quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Projeto Saudável: 8ª Dica

3etapasFoto: As 3 Medalhas do Circuito POA Day Run – são 3 Etapas por ano, participei e concluí todas as estapas \o/ Dia 20/11 aconteceu a 3ª Etapa, essa foi a minha 40ª corrida.
Atividade física de hoje(23/11): Aula de Spinning – 50minutos queimando tudo!!!!

8ª Dica: Probióticos
Stress, excesso de doce e gordura, dieta pobre em fibras. Tudo isso agride a flora intestinal, que responde com gases, intestino preguiçoso ou diarreia. Os produtos com probióticos (bactérias vivas que resistem ao processo de digestão e chegam intactas ao intestino, onde atuam de maneira positiva) podem ajudá-la a sair desse sufoco. “Consumidas com regularidade e em doses adequadas, elas ainda reforçam o sistema imunológico, aumentam a absorção do cálcio, reduzem o colesterol ruim e protegem o estômago”, afirma a nutricionista Ana Paula Tasca, de São Paulo. Ainda são poucos os produtos enriquecidos com probióticos e, mesmo assim, nem todos ressaltam essa qualidade no rótulo. Por isso, vasculhe a embalagem e atente para nomes como Bifidobacterium e Lactobacillus. São as bactérias do bem mais usadas nos alimentos – principalmente em iogurtes, leites fermentados e sobremesas lácteas.
Saiba tudo sobre as bactérias amigas
Quem tem o intestino regulado precisa de produtos probióticos?
Estimular o funcionamento do intestino não é o único benefício desses alimentos. Os especialistas costumam recomendá-los para auxiliar no trabalho de absorção dos nutrientes e até para deixar você mais resistente a gripe e infecções. Mas, nesse caso, aposte nas bactérias do gênero Lactobacillus. Apesar de agir no intestino, elas aumentam as defesas do organismo.

Com que frequência devo consumir e em que quantidade?
Todo dia. E, para obter os benefícios esperados, os estudos científicos mostram que você pecisa ingerir no mínimo 10 UFC (Unidades Formadoras de Colônia) por dia (algo em torno de 100 milhões de bactérias probióticas). A maioria dos iogurtes e leites fermentados garante essa dose num único potinho. Portanto, basta um por dia.

O excesso faz mal?
Não. “O que se observa é que, consumidos numa dose até três vezes maior que o recomendado,
os probióticos têm os efeitos positivos potencializados. Mais do que isso, eles são eliminados nas fezes”, diz a nutricionista Ana Paula Tasca.

Os efeitos positivos dos probióticos são imediatos?
Algumas pessoas notam diferenças boas no intestino um dia depois de consumi-los. Outras precisam de mais tempo. Mas o prazo máximo comprovado em estudos é de 15 dias, quando a flora está recuperada e o ritmo do intestino regularizado.

Por quanto tempo posso consumir alimentos probióticos?
Não é necessário suspender o consumo. As bactérias probióticas não sobrevivem por muito tempo no nosso organismo e, se quiser manter os benefícios dessas aliadas, você deve consumi-las com frequência.

Qual é o prazo de validade de um iogurte probiótico?
O mesmo de um iogurte normal: cerca de 45 dias. Porém, para manter as bactérias vivas, é importante conservar o produto numa temperatura entre 4ºC e 10ºC (no máximo). Portanto, evite deixá-lo fora da geladeira e, se possível, use uma sacola térmica para transportá-lo do supermercado para casa.

282-probioticos
Na prateleira do supermercado
SMOOTHIE SALUTE
Leite fermentado da Salute sem gordura nem açúcar e com polpa de fruta (ameixa ou morango). 
(180 gramas, 68 calorias) tem mais de 100 milhões de probióticos do gênero Bifidobacterium lactis.
Preço médio: 1,10 real a unidade.

ACTIVIA
Foi a primeira linha de iogurte probiótico a surgir no mercado brasileiro. O integral cremoso (kiwi, cereja, morango, ameixa, original, pêssego e ameixa com castanha, entre 107 e 112 calorias) tem cerca de 100 milhões de DanRegularis exclusivos da Danone (microrganismos do gênero Bifodobacterium animalis) no potinho de 100 gramas. Também na versão 0% gordura (62 calorias).
Preço médio: 3,64 reais a embalagem com quatro unidades.

YAKULT
O tradicional leite fermentado da Yakult tem 16 bilhões de microrganismos probióticos exclusivos da empresa, o Shirota (gênero Lactobacillus casei), em um potinho (80 gramas, 59 calorias) – ou seja, uma unidade por dia é suficiente. 
Preço médio: 5 reais a embalagem com seis unidades (70 centavos a unidade na venda porta a
porta).

