terça-feira, 20 de julho de 2010

Gengibre: exótico, saboroso, terapêutico e acelera o metabolismo


Com a chegada do inverno, uma raiz muito preciosa e capaz de trazer diversos benefícios para o organismo se destaca: o gengibre. Cultivado e muito utilizado no Oriente há milhares de anos, o gengibre (Zingiber officinalis) é um ingrediente básico e quase obrigatório nas culinárias japonesa, tailandesa, chinesa e indiana.

As propriedades da raiz vão muito além do sabor forte e picante, que normalmente agrada o paladar e confere um toque todo especial aos pratos que são preparados com ela. Na medicina ayurvédica, por exemplo, é chamado de “remédio universal”, pela grande variedade de benefícios que proporciona à saúde.

O gengibre produz calor no organismo e age de forma eficaz em casos de gripes, tosse, rouquidão, congestão nasal, dores de garganta e outras infecções, atenuando seus sintomas e fortalecendo o sistema imunológico. Por isso, sua utilização é muito indicada para tratar e prevenir os males a que estamos sujeitos durante as épocas mais frias do ano.

Esta capacidade de esquentar o corpo também provoca uma aceleração no metabolismo, ativa a circulação, estimula a mente e mantém a vitalidade. Uma boa dica é fazer um escalda-pés ou preparar um banho com algumas gotas do óleo essencial de gengibre naqueles momentos em que nos sentimos sem ânimo, apresentando sintomas típicos de depressão, ou esgotados após um dia estressante de trabalho, por exemplo.

É antiinflamatório, antibactericida e alivia dores musculares, de cabeça e cólicas menstruais. Nos casos de contraturas musculares, lombalgia, cervicalgia, reumatismo e artrose, pode-se massagear as regiões afetadas com o óleo essencial diluído em óleo vegetal, fazendo movimentos fortes e fricção, que produzirão efeitos de aquecimento e analgesia.

Pesquisas também comprovaram sua atuação no sistema digestivo e é ótimo para combater náuseas e enjoos, inclusive por pessoas que sofrem com estes sintomas durante deslocamentos de barco ou de carro. Apesar de sua ingestão ser contra-indicada durante a gravidez, as mulheres podem utilizar algumas gotas do óleo essencial em um difusor de aromas para aliviar os enjoos característicos dos primeiros meses de gestação. Pacientes que estão sendo submetidos a tratamento com quimioterapia também experimentam um grande alívio das náuseas causadas pelos medicamentos.

Você pode incluí-lo no preparo de diversos alimentos, como sucos, sopas, saladas e refogados. Para um uso mais medicinal, o ideal é preparar um chá com as raízes e consumi-lo entre as refeições. Você pode também misturar com outras ervas, como hortelã, eucalipto e capim limão, se o objetivo for tratar de problemas causados por gripes e resfriados. O consumo diário do chá é muito eficaz na prevenção de crises de enxaqueca. Para combater enjoos, basta mastigar um pouco dele cru, com exceção das gestantes, que devem utilizar apenas o óleo essencial, num difusor de ambientes. Também é encontrado, em lojas de produtos naturais, em forma de comprimido e tintura.

Saúde Plena

14 comentários:

  1. nossa esse tal de gengibre e bom ... perdi muitas medidas com ele... tenho que voltar a tomar ... e muito gostoso ... bom dia pra vc... bjoks

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga,

    Estava doida pra vir aqui pra ler sobre a maratona que vc foi no Rio!!

    E que linda as fotos e deve ter sido muito gostoso!!!

    E vim te avisar que tem um selinho pra ti, lá no meu blog, tá bom!!

    beijos e boa terça!!!

    ResponderExcluir
  3. estou pensando em começar a tomar suco de gengibre será que eu dou conta?...acho que deve ser ruim será

    ResponderExcluir
  4. adoro tambem gengibre!!!
    se serve pra tantas coisas então vamos consumi-lo
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  5. flor realmente o geginbre é otimo ajuda bastante mesmoo e vc sempre com topicos e post surpreendentes neh mesmo parabénsss continua assim bjussssss

    ResponderExcluir
  6. Olá! Esse ano inclui o gengibre nos meus chás...e estou adorando! E realmente está me ajudando a colher bons frutos!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rô! Obrigada pelas dicas. Comprei o gengibre, mas ainda não o preparei.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oii

    Vim aqui te desejar um feliz dia do amigo...
    Eu queria gostar desses sabores diferentes, mais o gengibre... ja tentei nao deu. Sou chata pra comer

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga, feliz dia do amigo...
    Obrigada pelo carinho no meu cantinho...
    e o gengibre é danado mesmo...
    bjinhos flor

    ResponderExcluir
  10. amigaaa olhei as fotos no orkut da maratona..ai que invejinha boa hehe..devia ta super legal...
    ah tentei fazer cha de hgengibre..mas ficou fortissimo..acho que coloquei demais
    haha
    passando bem rapido que hj ta corrido o negocio aqui...
    feliz dia do amigo
    bjosss

    ResponderExcluir
  11. Oi. FELIZ DIA DO AMIGO. Já tinha ouvido falar do gengibre mas nunca experimentei, vamos ver se agora eu experimento. Bjkas

    ResponderExcluir
  12. oii.. bela materia sobre o gengibre.. mas ja tentei, e nao consigo, ele nao desce..rs..
    e vi a maratona pela TV, deve ter sido uma delicia mesmo..
    bjss

    ResponderExcluir
  13. Oi Rô!

    Sou fã do gengibre amiga.

    Compro a raiz e utilizo de várias formas. Hoje de manhã meu filho estava com dor de garganta. Dei um pedacinho pra ele mascar; logo melhora e descongestiona bem!

    Beiju

    ResponderExcluir
  14. Menina eu preciso por esse tal d egengibre na minha alimentação..ai ai

    bjinhossss :*

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...