segunda-feira, 26 de julho de 2010

Os Benefícios do Limão

O limão é considerado o rei dos frutos curativos, graças à variedade de usos medicinais que possui. Isso se deve a uma substância presente na casca, com vários efeitos benéficos à saúde: ajuda a emagrecer, reduz o colesterol, controla a ansiedade e tira o desânimo. Além de tudo, ela combate os radicais livres, retardando o envelhecimento. Rico em vitamina C e sais minerais, o limão também é ótimo para curar e prevenir a gripe. E não é só isso! Estudos comprovam ainda que o fruto possui propriedades antibacterianas. Aprenda como usá-lo melhor no seu dia a dia:

Fruto anticansaço: além de ser um poderoso aliado no tratamento de várias doenças, o limão ajuda a afastar o desânimo, o cansaço e a ansiedade, resgatando de maneira sutil o bem-estar. Por isso, hoje é comum o uso do limão na aromaterapia e no uso de florais, como forma de reequilibrar o organismo e a mente.

Adeus, gordurinhas: aprenda com os ensinamentos da medicina aiurvédica, desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos: o limão é um laxante suave e estimula a digestão. Usado com bom senso, e associado a outras frutas ou legumes em forma de suco, ele ajuda até a emagrecer. Quer experimentar? Tente as duas receitinhas abaixo:

• Passe pela centrífuga ou bata, no liquidificador, 2 limões inteiros (com a polpa e a casca) e 2 talos inteiros de aipo. Dilua com um pouco de água. Tome o preparado em jejum, todo dia, durante sete dias seguidos. Pule uma semana e repita o tratamento.

• Bata no liquidificador 1 xícara (chá) de talos e folhas de erva-doce, 2 limões descascados (1 deles com partes da casca) e 1 xícara (chá) de água filtrada ou de coco. Coe e sirva imediatamente. Tome por 21 dias e dê um intervalo de uma semana. Se desejar, repita o processo.

Os poderes curativos do fruto

Azia: Esprema o suco de 1 limão em ½ copo (americano) de água. Beba imediatamente.

Aftas: Com o auxílio de um cotonete, passe suco puro de limão no local machucado.

Amigdalite e faringite: Faça gargarejo várias vezes ao dia com água morna, suco de limão e uma pitada de sal.

Asma: Toste no forno um limão inteiro. Esprema e misture o suco com 1 colher (sopa) de mel. Tome 1 colher (chá), de hora em hora.

Colesterol: Em jejum, tome o suco de 1 limão com um pouco de água morna todas as manhãs.

Diarreia: Bata no liquidificador o suco de 1 limão, 1 maçã e um punhado de erva-doce e hortelã frescas. Coe e tome na hora. Se desejar, dilua a mistura em água fresca ou de coco.

Dor de dente: Pingue algumas gotas de suco de limão no local da dor.

Febre: Corte 3 limões médios em fatias finas. Leve ao fogo com 500 ml de água. Deixe ferver até que a água reduza a um terço. Tome ½ xícara (chá) de hora em hora até que a febre baixe.

Gripe: Tome suco puro de limão três vezes ao dia. Ou faça um chá com 1 limão descascado cortado ao meio, 2 dentes de alho com casca, cravo e canela em pau a gosto. Adoce com mel e tome bem quente, antes de deitar.

Mau hálito: Faça gargarejos com 1 copo (americano) de água morna e o suco de ½ limão.

Náusea: Beba 1 copo (americano) de água gelada com gotas de limão. Outra dica: corte 1 limão ao meio e aqueça as 2 metades com a parte aberta sobre uma frigideira. Salpique sal sobre uma delas e mel sobre a outra. Chupe o suco das duas.

Reumatismo: Tome água com limão várias vezes ao dia (inclusive cedo, em jejum).

Soluço: Tome 1 colher (sopa) de suco de limão.

Alerta geral:

1. O limão é usado em tratamentos alternativos. Ou seja, ele não substitui os métodos convencionais e as recomendações médicas. E também não garante a cura – apenas dá uma bela força a mais ao organismo.

2. Depois de manusear um limão, lave bem as mãos com água e sabão. Isso evita manchas na pele quando você se expuser ao sol.

