quarta-feira, 28 de julho de 2010

COLÁGENO: muito além do embelezamento de pele, unhas e cabelo



O colágeno é uma proteína estrutural básica que representada cerca de 30% de todas as proteínas no organismo humano, proporcionando sustentação às células e mantendo pele, unhas, ossos, ligamentos, cartilagens e ligamentos saudáveis.

Há mais de 20 tipos de colágeno, sendo os principais tipos os de numero I, II, II e IV. Com o processo natural de envelhecimento, a deficiência começa a ser notada com a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea.

Estudos mostram que a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda de colágeno por volta de 1% por ano, e aos 50, passa a produzir apenas uma média 35% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação.

A deficiência de colágeno está também associada com a diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de rugas e estrias. Isso sem contar com fragilidade óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação dos ligamentos, dentre outras queixas comuns que escuto em consultório.

As mulheres no climatério são as que mais sofrem com a diminuição da quantidade de fibroblastos (=células responsáveis pela produção do colágeno), que junto com outra proteína – a elastina – compõem a trama de sustentação da pele.

O colágeno é reposto em nosso organismo por meio da alimentação equilibrada. Os alimentos de origem animal, tais como as carnes, principalmente as vermelhas, são excelentes fontes de proteínas e colágeno. Mas em muitos casos, se faz necessária a suplementação, que deve ser prescrita e acompanhada por seu Nutricionista.

Agora há diversas pesquisas sendo conduzidas com a suplementação de colágeno hidrolizado em osteoartrite ou artrose (=doença caracterizada pela degeneração da cartilagem articular e do osso adjacente, bem como inflamação articular) e da osteopenia e osteoporose – e com excelentes resultados!

As pesquisas mostram que o colágeno hidrolisado em pó contém uma série de fragmentos de proteínas que, quando ingeridos, são parcialmente digeridos e absorvidos, fornecendo aminoácidos fundamentais para a manutenção de ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações. O seu uso também é seguro nos indivíduos com articulação saudável, podendo ajudar na prevenção de lesões (por exemplo, decorrente da prática esportiva), além de ser um auxílio à beleza de pele, unhas e cabelos.

Vale ressaltar que o colágeno hidrolisado é de origem animal, e vegetarianos devem buscar ajuda com outros nutrientes e compostos para obterem efeito como esses citados. Um nutricionista sempre pode ajudar!

Priscila Di Ciero
Especialista em nutrição esportiva funcional

15 comentários:

  1. Adorei essas dicas...unhas estão tão feinhas...colageno nelas.Beijos

    ResponderExcluir
  2. eI FLOR ADOREI O POST SEU BLOG ESTÁ CADA DIA MELHOR BEIJINHOS E BOM DIA

    ResponderExcluir
  3. Oi moça, muito obrigada pelos elogios.
    Ótimas dicas!
    Com relação ao post anterior, eu ainda tenho o pensamento de gordo. Esse livro é muito bom, eu preciso praticar mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. amigaaa
    eh amanha?
    uhuuuuuuuu
    vou querer comprar....
    bjossss

    ResponderExcluir
  5. Oiii

    Eu ja recebi... o seu e-mail
    Assim que for fazer o post te aviso.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oh Rô ja li sobre esse santo milagroso e mesmo otimooo agora criarão usn balas de colageno que é umamaravilhaaa. ahh tem selinho pra vc lá bjussss

    ResponderExcluir
  7. Adoro suas dicas.
    Adorei.
    E dá-lhe colágeno!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. oi querida
    vc tem msn?
    é que presisava fazer uma pergunta rsrsr
    pode ser email tambem rsrsr
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  9. Oi Rô! Adorei a matéria e as dicas!! Já ouvi falar das balinhas, parece que fazem muito bem, pena que são tão carinhas...rsrsrs!

    Bjocas e um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  10. Quero agradecer a força q vc me deu e dizer q adoro as reportagens q vc posta no seu blog

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Queriida!
    obrigada pela visita no meu blog :)
    sempre te vejo nos blogs alheios, mas naum sabia que vc tbm fazia parte do grupo seleto de quem venceu a balança, parabens \o/
    grande beijo

    ResponderExcluir
  12. Oiii Ro!
    Tb tava com saudades, meu blog ta meio abandonado coitado, eu to numa fase meia ruim!! Mas quando der eu passo por aqui!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Vleu Rô, gostei muito. Já uso muitas dessas dicas, mas ultimamente não estou pedalando pois está chovendo bastante por aqui.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Tem um selinho para si lá no meu blog.
    Beijocas

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...