terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mexa-se 10 dicas para não abandonar os exercícios

A motivação do iniciante pode diminuir à medida que os dias passam. Veja como não desistir

Quem decide abandonar o sedentarismo com a prática da caminhada ou até da corrida costuma relatar alta motivação nas primeiras semanas de atividade física. Com o passar dos dias, no entanto, o pique pode diminuir, especialmente se não houver um planejamento dos exercícios.
“Entre 80% e 90% dos iniciantes que não seguem uma planilha abandonam a atividade por volta da terceira semana. Já os que seguem orientações de um instrutor ou até programas de treino – mesmo que genéricos – continuam firme mesmo depois de terminada a primeira planilha, o que geralmente fica próximo do terceiro mês”, diz o professor de educação física Alen Brandizzi, técnico esportivo de corrida e triatlo da Treine Certo Assessoria Esportiva, de Vitória (ES).

Confira dicas práticas para não desistir:
1. Arranje um parceiro de treino nas primeiras semanas e se comprometa com ele. É muito fácil “deixar para lá” quando você está sozinho. Especialmente naquele dia em que bateu a preguiça ou amanheceu nublado.

2. Estabeleça metas atingíveis e reais, como caminhar dois quilômetros, três vezes por semana nas primeiras duas semanas. E aumente 300 metros a cada semana em um período de 12 semanas. “É mais fácil de praticar e cumprir, do que decidir caminhar cinco quilômetros todos os dias até o fim do ano”, argumenta Alen Brandizzi. Vale também planejar a evolução, traçando planos para um ano com metas curtas, médias e de longo prazo.

3. Em um caderno ou agenda, faça uma espécie de “diário de treino“. Algo como: “hoje caminhei dois quilômetros e me senti bem”. E valorize os progressos: “caminhei 10 minutos e corri durante dois minutos. Nossa, como correr é legal!” Segundo o treinador, o ato de registrar seu exercício faz com que você visualize sua evolução, o que é altamente motivador.

4. Esqueça o treino dos outros: concentre-se em você. Trace suas próprias metas, sabendo aonde quer chegar e como fará para atingir seus objetivos.

5. Use roupas e tênis confortáveis, adequados ao seu corpo.

6. Escolha um local agradável para a prática de exercícios, como um parque. Pelo menos uma vez por semana programe um treino ao ar livre.

7. Se você segue uma planilha entenda que “treino perdido é treino feito”. “A sessão de exercício programada e perdida para aquele dia não poderá ser somada a do dia posterior. Esqueça e siga em frente”, diz Alen.

8. Compartilhe experiências. Converse sobre seu treino com pessoas do mesmo nível que você e com os mais experientes. Até redes sociais como Twitter e Facebook, podem ajudar nessa troca.

9. Não use desculpas como “estou muito pesado”, “não tenho fôlego”, “não consigo acordar cedo” para desistir do exercício. A perda de peso e a resistência vêm justamente com a continuidade da caminhada ou da corrida. Quanto ao horário, escolha o que é possível e mais confortável para você.

10. Descanso também é treino. O intervalo entre um dia e outro de atividade física é benéfico para a recuperação e altamente recomendado, principalmente para iniciantes. Só não use esse argumento para descansar a semana inteira.

delas.ig.com.br 

NOVIDADE:

HOJE estréia minha coluna quinzenal no Adoro Esporte. Acessem: http://adoroesporte.wordpress.com/2010/11/16/correr-eu-yes-you-can/

 Meu twitter: @rosbarbieri


17 comentários:

  1. Oi Diva!!

    Adorei a ideia de consultora light.. ta cada vez mais chic essa amiga, e depois vc pode mesmo dar dicas preciosas, ja que ta linda e magrela.
    Agora falando do post de hoje, acho que ta lendo pensamentos... adorei, eu to bem preguiçosa mesmo, tava lendo a corpo a corpo e ela ta com um plano assim de exercicios, caminhada e corrida achei bem legal, mas o que me falta mesmo é uma cia que nao queira parar, minha irmã aqui ia ser tudo de bom agora, ela caminha ate sozinha..hahaha
    O marido tem preguiça que nem eu ai ja viu, to com umas ideias na cabeça nao posso parar né, a ideia é ficar melhor..e nao mudei ela.
    Até dançar me deram uma dica outro dia e fiquei pensando, sera que não pode ser isso a me ajudar? To pensando..rs

    Beijos e vamos mandar as Bruxas pra longe de nós.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA AMIGA
    GOSTEI DESSA IDEIA DE ANOTAR NO CADERNO OS EXERCICIOS ANOTAVA A COMIDA AGORA EXERCICIO NÃO ADOREI VOU FAZER COM CERTEZA
    BJKAS♥♥

    ResponderExcluir
  3. Coisas tão simples e que nos ajudam tanto:)~
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. dicas praticas... como sempre... bjusssss

    ResponderExcluir
  5. Oie,

    Como sempre com dicas ótimas...
    E gostei da sua idéia de consultora light, li seu e-mail. Só não vou aderir agora, por estar em período de mudança e contenção de despesas, amiga. Mais espero que várias pessoas possam aderir ao projeto!!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Rô...
    olha isso é vc colocou aí é bem real.. Meu retorno as corridas, depois do nascimento do meu 3• filho foi assim.. primeira semana a maior empolgacao... na segunda já arrumava uma desculpa!
    E essas dicas funcionam mesmo... o fato de eu ter colocado objetivos tem funcionado bastante..

    bjs e valeu as dicas!

    Jacke Gense

    ResponderExcluir
  7. Me apaixonei pelo seu blog. Antes só acompanhava seus comentários no Diarréia de pensamentos. Já te linkei e seu blog me auxiliará muito no meu processso de "divinamento"
    .bjs e parabéns

    ResponderExcluir
  8. Ro suas dicas sao sempre otimas.. eu ando numa preguiça danada.. mas mesmo assim to fazendo.. e tento todos os dias fazer diferente.. ou começo correndo, ou começo andando, ou ando reto, ou subo ladeira.. rs, enfim... pra nao enhjoar mesmo...
    beijocas e boa semana.

    ResponderExcluir
  9. oii.. finalmente consegui comprar sua revista hj, la na minha roça não tem banca de revistas.. e como to na cidade hj, comprei e ameiii..
    otima semana pra vc... e ja entrei no site pra ver sua nova coluna, ta chique demais hein!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  10. oi amiga ta podendo mesmo hein, mas é isso ai...
    Adorei as dicas, gostei mesmo da planilha, vou fazer...beijocas!
    Sucesso amiga!

    ResponderExcluir
  11. Dicas valiosas...agora é só colocá-las em prática e bóraaa emagrecer com saúde...
    Bjos e uma ótima tarde de terça feira

    ResponderExcluir
  12. gostei muito das dicas...
    aliás, gosto mto daqui..
    rrs..
    bjão!

    ResponderExcluir
  13. Ro como sempre otimas as dicas!

    valeu pra eu não desanimar mais..rsss...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. No esporte não tô essaa coisas; é que como já falei, agora to "correndo " atrás de ap pra alugar, rs!

    Coluna?

    Opa!

    vou conferir a novidade


    Beiju*

    ResponderExcluir
  15. Oi Rô.

    Adorei a novidade do Adoro Esporte. Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Já to te seguindo no twitter também!! Essas dicas são ótimas, as vezes queremos fazer tudo de uma vez só e acabamos desistindo é sempre bom ir "passo a passo" hehe
    Beijos Ro

    ResponderExcluir

  17. Ótimas dicas!!!!
    Adorei a coluna, parabéns!!!

    bjsss

    ResponderExcluir