quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Comer frutas é essencial para o sucesso da dieta

Leves, saudáveis e pouco calóricas, as frutas estão entre os alimentos que mais ajudam na perda de peso e na prevenção contra doenças. Ricas em vitaminas, fibras e sais minerais, "elas são extremamente importantes porque mantêm ativo o metabolismo e ajudam a controlar a fome, contribuindo para o emagrecimento", explica a nutricionista Lígia Henriques. Além disso, as frutas também melhoram o funcionamento do intestino e eliminam toxinas. Mas, para obter os benefícios das frutas, é preciso ingerir de três a cinco porções por dia, orienta a nutricionista do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de São Paulo (Unicamp) Salete Brito.

Uma porção equivale, por exemplo, a uma fruta média, duas colheres de sopa de abacate, dez morangos, 15 uvas pequenas ou 15 jabuticabas. De acordo com Salete, as frutas devem ser sempre ingeridas junto com as refeições. "No almoço e no jantar como sobremesa e nos lanches menores como componentes da refeição, pois o açúcar da fruta, a frutose, é absorvido mais lentamente na presença de outros nutrientes como a proteína e a gordura". É por isso que, quando combinada a um derivado de leite, como queijo ou iogurte, a fruta prolonga a sensação de saciedade. 

E quais são as melhores frutas para consumirmos? "Todas as frutas são boas, elas têm vários nutrientes diferentes na sua constituição, portanto, é fundamental variar sempre", responde Salete. Para que você varie suas escolhas de maneira consciente, as nutricionistas Roberta Stella, do Minha Vida, Daniela Jobst, da Unifesp, e Mariana Reis, da rede de Clínicas Anna Aslan, dão informações sobre o valor nutricional e o poder preventivo de diversas frutas.

Açaí: possui antocianina, que expulsa radicais livres do organismo, melhora a circulação sanguínea e combate o colesterol alto. É uma boa alternativa para as pessoas que sofrem de anemia. Quem tem diabetes ou gastrite deve evitar. Consuma com parcimônia porque o açaí tem alto teor calórico.

Abacate: sua vitamina C mantém a elasticidade da pele e suas gorduras monoinsaturadas ajudam a baixar o colesterol no sangue. Vitamina B6, magnésio e ferro também fazem parte da composição da fruta e beneficiam o sistema imunológico, as glândulas endócrinas, os ossos e os dentes. 

Abacaxi: é uma boa fonte de potássio, magnésio e vitaminas A e B1. Por conter muita água e fibras, melhora a digestão e o funcionamento do intestino.

Banana:
ela não é somente rica em carboidratos e energia, mas possui também elevadas proporções de minerais como potássio, ferro e cálcio e vitaminas A, B6, B12 e C. É indicada para quem tem hipertensão, anemia, depressão e insônia.

Caqui:  possui poucas calorias e muito cálcio, ferro, proteínas e vitaminas A, B1, B2 e C, que mantêm a qualidade da visão, contribuem para a saúde da pele e aceleram a cicatrização. Além disso, o caqui aumenta a resistência a infecções e, quando ingerida com outros alimentos ricos em ferro, auxilia na absorção desse mineral pelo organismo.

Jabuticaba: tem como propriedade principal um composto chamado antocianina, que combate os radicais livres, moléculas que danificam o material genético e aceleram o envelhecimento.

Laranja: é famosa por ser fonte de vitamina C, que auxilia na resistência a infecções e na cicatrização de feridas e queimaduras. O cálcio presente na laranja fortalece a estrutura óssea e o fósforo contribui para a absorção da glicose, enquanto as fibras ajudam no funcionamento intestinal.

Maçã: vitaminas B1 e B2, fósforo e ferro são algumas das principais substâncias presentes na maçã. Em sua casca, está a pectina, que ajuda a reduzir o colesterol do sangue. Possui propriedade adstringente, sendo excelente para a garganta e as cordas vocais. É ótima também para evitar a constipação intestinal. Consumir uma unidade por dia pode reduzir o risco de câncer colorretal, o terceiro mais comum no mundo, segundo uma pesquisa polonesa divulgada no European Journal of Cancer Prevention. A fruta ainda retarda o envelhecimento das células, regula o sistema nervoso e protege contra problemas de pele.

