sábado, 5 de fevereiro de 2011

Saiba quais alimentos evitar antes da corrida

Veja as dicas dos nutricionistas e saiba que alimentos não devem ser incluídos nas refeições que antecedem seus treinos e provas 

Os alimentos que o atleta ingere antes de correr podem ter grande influência na performance. Isso, entretanto, não quer dizer que o ideal seja ficar sem comer, ou o contrário, “encher a barriga”. Na verdade, a alimentação de quem pratica um esporte como a corrida precisa ser sempre saudável e, sobretudo, balanceada. Só que existem alguns alimentos que devem ser evitados antes da corrida. Não que eles tenham que ser cortados do seu dia-a-dia, mas podem ser consumidos em outros momentos. Confira alguns desses alimentos e as dicas dos especialistas.

Bebidas com gás - A presença do gás interfere no processo digestivo e causa dilatação no estômago e isso pode gerar um desconforto gastrointestinal. Além da sensação de estômago pesado, o açúcar contido nas bebidas, principalmente nos refrigerantes, não é indicado para o pré-treino. Caso a bebida seja na versão sem açúcar, pode até ser consumida, mas não deixa de ter composto químico (adoçantes) que também alteram o metabolismo e podem atrapalhar a corrida.

Já as bebidas energéticas, mesmo com ou sem açúcar podem mexer com o organismo, devido à cafeína, que pode causar efeito diurético e estimular o sistema nervoso central, causando excitabilidade e tirando seu foco do treino ou da prova. "As bebidas energéticas até podem ser ingeridas, porém, com pelo menos uma hora antes da corrida, para não promover nenhum desconforto", explica o nutricionista esportivo Luís Ricardo de Souza Alves.

Prefira as bebidas esportivas, que darão energia e evitarão a desidratação corporal. A água de coco também é indicada, pois contém vários nutrientes benéficos para o corredor. E, é claro, não pode faltar a "boa e velha" água, antes, durante e depois da corrida.

Alimentos Gordurosos e Proteínas – Evite comer em excesso as frituras, carnes vermelhas em geral, ovo, óleos de cozinha (como o de girassol, de milho, o azeite, a manteiga etc.), pois são alimentos pesados e causaram uma digestão lenta. Prefira como fonte de energia para a corrida os carboidratos (pão, batata, arroz, macarrão, torradas, etc.). O ideal para ingerir antes de correr são alimentos leves, sem gordura e saudáveis.

"O Whey Protein (proteína do soro do leite) é uma ótima opção, por ser uma proteína de fácil digestão, pode ser feito em forma de shake com porções de fruta e até com cereal, como aveia e quinua. Ele fornece aminoácidos essenciais que ajudam a deixar os músculos preparados para o exercício", diz a nutricionista esportiva Priscila Di Ciero, que aconselha a procura de um nutricionista para verificar a real necessidade e introduzi-lo na alimentação.

Fibras - Alimentos como aveia, granola, ração humana, gérmen de trigo, linhaça ou farinha de linhaça, são essenciais na dieta de qualquer pessoa, especialmente do corredor. Mas devido às suas propriedades, que auxiliam o funcionamento intestinal, seu consumo antes de correr pode causa gases e desconfortos indesejados caso sejam ingeridos em exagero.

Uma ótima opção são os pães integrais, que contêm fibras, mas numa quantidade menor. Ou comer a aveia (sem exageros) com frutas, como a banana, que é fonte de potássio (o que ideal para o corredor) ou com iogurte. "A aveia é rica em vitaminas, como a vitamina E, que ajuda no combate aos radicais livres produzidos na atividade física, por isso é uma opção que deve ser consumida, porém com cuidado", explica Priscila.

Leite e derivados - O leite é presença constante no café da manhã, principalmente o de vaca. Caso você não tenha esse hábito, não tente inseri-lo em sua alimentação antes dos treinos ou no dia da prova. O leite, devido a sua fermentação, pode causar indigestão, especialmente se consumido antes de uma atividade física. Além disso, a lactose pode ter um efeito relaxante, o que não é uma boa antes de correr.

Os derivados como manteiga ou os queijos também podem gerar um desconforto no estômago, por isso opte pelos mais leves. "Escolha os queijos magros, como a ricota. Leve sempre em consideração as quantidades de acordo com cada tipo físico", explica a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira.