ACTIMEL
Este leite fermentado traz outro microrganismo exclusivo da Danone, o lactobacilo LC Defensis (gêneroLactobacillus casei). Um potinho de Actimel (original, morango ou mix de frutas, entre 80 e 79 calorias) por dia garante 100 milhões desses probióticos. 
Preço médio: 3,69 reais a embalagem com quatro unidades.

BATAVO BIOFIBRAS
É um dos poucos produtos que combina dois probióticos (Lactobacillus acidofilus e Bifidobacterium lactis). O potinho (100 gramas) do iogurte integral cremoso (morango, aveia, ameixa e mamão, 110 calorias) tem cerca de 1 bilhão desses microrganismos amigos. Também na versão light (41 calorias). Preço médio: 3,41 reais a embalagem com quatro unidades.

CHAMYTO BIG
A Nestlé aposta no Lactobacillus paracasei. Um potinho (120 gramas, 88 calorias) tem cerca de 1 bilhão desses probióticos amigos. Nos sabores frutas vermelhas e tradicional. 
Preço médio: 4,59 reais a embalagem com seis unidades.

SOFYL
Sobremesa láctea da Yakult, a Sofyl também tem cerca de 16 bilhões de Shirota (Lactobacillus casei) no pote de 110 gramas (90 calorias). Nos sabores morango, baunilha, uva verde e maçã.
Preço médio: 1,40 real a unidade (1,20 real na venda porta a porta).

Cottage com lactobacilos vivos
Os pesquisadores e fabricantes têm estudado a possibilidade de ampliar a gama de alimentos
probióticos. Já tem novidade: Stímula Balkis é o primeiro queijo do tipo cottage nessa linha. Duas colheres de sopa (50 gramas, 29 calorias) garantem mais de 100 milhões de Lactobacillus acidophillus – quantidade suficiente para promover efeitos positivos ao organismo se consumido no dia a dia. O sabor é o mesmo do cottage tradicional, com a vantagem de ser livre de gordura e conservantes químicos. Potes de 220 e 400 gramas (5,50 reais e 7,50 reais, respectivamente).

Fonte: http://boaforma.abril.com.br

10 comentários:

  1. PARABENS PELA 40ª CORRIDA SUA CORREDORA LINDA!

    ROUBAR YAKULT DA FILHA PODE? HAHAHAHA

    BJO GRANDE E BOM DIA

    ResponderExcluir
  2. Tô adorando seu blog!
    Mandei email pra você.
    E parabéns pela corrida, logo logo estarei lá também.
    Bjos querida.
    Lise

    www.belezadosul.com.br

    ResponderExcluir
  3. passando pra agradecer sua visita... mais tarde volto e leio seu post ... sempre leio todos os dias..... te adorooo ...

    ResponderExcluir
  4. Rô, te mandei um email.

    Adorooo esse blog.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo circuito!!!
    Adorei as dicas!!!
    e... quem não gosta de yakult??? rs

    Bjos e uma linda quarta pra ti!!!

    ResponderExcluir
  6. Amiga,
    Eu tô firme no desafio, viu?
    Minha próxima meta é focar nos treinos para, em breve, começar a correr DE VERDADE!

    Ah! Amo Actimel, é uma delicinha, quero ver se consigo kefir.

    Beijosss

    ResponderExcluir
  7. Caramba...Ro..é muito difícil...sigo tudo direitinho..alimentos integrais, frutas até aveia e linhaça...chega essa hora em diante...bate um desespero..é f...não sei mais o que fazer!!!

    Bj

    ResponderExcluir
  8. meu deus adorei seu blog!parabens mesmo o premio ja foi dado ficou mtu mais bela!vou passar sempre aqui...pra apoiar se der da uma força lá no meu tambem www.perdendounsquilos.blogspot.com
    bjus @daniwinnie

    ResponderExcluir
  9. Oi RO!!

    Inspiração para mim!
    Parabéns pelo sucesso, garra , determinação e principalmente por compartilhar conosco suas conquistas!
    Assim sabemos que épossivel!
    Ano que vem, vc verá as minhas fotos e medalhas!
    Bjão , projeto firme e forte!
    bjão e shalom

    ResponderExcluir
  10. Gennnnnteeee,
    eu quero ser determinada assim....
    Parabéns, vc é uma ótima inspiração,
    Beijão,
    Mel

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...