Pular para o conteúdo principal

Aveia: Rica em Fibras e aliada na dieta


Quando o assunto é a dieta, os cereais são aliados de quem quer controlar o peso e cuidar da saúde. Ricos em fibras, eles melhoram o funcionamento regular do intestino, previnem contra doenças cardiovasculares e ainda fazem o metabolismo funcionar melhor. Por isso, o consumo dessa turma é mais do que recomendado. Uma alimentaçao saudável é condição obrigatória para qualquer pessoa. Se você está de dieta, essa regra fica ainda mais importante, por isso, descubra seu peso ideal e mude seu cardápio.

Um deles é a aveia. Além de ser o cereal mais rico em fibras e o mais barato do mercado (e de ser superfácil de encontrar), ele também é cheio de minerais (cálcio, ferro, zinco e cobre). O melhor de tudo é que a aveia vai muito além do mingau, podendo gerar diversas receitas; basta criatividade quando for o momento de se tornar o mestre cuca da casa. Em flocos, farelo ou farinha, dá para tirar muito proveito dela e sair ganhando com a dieta e com a saúde.

Perfeito para a dieta
Além dos benefícios que traz para o funcionamento do trânsito intestinal, a aveia é um cereal que possui digestão lenta. Assim, a fome vai demorar para dar as caras e a sensação de saciedade vai permanecer, sem que a vontade incontrolável de comer apareça entre uma refeição e outra. Segundo a nutricionista Maria Elisa Yaemiiam Jo, do Hospital São Luiz, é diferente comer um pãozinho francês, um carboidrato simples, e uma porção de aveia, um tipo de carboidrato complexo . "O pãozinho possui somente a farinha de trigo, que não é suficiente para saciar o organismo durante muito tempo, já a aveia é cheia de fibras", explica.

Benefícios para a saúde
Basta falar em fibras que a primeira coisa em que se pensa é intestino preso. E, como a aveia é o cereal mais rico em fibras, não há como fugir do assunto: ela auxilia a flora intestinal a estar regulada. No entanto, não basta consumir a aveia, acreditando que ela vai fazer milagres. Como explica Maria Elisa, a água é forte aliada para dar fim ao desconforto. "É preciso consumir muita água para a aveia ser absorvida", completa. Consumir aveia regularmente ajuda também na prevenção de doenças coronarianas, já que as fibras controlam as taxas de gordura no sangue e garante que as paredes das artérias fiquem saudáveis.

Acrescentando ao cardápio
Café da manhã: depois de uma boa noite de sono, é hora de tomar um café reforçado para garantir energia ao longo do dia. A sugestão da nutricionista é acrescentar duas colheres de sopa de aveia no leite, no iogurte ou sobre frutas, como o mamão e abacate.

Ao longo do dia
No decorrer do dia é possível acrescentar aveia às refeições sem que ela apresente grandes diferenças ao paladar. Uma boa pedida é usar a farinha de aveia no lugar da farinha de trigo nas receitas, que é mais fácil de diluir. Optar pela farinha também impede que aquelas "bolotas" de aveia em flocos sejam sentidos. "O floco de aveia absorve líquido e incha, fazendo com que pedaços apareçam", explica a nutricionista.

Minha Vida

Comentários

  1. Ro..saudades de falar cntgooo
    e ai preparada pra sair na revista..to loquinha pra ver..eu assino a boa forma...acho que ja deve estar chegandooo a desse mes ne...eh nesse mes que vc aparece?
    bom falando um pouco da aveia eu como todo dia no café da manha..eu misturo 1 colher de aveia e linhaça junto com a xicara do cafe com leite..a aveia e linhaça fica no fundo tipo uma papinha..eh uma delicia comer..como todos os dias..
    e eh bom que so traz beneficios pra gente ne?
    bjos e boa sextaaaa

    ResponderExcluir
  2. Estou a começar as descobrir as utilidades da aveia... Estou a gostar :)