Você sabia?

• O limão possui baixo teor calórico: 100 g de limão = só 25 calorias.

• Várias linhas da medicina (tradicional, xamânica e alternativa) já reconheceram que o consumo diário do limão melhora bastante a concentração mental, a memória e a visão. E isso independentemente da forma de consumo (suco, terapia intensiva, aromaterapia, fitoterapia etc.)

M de Mulher

19 comentários:

  1. Eu só sabia q limão é digestivo. Pq desde criança minha mãe me fazia tomar o suco de meio limão espremido com um pouquinho de água quando eu comia demais, ou quando comia alguma coisa que não fazia bem! :)

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oiii

    Que bom que vc gostou, e falando nisso, vc ja bateu sua meta tbm né??
    Se quiser participar, vamos adorar me envie um e-mail ge_umanovamulher@hotmail.com.

    Beijos


    http://asdivasprasempre.blogspot.com
    http://fofinhachega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi. Já tinha ouvido falar que o limão é muito bom mas não sabia que era bom pra azia e afta, bom saber né? Boa semana, bjkas

    ResponderExcluir
  4. Hum eu adoro limao de qualquer jeito , tomo todo dia em jejun.. boa semana pra ti ..bjus

    ResponderExcluir
  5. Eu também adoro o limão e é meu aliado em várias situações. Convém é ter cuidado com o uso prolongado dela por exemplo em jejum pois pela sua acidez tem tendência a fazer infecções urinárias.
    Com tudo, a moderação é o segredo do sucesso.
    beijocas

    ResponderExcluir
  6. Olá miga tbm,olha eu adoro limão,pena q ñ posso consumir mt,pois dá-me dores d estômago,adorei o post linda,boa semana,bjinhos..

    ResponderExcluir
  7. Adoro a "terapia" do limão.

    Fanzoca mesmo e tomo sempre pela manhã.

    Beiju+

    ResponderExcluir
  8. adoreiii , vc nos surpreende a acada dias com mais dicas continua assim sempre tenha uma linda semana bjusss

    ResponderExcluir
  9. limao?? Nao.. nao.. aderi ao PÓ (de feijao).kkk

    ResponderExcluir
  10. Oi querida,

    O limão é poderoso mesmo, tenho um livro que fala sobre estes beneficios, eu usei um tempo com agua em jejum, realmente trás gdes benefícios.
    Hoje retomo meus treinos de corrida, vou realizar a minha primeira corrida no dia 05/09...tomara que eu consiga né..rs

    Bjinhos e otimo dia!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Obrigada pelo carinho viu?

    Ador limão! Limonada então é uma delicia!!! A gente tem tanto poder nas mãos as vezes que nem nos damos conta né? Se cuidar de forma natural é muito melhor!!!

    Bjos e uma excelente semana!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi,

    Eu estava usando o limão todo dia de manhã, ante do café eu e o meu esposo....estava adorando...mais depois acabei parando. Estou precisando retornar, já sabia dos benefícios dele, e depois de saber ainda dos outros beneficios, preciso usufruir mais.

    beijos e boa segundona!!

    ResponderExcluir
  13. adorei seu cantinho tem muitas dicas boas obrigada pela visitinha, estou te seguindo e estarei sempre aqui!

    ResponderExcluir
  14. querida.
    Passando p desejar uma excelente semaninha p vc!!!

    bjos.

    ResponderExcluir
  15. Bem que eu sabia que por tras daquele cheitinho azedo deveria ter algumas propriedades para nos ajudar e são muitas...Beijinhos amiga e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  16. oi.. adoro limao.. e sempre to tomando um suquinho, agora passar na afta, deve doer de mais nao..rs..
    bjssss

    ResponderExcluir
  17. nossa, não sabia que o limão tinha tantas funções, adorei.
    tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  18. Menina que mudanças as suas heim!!!
    mto bons seus posts...
    vou ler todos!!!!

    bjinhos!

    ResponderExcluir
  19. Nossa, quantas funções boas esta frutinha azeda nos proporciona...
    Ótima postagem! Aprendendo sempre...
    Grande bjo,
    Mágnor

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...