Pular para o conteúdo principal

Saiba como suas unhas denunciam problemas de saúde


As unhas podem revelar uma quantidade surpreendente de dados sobre a saúde de uma pessoa. Médicos especialistas dizem ver muitas informações conforme o estado geral das unhas e as alterações na forma e cor.

Pode ser o primeiro sinal ou o último de uma doença interna. Alterações pulmonares, pólipos nasais, anemia, síndrome inflamatória do intestino e doenças do fígado, podem provocar alterações nas unhas.

Em alguns casos, essas alterações podem levar as pessoas a procurar assistência médica, com expectativa de trazer à tona, condições não diagnosticadas anteriormente. Em outros, o estado das unhas de um paciente vai ajudar o médico esclarecer o que está em jogo.

A saúde das unhas, se não houver nenhuma doença mais séria no organismo, agradece se você seguir essas dicas de alimentação:

· O enxofre é muito importante para a saúde das unhas, da pele e dos cabelos. 100gr de alho contem 70mg de enxofre.

· Inserir oleaginosas como amêndoas, castanhas, nozes no seu cardápio, faz bem pra saúde da pele, unhas, cabelos, pois são ricos em ômegas 3, 6,9, que aumentam saciedade e ricos em proteínas. Consuma de 3-4 unidades/dia. Mas, cuidado! Elas são calóricas. O ideal é consumi-las combinadas com frutas, pois diminuem a absorção de açúcar.

· Coloque na alimentação aveia, cevada, salsa, e etc que são ricas em silício (nutriente presente no colágeno, que é responsável por estruturação das cartilagens, tecido etc.).

· A linhaça fortalece unhas, dentes e ossos, além de tornar a pele mais saudável.

· As algas marinhas, por serem ricas em minerais, ajudam unhas fracas e quebradiças a crescerem, além de apagar manchas. A nori, alga utilizada na confecção de sushi, elimina bactérias.

· O estresse faz o cabelo cair e as unhas ficarem fracas, pois está intimamente ligado a estimulação do sistema imune. Durante a fase de estresse podemos aumentar o consumo de alimentos relacionados ao controle da imunidade, uma vez que no estado de stress as pessoas têm queda da imunidade:

o Ômega 3: salmão, sardinha, atum, linhaça

o Zinco: açafrão, gengibre

Exemplos de problemas de saúde que aparecem nas unhas

A cor base da unha de indivíduos saudáveis deve ser rosa claro. As que são brancas ou esbranquiçadas podem sugerir anemia ou alguma doença hepática.

Unhas brancas com ponta escura pode ser um sinal de envelhecimento, mas também pode ser sinal de insuficiência cardíaca congestiva, diabetes ou doença hepática.

Problemas renais são suspeitos em condição conhecida como meia-e-meia haste, em que a parte inferior da unha é branca, mas uma parcela para a ponta da unha é rosa.

Unhas azuladas podem indicar falta de oxigênio, sinal de uma pessoa pode estar sofrendo do pulmão. Unhas verdes podem sugerir infecção por Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria que é comum no meio ambiente. Problemas respiratórios – como pólipos nasais e sinusite crônica - podem desencadear a síndrome das unhas amarelas, considerada rara.

Unhas espessas, disformes e turvas são geralmente sinal de infecção por fungo. Quanto mais cedo forem tratadas, melhor. É difícil de tratar.

A preocupação deve ocorrer se alguém desenvolve uma nova pigmentação nas unhas, assim como um novo sinal sobre a pele. Neste caso é melhor procurar um dermatologista para ver se é um melanoma ou se é apenas uma batida

Se notar uma mudança nas suas unhas, é razoável que vá verificá-la, mas não se preocupe sobre isso. Há muitas coisas que acontecem nas unhas que não têm nada a ver com quaisquer condições citadas no texto. Fotos podem ser acessadas no site da Clínica Mayo, dos EUA: http://www.mayoclinic.com/health/nails/WO00055

Fonte de informações sobre doenças que se expressam nas unhas: Newsletter Life Extension.