Mamão: alguns benefícios dessa fruta, como melhoria do trabalho intestinal e hidratação da pele e do cabelo, são notórios. A novidade, descoberta por pesquisadores da Universidade da Flória (EUA), é que um chá feito com as folhas do mamão age contra uma ampla gama de tumores, incluindo os de colo do útero, mama, fígado, pulmão e pâncreas.

Melão: estresse, fadiga, dificuldade de concentração e irritabilidade são alguns sintomas que podem ser reduzidos por meio do consumo de melão, de acordo com um estudo realizado por cientistas franceses e publicado no Nutrition Journal. Por ser rica em água (cerca de 90%) e possuir propriedades diuréticas, a fruta também contribui para a preservação dos rins e do fígado. Além disso, a presença de cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A e C ajuda na formação de ossos, dentes e sangue e na proteção contra problemas de visão e infecções.
Melancia: possui carboidratos, betacaroteno, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e C e muita água. Também apresenta licopeno e glutationa, que protegem o organismo do câncer e do envelhecimento precoce. É eficaz ainda no combate a problemas cardiovasculares, febres e pressão alta.

Morango: essa pequena fruta vermelha, rica em vitamina C, dá resistência aos tecidos, ajuda a cicatrizar ferimentos, evita hemorragias, atua contra infecções e melhora a memória. O morango também é fonte de niacina, que evita reumatismo e problemas na pele, no aparelho digestivo e no sistema nervoso.

Tangerina: independente da variedade, tem boa quantidade de vitaminas A, B e C e sais minerais, como cálcio, potássio, sódio e fósforo. A vitamina C, junto ao cálcio e ao fósforo, age no desenvolvimento de dentes e ossos. A vitamina A é indispensável para a saúde da vista e da pele e aumenta a resistência a infecções. As vitaminas do Complexo B estimulam o apetite e o crescimento.

Uva: com alto teor de pectina, ferro, potássio, açúcar e vitaminas B e C, essa fruta têm propriedades laxativas e diuréticas, estimula as funções do fígado. As uvas pretas, utilizadas na produção de vinhos, trazem grande quantidade de bioflavonóides, que agem no controle de colesterol.

Minha Vida

23 comentários:

  1. Vc adivinhou meus pensamentos hoje né? Rsrs, minha pera está aqui separada pra eu comer no lanche da manhã =D Eu amoooo banana, mas estava comendo demais e como estou me baseando um pouco na dieta do tipo sanguíneo banana pra mim não é muito bom rsrs!!!

    Adorei o post amiga :) Bjusss **

    ResponderExcluir
  2. oie flor

    adoro frutas, preciso comer mais durante o di ... acabo comendo apenas uma ou dus no máximo
    beijos

    ResponderExcluir
  3. oi querida
    aki em casa tem morango,melancia,banana,mamão e uva rsrs.
    Dá pra fazer um mix né??
    Beijos amore,ótimas dicas !!!

    ResponderExcluir
  4. oieee
    meus lanches sao assim..de manha bolacha..e a tarde uma fruta..ah esqueci que pela manha no cafe eu tbm inclui uma fruta..
    eh tao bom comer..e tem gente que nao gosta ne
    bjossss

    ResponderExcluir
  5. Amo frutas e aqui perto de casa descobri uma feirinha....hummm!

    Aprendi a gostar de banana mas não sabia que era boa pra insonia; já durmo que é uma coisa,rs!

    Beiju

    ResponderExcluir
  6. Oi Rosangela!!!
    Noossaaaa eu tenho uma lua de mel com as bananas que não tem fim!! :)

