quarta-feira, 7 de julho de 2010

Metabolismo: É comendo que se emagrece

Entendendo melhor, imagine seu corpo como uma máquina inteligente. Ele se acostuma, se condiciona a todos os estímulos direcionados a ele.
Já ouvi muitas pessoas falarem, agora eu emagreço, fechei a boca de vez. Só estou comendo uma saladinha no jantar, uma sopa ou aquele shake que vi na TV. Ai pergunto, e o café da manhã? Ahh, não sinto fome de manhã.

Logo, seu corpo, como a máquina inteligente que é, se condiona a isso, então começa a trabalhar lentamente. Sabendo que o próximo combustível vai demorar para chegar, ele começa a acumular fonte de energia, no caso, gordura. Nos primórdios, quando tínhamos que caçar nossa comida, essa foi nossa garantia de sobrevivência durante milhares de anos, quando não dava para prever se haveria alimento. Porém, os tempos mudaram, mais nosso organismo continua atuando da mesma forma, a única diferença é que hoje, temos comida em abundância, por isso hoje temos muitos obesos.

A vida moderna não dá condições nenhuma pra que o indivíduo se alimente corretamente, as pessoas ficam muito tempo sem se alimentar e quando vai comer, come em grandes quantidades e a qualidade fica um pouco de escanteio. Nesta situação, precisamos nos alimentar mais vezes durante o dia, no mínimo 4 refeições diárias geralmente com intervalos de 4 horas, 3 horas e até 2 horas. Lógico, em pequenas quantidades e com qualidade, podendo ser frutas, frutas secas, barras de cereal, bolachas (integrais), um lanche com peito de peru e queijo branco ou um suco. Isso fará com que seu metabolismo comece a trabalhar mais acelerado, não permitindo o estoque de energia.
O ideal para quem trabalha o dia inteiro fora é levar lanchinhos de casa mesmo, além de mais econômico, você consegue organizar com antecedência toda sua alimentação do dia, e não tem jeito viu, tem que pensar, se organizar e ser pontual com sua alimentação. No começo tudo é difícil, mais seu corpo logo se acostuma daí, ele mesmo vai te avisar que é hora do próximo lanche.

Outra coisa diminua radicalmente os doces, se puder evite, inclusive os chocolatinhos. Pelo menos no início, até que seu corpo se adapte. Depois você pode comer 30g por dia para saciar a vontade. Seja forte!

Para quem quer ganho de massa muscular, também tem que comer no mínimo 4 refeições diárias, só que a quantidade não é pequena não, porém a qualidade deve ser mantida.
Músculos sim, gordura não.
Este é um assunto que vai muito além, e com certeza será ressaltado muitas vezes, porém esta é a base. É comendo que se emagrece.

Corpo em Foco

16 comentários:

  1. Bom dia lindona,como está??Ótima reportagem, NUNCA é demais falar sobre isso.Leio seguido em alguns blog das meninas que tiveram uma compulsão e comentam: mas amanhã vou reduzir a comida, comer só umas saladinhas e sopinhas para compensar hoje.Mais uma atitude errada.Além de desacelerar o metabolismo, ainda fica sujeita a mais uma compulsão.Excelente post, adoro teu blog, sempre com informações muitoo pertinentes. beijão, fica com Deus, tenha uma óima quarta e nos falamos através dos bloguinhos.

    ResponderExcluir
  2. Otimo postagem , amiga estou bem, fiquei um pouco revoltada comigo este final de semana, pois deixei a gula falar por mim, mas agora estou 10 minha salvação foi que malhei e a balança ficou parada no que estava, agora reverei sempre antes de uma loucura pois poderei botar tudo a perder.Beijinhos e um otimo dia.

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA MINHA QUERIDA,JUSTAMENTE SEU POST DE HOJE TEM A VER O QUE ACONTECEU COMIGO ONTEM DE FICAR SEM COMER NÃO SE ALIMENTAR DIREITO.HOJE VOU MELHORAR.OLHA TEM SELINHO PRA VC NO MEU BLOG PEGA LÁ TÁ?1000 BJS TENHA UMA OTIMA QUARTA.

    ResponderExcluir
  4. quando falo isso pra alguem... ahh pensão que estou doida...rsrsrs.. mas e vero e comendo que se emagrece...rsrsrs.. mas vai colocar isso na cabeça de alguem...rsrsrs.. bjoks

    ResponderExcluir
  5. Rô antes eu não acreditava, mas depois que passei a comer de res em tres horas, percebi que falta de comida não emagrece e sim comer direito.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Oie...

    Ótima matéria...eu já vi muitas pessoas comerem pouco...e não emagrecerem...pq comem errado ...nas horas erradas....e etc..

    Tem selinho pra vc lá no meu blog....

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Óptima dica para quem se esquece que a comer é que emagrece. Não é como me disse um "profissional2 dono de várias hervanárias cá no sitio e que escreve todas as semanas num jornal de grande tiragem - "tem de deixar de comer porque não há etiúpes gordos". Escusado será dizer que nunca mais me viu no seu consultório.
    mas isto para dizer, que se há profissionais que ainda acreditam que passar fome é remédio para o sucesso, muito mais haverá pessoas que pensam que saltando refeições conseguem emagrecer mais.
    beijocas e é sempre bom ler as suas mensagens

    ResponderExcluir
  8. Amiga,
    Acho que tb se vc passa muito tempo comendo errado, e pouco depois qualquer coisa que vc come engorda né?
    Eu me alimento de tres em tres horas, é sagrado. Quero manter minha massa magra tb.
    Bjs CRis.

    ResponderExcluir
  9. Mas isso e' verdade mesmo...
    Antes eu pensava que quem ia emagrecer comendo tantas vezes por dia???
    E hoje eu sou prova disso... Faco minha alimentacao de 3 em 3 horas... nao passo fome e nao exagero nas calorias....e o melhor, estou emagrecendo...
    bjo

    ResponderExcluir
  10. Oie Rosangela....nossa vc esta muito linda mulher!1 Parabens pelo resultado! Obrigada pela visita ja estou te seguindo bjuss e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  11. Oiiiie amiga,

    Comer e comer corretamente e nos horários certos é a base de tudo!!

    Vejo muita gente pulando o café da manhã, eu só acho que se deve pulá-lo se vc acordar perto do horário do almoço,, não é!!

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Rosangela, obrigado pela visita e os toques!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Vim conhecer o teu cantinho. Adorei as dicas.. já te linkei..

    bjkas..

    ResponderExcluir
  14. Oi minha querida adoro suas dicas, parabens, são ótimas... ótima noite, beijos

    ResponderExcluir
  15. olá Ro...poxa obrigada pela força...seu bloguinho é lindo e cheio de dicas adoreiii... estou te seguindo,,,bjokass!!

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...