noticias.uol.com.br

Comentários

  1. Oioi

    Mto bom, era tudo o que eu precisava, ja voltei com a linhaça e preciso acrescentar outras coisas dessa listinha pra ver se da uma força nas minhas que estão fraquinhas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. nossa amiga que interressante né
    é bom ficar de olho
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  3. tenho que comer a tal da linhaça ... legal o texto ...bjus

    ResponderExcluir
  4. interressante !!!!
    a minha está terrivel
    vou procurar colocar a linhaça denovo no cardapio
    bjim

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga. Depois desse seu post vou na minha médica e pedirei alguns exames, minhas unhas andam muito quebradiças e meus cabelos caindo demais, preciso ver isso né? bj

    ResponderExcluir
  6. RÔ VC SEMPRE COM SEUS POSTS MEGA INTERESSANTES E INFORMATIVOS! ADOREI!!!
    BJOOO

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga linda...
    obrigada pelo seu carinho...
    adorei o post...
    tenha um ótimo dia...
    bj flor

    ResponderExcluir
  8. Por coincidência havia feito essa pesquisa há poucos dias, pois meu marido estar com as unhas dele ficando toda bca, alguma micose, já marquei dermatologista para ele, essa materia enriqueceu mais o que já havia lido sobre o assunto, beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga, valeu pelas dicas, minhas unhas estão fracas, preciso cuidar mais delas. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Passando para lhe deixar um Beijos enorme
    =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Rô...
    E vamo q vamo a mais informações...
    Adoro!
    Meu, parece q tu advinhou, minhas unhas estão um caos, do pé fungos, das mãos não crescem, descamam, lascam, horrivel, eu acredito que seja anemia, vou na Nutri dia 06 e pegar as guias para fazer os exames...
    Dureza viu!!
    Adorei as dicas.
    Tks
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  12. Eu hoje começei com a linhaça...
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Oiii
    Muito bom saber q as unhas mostram como a nossa saúde está indo...
    Preciso voltar com a linhaça já!
    Bjus e sucesso!
    Ah! hoje q vi as fotos antes e depois... parabéns!
    Bjus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

Sorteio- Kit Auxiliar no Emagrecimento

Sorteio : Belthys e Cápsulas de Oliveira da Tiaraju
Pensando na qualidade dos produtos do Laboratório Tiaraju, e no carinho sempre recebido no blog, quero proporcionar este sorteio para dar um ânimo na RA das queridas(os) seguidoras(es). Mas nunca esqueçam da Atividade físicas !!!
Vamos aos benefícios dos produtos:

Belthys: composto Quistosana, Abacaxi desitratado e Cromo.
A Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A Quitosana é uma fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Sua estrutura molecular permite que alta capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-la do corpo. Devido à alta densidade das cargas positivas deste polissacarideo, a quitosana atrai e se liga aos lipídeos (moléculas de gordura de natureza negativa). No estômago, devido a acidez, a quitosana a…

Kássia emagreceu 21kg

Hoje quero compartilhar com vocês a superação e mudança da querida amiga virtual Kássia. Ela deixou o sedentarismos de lado, começou a se exercitar em casa e mudou totalmente seu estilo de vida, tenho muito orgulho de acompanhar todo esforço e essa trajetória linda! Segue abaixo o depoimento dela:

Meu "sobrepeso"  de fato não incomodava tanto a ponto de fazer loucuras ou dietas mirabolantes. Comecei a engordar quando me casei, depois tive meu primeiro filho e aí a coisa ficou séria. Engordei 14kg na gestação, não me lembro de ficar me pesando ou fazendo dietas depois que tive ele.  Pensava, "tô casada, feliz, com um filho e meu marido me ama". Quando meu filho tinha 6 meses me lembro de estar com 67 kg, mas logo me vi engordando e muito, em pouco tempo. O fato é que fui me descuidando. Anos se passaram e eu sempre oscilando entre 79kg e 85kg (conheci vários blogs nessa época, inclusive o da Rô). Fiquei nessa sanfona por uns 6 anos. Até que engravidei da minha pequena …