração

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...