    Sempre compro maçãs, mas elas ficam esquecidas, coitadas....rs...Ultimamente tenho dado mais atenção a elas.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. A nossa alegria supera nossa tristeza, nosso consolo supera nossa dor, nossa fé supera nossa dúvida, nossa esperança supera nosso desespero, nosso entusiasmo supera nosso desânimo, nosso sucesso supera nosso fracasso, nossa coragem supera nosso medo, nossa força supera nossa fraqueza, nossa perseverança supera nossa inconstância, nossa paz supera nossa guerra, nossa luz supera nossa escuridão, nossa voz supera nosso silêncio, nossa paciência supera nossa impaciência, nosso descanso supera nosso cansaço, nosso conhecimento supera nossa ignorância, nossa sabedoria supera nossa tolice, nossa vitória supera nossa derrota, nossa ação supera nosso tédio, nosso ganho supera nossa perda, nossa resistência supera nossa fragilidade, nosso sorriso supera nosso choro, nossa gratidão supera nossa ingradidão, nossa riqueza supera nossa pobreza, nosso sonho supera nossa realidade... Nosso amor a Deus, ao próximo, à vida, nos faz superar tudo! (Pr. Edilson Ram)Uma semana de vitórias Deus é com tigo creia! TENHO UM BLOG GOSTARIA DE TI CONVIDAR SEGUIR O ENDEREÇO É:http://SNSDEUS.BLOGSPOTFICA COM NOSSO PAPAI já estou te seguindo te encontrei através de uma amiga,post teu comentario vai ser uma benção prs seguidores e visitantes uma semana com muita sorte de benção!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ro!

    Eu até gosto de frutas, mas tenho um pouco de preguiça de comê-las no decorrer do dia, então acabo comendo poucas! rs
    Mas que elas têm muitos benefícios, isso elas têm!

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Rô, eu simplesmente amo frutas...todas...acho que frutas nunca é demais, pq o corpo gasta elas muito rapido né???

    bjokaaaa

    ResponderExcluir
  10. Adorei! e essa semana tô certinha com as minhas frutas todos os dias 2x ao dia!:)
    Vamos que vamos Ro...tô pegando o ritimo de novo. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Rô depois passa lá no blog falo sobre o cardapio que conheci aqui... Beijos!

    ResponderExcluir
  12. A dor é ótima! rsrs
    Obrigada pelo elogio das flores.

    Eu gosto de frutas, tenho comido mas tenho preguiça! Ou precisa descascar ou cortar, mas não deixo a preguiça me vencer e como 3 frutas diferentes por dia!
    Ótima quinta!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  13. Que amor teu blog!! Muito informativo também!! Adorei e já virei tua seguidora!!
    Bj
    http://80diasparaemagrecer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. nem me fala, faz dois dias que não compro frutas por pura preguiça de ir comprar!!
    dai quero emgrecer, que horror!!
    isso foi um estimulo!!
    beijosssssss

    ResponderExcluir
  15. Oii

    Adorei o post, mas me fala como foi a corrida do dia 19/02 ou acabou nao indo??

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Amiga voltei com força total, o Blog me ajuda, olhe nas minhas pesagens, eu ganhei 4 quilos em 30 dias, descabei legal.

    PRECISO VOLTAR, ESTOU ORGULHOSA DE VC AMIGA, NA REVISTA.

    ResponderExcluir
  17. Hummmmm... ler seu post me deu uma vontade de comer uma frutinha...!!! rs

    Adoro frutas!!! Também acho q elas são essenciais, além de gostosas!!!

    Bjos
    Roberta

    ResponderExcluir
  18. Primeiramente gostaria de agradecer aos recadinhos que vocÊ manda no meu cantinho, muito obrigada você não sabe o quanto me anima !

    E tambem gostaria de dizer, que obtive muitas informaçoes que não sabia...

    Obrigada !

    http://minhalutapeloemagrecimento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pelo incentivo ,fiquei animada ao ver na tabela abaixo que meus 40m de bike ergometrica todos os dias queima 250 calorias o coisa boa rsrs
    bjos

    ResponderExcluir
  20. huummm gosto de frutas mas só a tarde de manha não consigo comer me dá enjoou

    ResponderExcluir
  21. Ro,
    bom dia!

    Desejava saber quais as frutas q combinam mais entre si, por exemplo se consumo maçã no café da manhã, qual eu devo consumir no lanche, por exemplo!
    Obrigada pela força!
    Bjkas.

    ResponderExcluir
  22. Magrela, dez o post né, preciso falar? hehehe

    bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  23. Eu não costumo sentir fome à noite...

    Principalmente depois que passei a fracionar e escolher um pouquinho melhor o que comer!!! rs

    Esse post me deu mais um monte de dicas!!!
    Adorei (como sempre!!! rs)

    Bom final de semana

    Bjinhos
    Roberta
    Twiiter: @dietadaroberta

    ResponderExcluir