sábado, 19 de novembro de 2011

Projeto Saudável: 4ª Dica

assaltando

4ªDica: Equilíbrio no final de semana
Sabe aquelas “escapulidas” alimentares no final de semana? Em vários momentos do dia você come um bolo aqui, um salgadinho ali, fritura, refrigerante e perde a conta das escapadinhas? Pois é…somam muitas calorias.
Mudar o cardápio aos finais de semana com a idéia de recompensa é uma atitude enganadora. Muita gente confunde variedade com excesso de calorias , alerta Roberta. Ela afirma que uma alimentação equilibrada engloba variedade de alimentos e sabores, deixando a monotonia de lado. Assim, você não precisa se esbaldar nos dias que encerram a semana.
Ao deixar toda a consciência do menu saudável de lado para se deliciar nos fins de semana, você acaba subestimando a importância que os alimentos têm para a sua saúde e, além disso, da influência deles no processo de emagrecimento. Optando por produtos refinados, ricos em gorduras, doces e bebidas alcoólicas, por exemplo, é de se esperar que o excesso de calorias ocorra , constata a especialista do Minha Vida.
Para provar que os deslizes não são nada convenientes ao seu projeto de emagrecimento, a nutricionista montou um cardápio com exemplos de alimentos que costumam fazer parte dos dias de folga de quem está de dieta.
Confira o resultado excessivo de calorias.
Olha a BOMBA:
Café-da-manhã
- 1 unidade de pão francês
- 2 colheres (sobremesa) de manteiga
- 1 copo de leite integral
- 2 colheres (sopa) de achocolatado
Total: 525 calorias
Almoço
- 4 colheres (sopa) arroz branco
- 1 concha média de feijoada
- 2 colheres (sopa) de farofa
- 2 bolas de sorvete de morango
Total: 745 calorias
Jantar
- 1 pedaço de pizza de calabresa
- 1 pedaço de pizza de frango com catupiry
- 2 tulipas de chope
- 1 taça de mousse de limão
Total: 1.113 calorias
Total do dia: 2.383 calorias
Estragos além das calorias
Se os problemas girassem apenas em torno do excesso de calorias ingeridas, talvez seu maior prejuízo fosse ver o ponteiro da sua balança estagnado. O fato é que as escapadinhas de final de semana representam mais do que isso. Os exageros podem resultar em aumento do consumo de ingredientes perigosos à saúde.
Grandes quantidades de sal provocam acúmulo de líquidos no organismo e podem levar ao desenvolvimento de hipertensão. Já a
gordura saturada, leva ao aparecimento de doenças cardiovasculares. Produtos refinados são pobres em fibras (responsáveis pela sensação de saciedade) e de nutrientes, principalmente, vitaminas e minerais , aponta.
Roberta lembra também das bebidas alcoólicas que, além de calóricas, não oferecem nutrientes que justifiquem o consumo. A exceção fica por conta do vinho, quando consumido com moderação, como uma taça por refeição. 

Cometer um excesso pode ser a partida para retomar os velhos hábitos alimentares, levando ao ganho de peso novamente , frisa a especialista.
Para emagrecer com sucesso, a nutricionista garante que não é preciso exagerar na determinação. O segredo revelado por ela é variedade e bom senso. Faça escolhas inteligentes, simplifica. Se for à pizzaria no sábado à noite, opte por um pedaço de pizza da sua preferência.
Abaixo, ela dá mais exemplos de como você pode reduzir as calorias consumidas no final de semana, sem deixar seus programas favoritos de lado.

Café-da-manhã
- 1 fatia de pão de forma integral light
- 1 pote de iogurte desnatado
- 2 colheres (sopa) de granola
Total: 214 calorias

Lanche da manhã
- 1 unidade de maçã
Total: 85 calorias

Almoço
- 2 colheres (sopa) cheias de arroz
- 1/2 concha de feijão
- 1 filé médio de peito de frango grelhado
- 2 colheres (sopa) de legumes cozidos
- salada de alface à vontade
- 1/2 unidade média de mamão papaya
Total: 335 calorias

Lanche da tarde
- 1 unidade de barrinha de cereais
Total: 100 calorias
Jantar
- 1 copo de suco de abacaxi com adoçante
- 1 fatia de pizza de calabresa
Total: 434 calorias
Total do dia: 1.168 calorias

Fonte: www.minhavida.com.br

Hoje é meu dia de descanso na atividade física, amanhã vou correr 10km na Poa Day Run com a Equipe Odor Free

11 comentários:

  1. É muito difícil mesmo resistir as tentações do final de semana, principalmente porque nesses dias que ficamos mais tempo com família, namorado, amigos, filhos, etc. Precisa ter muita força de vontade e pensar nos resultados, que as vezes demora um pouquinho mas aparece.
    Suas dicas são ótimas!
    Bom final de semana e boa corrida amanhã.

    beijos...

    ResponderExcluir
  2. Oi Flor!
    Como os fins de semana são dificeis,estou começando a me controlar agora!
    Espero seguir em frente firme e forte seguindo suas dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Foi exatamente o que fiz ontem, comi direitinho ao longo do dia, fiz A.F. e no jantar comi 1 (um!!!) pedaço de pizza. =)

    Boa corrida,
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. O fim de semana é complicadomesmo.Mais pra mim o dificil nem é ficar sem, o dificil é parar em 2 colheres de legumes ou 2 de arroz,ai essa minha cabeça gorda kkkk. Rô to treinando na corrida cada vez to aumentando o tempo pq ano q vem vou começar a participar das corridas que tem aqui na cidade e inclusive a academia q eu vou patrocina,mais como nao tinha(nao tenho)companhia nunca participei,mais ano q vem vou participar com ou sem companhia rsrs.linda beijao e brigado pela ajuda de sempre.

    ResponderExcluir
  5. Oi querida

    Gostei muito da dica!! Final de semana realmente tem aquele arzinho de que se pode comer mais um pouco, ainda mais com toda família em casa!!
    Mais vamos segurar a boquinha nervosa..rsrsr pq vale a pena!!

    beijos e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. boa corrida pra vc amanha... fds e meu descanço na malhação ... mas não deixo de caminhar e correr... tenho que me movimentar sempre .. bjus flor

    ResponderExcluir
  7. Oi flor, suas dicas são sempre maravilhosas!!!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Olá Rosângela, gostei muito do teu blog, tuas dicas são ótimas, dão muita força e incentivo para quem está nessa árdua estrada rumo a perda de peso.
    Depois de muitos anos sofrendo com a obesidade, decidi que era agora ou nunca a hora de tomar uma atitude e mudar para sempre meus hábitos.
    Também comecei um blog (é mais um diário) se quiseres dar uma olhada é: www.diasmelhoresemagrosprasempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Vim aqui todos os dias do projeto,foi muito bom conhecer sua rotina de A.F e as dicas maravilhosa s ,essa de hj principalmente....Estou firme no projeto e ja vendo resultados por isso meu fds vai ser perfeito!. Bjs .

    ResponderExcluir
  10. Oh My God, que diferença!
    Tô firme no projeto, foco, foco, foco.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    É a segunda vez que visito seu blog. Adorei.
    Tenho uma dúvida: os chás podem ser aqueles de caixinha ou têm que ser natural mesmo, feito na hora?
    Outra dúvida: podem ser consumidos em cápsulas?
    Muito obrigada pelas dicas já postadas!
    Bjos

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...