terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Reeducação alimentar é o caminho saudável para emagrecer

Começar uma reeducação alimentar séria significa dar o primeiro passo na direção de uma vida mais saudável. O emagrecimento, a manutenção do peso e o aumento da disposição são bônus dessa nova fase. No início, o foco deve estar em abandonar o radicalismo, que sempre faz com que os quilos perdidos voltem, e adotar novos hábitos alimentares. O processo é eficiente e vale a pena, como confirma a nutricionista Ligia Henriques: "A reeducação é o caminho mais seguro para a perda e a estabilização do peso".

A técnica consiste em mudar costumes e, por meio da repetição, incorporar novas práticas definitivamente à nossa vida. Os princípios básicos são não ficar mais de quatro horas sem comer e ingerir alimentos de qualidade em vez das chamadas "porcarias". Na verdade, é permitido comer de tudo, mas alguns alimentos como doces, frituras e bebidas alcoólicas devem ficar apenas para ocasiões especiais.  
A quantidade diária de calorias ao qual cada um vai tentar se adaptar é definida por meio de uma avaliação física. "Não adianta comer pouco porque isso não garante o emagrecimento. O corpo tem um limite para queimar gordura. Os emagrecimentos instantâneos são irreais. Normalmente são apenas diminuição de água e de músculo", alerta Ligia.

Um dos fatores mais importantes no processo de reeducar a alimentação, ressalta a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, é não ser resistente às mudanças. De acordo com ela, muita gente não consome nenhum tipo de legume alegando não gostar. "Algumas pessoas chegam até a ter ânsias de vômito quando ingerem certos vegetais. E, em boa parte dos casos, não há nenhuma atitude favorável à experimentação de novos alimentos".

Para mudar essa realidade, é preciso abrir a boca e a mente para provar itens que antes não faziam parte dos seus pratos ou da sua rotina e são indispensáveis para a saúde, como verduras, legumes e frutas. "Caso o paladar reclame, insista até ele ceder", orienta Roberta. 
Além disso, há algumas dicas que podem ajudar quem está tentando perder quilos dessa forma. Primeiro, fuja dos cardápios monótonos, já que alimentação adequada pede variedade de alimentos. Segundo, tire o foco das calorias porque, ao basear-se apenas no quesito energia, a pessoa pode não atingir a quantidade necessária de nutrientes como carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais. Terceiro, não descuide dos líquidos, pois eles auxiliam no funcionamento do intestino. Quarto, consuma alimentos nutricionalmente poderosos, dando preferência às versões integrais e aos itens com quantidade de gordura saturada menor. Quinto e último, seja flexível consigo mesmo para não se tornar prisioneiro da sua dieta, mas cuide para não exagerar na quantidade e na periodicidade do consumo de pratos que engordam. 

Veja um exemplo de cardápio,  usado para reeducação alimentar:

Café da manhã
- 1 xícara (chá) de leite desnatado com café e adoçante
- 2 fatias de pão integral
- 1/2 mamão papaia

Lanche da manhã
- 1 barrinha de cereais
- 1 unidade de leite fermentado

Almoço
- 4 colheres (sopa) de arroz integral
- 1/2 concha de feijão cozido
- 1 unidade de bife grelhado
- 1 colher (sopa) beterraba crua ralada
- 2 fatias de tomate
- 1/2 colher (sopa) de azeite

Lanche da tarde
- 1 potinho de iogurte

Jantar
1- porção de carne magra
- 4 fatias de cenoura cozida
- 2 fatias de tomate
- 1/2 colher (sopa) de azeite
- 1 maçã 
Minha Vida

12 comentários:

  1. Oi Rô,
    Tudo bem? Cada vez que vejo a sua foto eu me inspiro. Você é realmente uma guerreira, conseguiu mudar totalmene a sua vida.
    Este é mais uma prova de que força de vontade é tudo para conseguir o que quisermos.
    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Oi qrida amiga!!!

    Adooorei as dicas de hoje e estou me esforçando pra fazer a R.A. e se Deus quiser eu irei conquistar minhas metas este ano.

    Bjinhos e otimo dia!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rô, venho te desejar um ótimo dia!
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. O mais dificil é a adaptação né Rô, mais RA é o que há

    bjokaaaaa

    ResponderExcluir
  5. Essa foto dos sorvetes está tão linda, dá até vontade de comer frutas, mas eu penso na bola de sorvete tbm, rs.
    Bjusssssss

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Adorei seu cantinho aqui...
    Parabéns pelo sucesso! Está linda!

    uiiii.... qdo tive sucesso e perdi 16 kg em 6 meses antes de engravidar EU APRENDI A GOSTAR DE CORRER!
    Eu amo nadar, continuo nadando e fazendo eliptico e não vejo a hora de voltar a correr!!!!!!!
    Aqui encontrei incentivo e tanto!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie Ro! Sempre boas dicas!
    Vamos juntas! Tô no caminho :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Realmente tem coisas q antes eu não gostava e hj eu gosto, mas tb tantas outras q eu amava q hj fico enjoada só de ver.
    Tudo é questão de aprendizado, e o paladar tb aprende a gostar de outras coisas =)
    Ótima semana p ti
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Ro... estou conseguindo fazer a minha RA .. com tudo q aconteceu na minha vida estou votando a gostar de mim.. foi duro voltar a gostar.. desde q perdi meu nenem ..eu estava comendo.. comendo.. comendo e me odiando.. ams agora resolvi mudar e estou conseguindo.. mesmo c a facul.. estou levando meus lanchinhos e esta dando tudo certo.. qdo acho q nao vo conseguir corro ate aki ou ate o orkut e vejo suas fotos.. e me inspiro nelas..
    Adoro vc
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Verdade amiga!
    Só a R.A garante o verdadeiro emagrecimento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. eu vou te mandar um email ,nossa que saudade do teu blog ,formatei o pc e perdi meu historico dos blogs e agora achei de novo \0/ bsj boa semana

    ResponderExcluir
  12. Rô vou seguir esse cardapio essa semana!

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...