"Qualquer alimento que não seja saudável não é indicado para se comer antes de correr, por isso, opte por consumir alimentos leves e nutritivos, como frutas, verduras, legumes, a quantidade certa de carboidrato e bastante água. As guloseimas, como doces, balas, sorvetes, podem ficar para outros momentos, para não prejudicar sua performance", finaliza Renata.
 
Revista O2

12 comentários:

  1. Um dia quando eu conseguir correr vou seguir as dicas!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia querida...
    Passei para deixar um beijinho e desejar um bom fim-de-semana.
    Tenho muita vontade de correr, mas gostaria de ter companhia pois sozinha já tentei e desanimei.

    ResponderExcluir
  3. oi RÔ, sempre com dicas certezas, eu particularmente não posso comer nem beber nada antes dos treinos, pois se não passo bem mal.
    Otimo final de semana...super bjo

    ResponderExcluir
  4. oie flor

    sempre com ótimas dicas né

    beijinhos

    mey

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive essa duvida Rose. O que comer antes de malhar? Beijos e fim de semana maravilhoso!

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, Rô.

    Sempre ficava em dúvida a respeito do que comer antes dos treinos.

    Bjs.
    Ótimo fds p vc.

    ResponderExcluir
  7. Olá linda...

    Que bom encontrar o teu blog....já sou tua seguidora...queres ser minha também?

    Antes de mais, deixa-me dar-te os parabéns por todas as conquistas....força sempre....

    Já andei e deixei a R.A. por várias vezes, o que lamento muito, pois quando ando na R.A. sinto-me super bem e mega feliz....mas depois, lá aparece um assunto ou outra coisa e deixo a R.A....que estupidez a minha!!!!!

    Fiz um novo blog, pois vou recomeçar a R.A. e desta vez não a vou deixar, pois vou casar em 2012 e tenho de estar LINDA!!!!

    Gostava de poder contar com a tua ajuda!?

    O meu antigo blog é este: http://corpinhoperfeito.zip.net, mas agora fiz um novo, que vai ser onde vou postar sempre: http://corpinhoperefito.blogspot.com...espero ver-te por lá muitas vezes!!!

    Beijinhos e bom findi...

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas! Bom FDS pra vc. bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi querida!
    Como sempre ótimas dicas para o nosso bem-estar. Acho as dicas valem para qualquer atividade, não é verdade? Adoreii!!
    Um ótimo domingo!bjoo

    ResponderExcluir
  10. Boas dicas, uma pena eu ainda não estar fazendo nem um tipo de exercício, quero começar com caminhadas, com o tempo pretendo passar a correr!

    bjinhooo

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas! Voltei a correr semana passada, e com certeza vou aproveita-las! Bjkas e ótima semana!

    ResponderExcluir
  12. REESTRUTURAÇÃO DE ROSTOS FLÁCIDOS E SEM TONICIDADE


    AMPOLA UNIDOSE DE COLÁGENO MARINHO COUP D´ÉCLAT DA FRANÇA

    Auxilia em remodelar e regenerar a face e o aumento da firmeza, tonicidade e flexibilidade cutânea. Possui colágeno marinho solúvel, de estrutura helicoidal, na forma mais próxima a do colágeno humano.
    O colágeno e um elemento fundamental da estrutura da derme e dos tecidos de sustentação dos quais depende a firmeza da pele . Ele ajuda contra o envelhecimento prematuro e as suas manifestações inesteticas.

    ELE É TAMBÉM PRESCRITO POR DERMATOLOGISTAS.

    O ÚNICO COM ESTUDOS DE EFICÁCIA MENSURÁVEL:

    Eficácia testada in vivo sob controle dermatologico:

    Após 12 dias (percentual dos voluntários nos quais os seguintes efeitos foram constatados)

    • Aumento da tonicidade e flexibilidade cutânea: 53%
    • Aumento da tensão cutânea: 47%
    • Aumento da firmeza cutânea: 59%

    Toda noite , na pele da face e do pescoço perfeitamente demaquiados , aplicar o conteúdo de uma ampola , massageando ligeiramente com a extremidade dos dedos até a absorção completa do produto. Proceder a um tratamento de 12 dias consecutivos ( ampola toda noite ) . No caso de peles muito exigentes , prolongar o tratamento de 12 dias.

    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda):

    asepta.com ( da França )
    asepta.com.br ( no Brasil )

    No site asepta.com.br na pagina "parceiros" ha inúmeras opções onde comprar.
    A Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet (saisdaterra, dermexpress, dermatan, pharmaweb,... )

    Espero ter contribuído de alguma forma

    ResponderExcluir