    ResponderExcluir
  3. isso concordo com vc... passei a consumir aveia ... gente do ceu ... meu intestino ta uma belezura. ... e o tanto que demora pra sentir fome ... bom de mais... otima dica ..bjus

    ResponderExcluir
  4. Oii

    Eu to usando a linhaça e a farinha, a aveia eu ainda nao aderi, mais vou dar uma olhada no mercado e ver as opçoes... eu vou ficar saudavel de uma forma ou de outra..rs

    Tô louca pra te ver na revista contando as horas...
    Vc com certeza vai estar linda e maravilhosa como sempre arrasando.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gostei da dica, Rô, vou procurar fazer uso da aveia.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Hummm... adoro aveia! Que bom que ela traz tantos benefícios prá gente!!

    bjos! Bom findi e bom feriado!

    ResponderExcluir
  7. oi linda
    passando pra lhe desejar um ótimo final de semana

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada por este graozonho mágico...hummm


    Tenha um dia de paz'


    Beiju

    ResponderExcluir
  9. Passando pra deixar um bjãããão!
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  10. Ow musa inspiradora! Eu comprei aqueles biscoitos de aveia da Quacker... Eles sao tao tao gostosos! Um beijo!

    ResponderExcluir
  11. adoro aveia me deixa de bem comigo mesmo ,sempre que posso uso bastante ela. amiga linda tenha uma linda sexta bjs no ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi Rô...
    Adoro aveia...sempre faço mingau ou como com fruta.
    Só fico na duvida da aveia com saber, tenho em casa a de chocolate, só qdo tô com muita vontade de doce ai faço o mingau com ela.
    Esses dias fiz creme de espinafre e de vez engrossar com farinha ou maizena engrossei com aveia e ficou uma delicia.
    Bjs bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  13. Oie!

    Passei para desejar um ótimo final de semana.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. AMO aveia, adoro minga, pão e tudo que leva aveiaa. HUmmmmmm!!!

    ResponderExcluir
  15. adoro aveia, mas já ouvi falar que é bem calórica...

    ResponderExcluir
  16. Oii Flor!

    Adoro aveia!

    Tenha um ótimo e light fds!

    Fique com Deus!

    Força ai!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  17. Ro vc esta linda na BOA FORMA,

    arrasou na seção EU CONSEGUI !

    ADOREI

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga...
    vi vc na BoaForma...
    parabéns...
    um dia chego lá rs...
    tenha um ótimo Feriadão...
    bj flor

    ResponderExcluir
  19. A gatona da boa forma! kkkkk
    FLOR, li sobre a aveia em outro lugar, depois que vi seu post to vendo que as coisas tão conspirando a favor da aveia kkkk. acho que vou colocá-la no cardápio, ta pedindo pra ser comida neeh kkkkkkkkkkk
    beijão :*

    ResponderExcluir
  20. RÔ, tenho problemas com aveia... e sérios, EU AMO AVEIA!
    Sabe que nas minhas duas últimas gestações eu comia 1 kg de aveia por semana! Era um desejo incontrolável uhauhauahuahauhauhauhauahuaua
    Mas é tudo de bom.


    bjs

    ResponderExcluir
  21. Avei faz muuito bem mesmo né lindona??


    Mas eu vim aqui te parabenizar pela matéria na Boa forma

    parabéns viu?

    vc merece!!

    bjinhus

    ResponderExcluir
  22. Rô querida

    Parabens pela revista e pela sua história

    Vc ta linda pra variar

    Vamos lá em busca da casa dos 50 né? Mas vc já está ótimaaaaa

    ResponderExcluir
  23. Amiga quase não acrediter ao ve-la na revista ? E vc ai quietinha nem nos contou? Tá maravillhosa , uma batalhadora...Amei.Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi. E eu que pensava que aveia engordava, rsrsrsrs, bj e boa semana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …