Pular para o conteúdo principal

Pela manhã, à tarde ou à noite: descubra qual é o melhor horário para você malhar

Você quer começar a malhar e até tem alguns horários em que poderia encaixar a academia, mas não sabe por qual optar? Saiba que tanto quanto estar motivado, escolher o turno ideal para fazer exercícios pode fazer a diferença entre o seu sucesso ou o fracasso nessa empreitada.

Segundo o professor da academia AeroStep, de Porto Alegre, Ronaldo Santos, cada pessoa rende melhor em determinadas atividades em um dos turnos do dia. Isso se explica pelo chamado ritmo circladiano, que determina se uma pessoa consegue, por exemplo, se concentrar mais nos estudos, pela manhã, à tarde ou à noite. Assim também funciona com as atividades físicas.

— A escolha por malhar em um determinado período é muito particular e tem a ver com o quanto a pessoa conhece o seu próprio corpo e o seu ritmo — explica.

Segundo o professor, independente do horário em que se opte por malhar é importante que alguns passos sejam sempre seguidos.

— Evite ir para a academia sem se alimentar ou após uma refeição muito pesada. O ideal é comer algo leve antes. No entanto, depois do treino, é essencial se alimentar bem para repor os nutrientes e ajudar o metabolismo a se recompor — destaca. Além disso, ele destaca que roupas confortáveis e tênis apropriados devem ser usados. è recomendado ainda que esteja sempre à mão uma garrafa de água, essencial para a hidratação do corpo durante os exercícios.

O especialista ressalta, no entanto, que, muitas vezes, em função da agenda apertada, as pessoas tenham apenas um momento do dia para fazer exercícios.

— Independente de ser o horário mais adequado ou não, o importante é não ficar parado. Malhar, longe de ser uma questão de estética é uma questão de saúde — alerta.

Abaixo, Ronaldo lista vantagens de malhar em cada turno.

— Pela manhã:

:: malhar pela manhã deixa a pessoa mais disposta para as tarefas que serão feitas ao longo do dia;

:: além disso, quem opta por malhar de manhã tem a vantagem de estar com o corpo descansado, após uma noite de descanso;

:: a motivação para malhar pela manhã, geralmente, é maior;

:: é importante que, antes de ir para a academia, seja feito um café da manhã e, logo após, um lanche.

— Pela tarde:

:: malhar no início da tarde é interessante para quem precisar de um "gás" para cumprir as tarefas que se concentram mais neste período do dia. Serve do motivação para trabalhar mais relaxado;

:: o horário da tarde, embora menos procurado, geralmente, é mais compensatório e é procurado por quem tem mais tempo para se dedicar à atividade física;

:: esse período serve como uma pausa na rotina. Se você tem um dia muito cansativo, pode ser uma opção para ter um tempo só para você;

:: para quem malha neste período é muito importante prestar atenção à alimentação. Malhar logo após o almoço ou de estômago vazio não é indicado.

— Pela noite:

:: bastante popular entre os frequentadores das academias, a malhação no período da noite serve, especialmente, para relaxar depois de um dia de trabalho ou estudo;

:: além disso, como a prática de exercícios libera endorfina, malhar neste período pode, inclusive, influenciar positivamente a qualidade do sono;

:: refeições muito pesadas após a academia neste período são desaconselhadas, pois elas podem, junto com a liberação da endorfina, atrapalhar o seu descanso.

BEM-ESTAR

Seguidoras, sábado tem post de Sorteio: Kit Emagrecedor, participem!!!!

Comentários

  1. Oi amiga linda...
    como sempre otimas dicas...
    tenha um ótimo dia
    bj flor

    ResponderExcluir
  2. O meu horário é de manhã, valeu
    as dicas, beijos e tenha
    um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  3. Oiii...

    Adorei o post!!
    E fiquei ansiosa pelo de amanha! rss...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi. Que dicas post ótimo. Sempre faço meus exercicios a noite pois é o unico horario que posso, mas nos sabados procuro fazer pela manhã para dar uma variada e também porque da mais pique para o dia todo né? bj

    ResponderExcluir
  5. GOSTO DE MALHAR PELA MANHA AS 6:00
    CHEGO EM CASA NO PIQUEEE (DONA DE CASA)
    E AI AMIGA COMO VC TA?
    UM OTIMO DIA VIU
    BJKAS♥♥

    ResponderExcluir
  6. Eu amo malharrr, e malho a noite, e vejo que me ajuda bastante pois era acostumada pesar duas vezes no dia manhã e noite e e a noite percebia que o que engeria durante o dia dps de malhar a noite e ir a balança o peso era o mesmo ou seja, tinha eliminado as calorias engeridas no decorrer do dia e matindo peso anterior, sendo que no peso da manhã seguinte ja tinha baixando sendo que durante o sono tbm perdir peso pois depois de malhar mesmo durmindo o corpo continua trabalnado e eliminado =gordura, ameii rsrsrsr otimo post amiga bjs no ♥ linda quinta

    ResponderExcluir
  7. Oii

    Eu ja descobri que prefiro fazer exercicios de manha.. ta nao precisava ser as 6 podia ser as 8..rs
    Mais a caminhada eu prefiro a tarde... cada louca com a sua mania né..


    Beijos e otimo dia

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA AMIGA
    PRECIso ME ORGAnizar e ter um hrario fixo
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oiii Flor!

    Eu ainda estou descobrindo o meu melhor horário...rs

    Tenha um lindo dia...beijãooo

    ResponderExcluir
  10. ótimas dicas
    preferir...eu prefiro pela manhã, mas osu preguiçosa rs

    bjo

    ResponderExcluir
  11. Oi Ro,

    Sabe que já tentei descobrir qual é o melhor horário para mim e ainda não consegui... rsrs.

    Acabo indo de acordo com minhas folga, mesmo.

    Se estou de plantão ou tenho alguma coisa para fazer vou de manhã, senão vou à tarde, só não gosto muito de treinar à noite com a academia lotada... rsrsr

    ResponderExcluir
  12. Oi flor..obrigada por seu carinho...

    Acho que eh a primeira vez que comento aqui..tbm sou do sul..sou de SC..cidade pertinho de Floripa..hoje estou morando no ORiente Medio....

    bjinhos e tenha um lindo dia

    ResponderExcluir
  13. Guria,
    você imagina que eu ainda não estava te seguindo?
    Estou seguindo agora.
    Passe aí no meu cantinho e veja se estás me seguindo.

    Olha amiga, eu necessito começar a correr, estou me cobrando muito isso ultimamente.

    vamos ver como vou indo. Abração. Nara.

    ResponderExcluir
  14. eu sou um ex disso.
    qdo malho a noite a preguiça e o cansaço me dominam... já antes do almoço eu relaxo pq meu dia é mto stressante. tô adorando e rendendo mto malhando a tarde!!!

    bjinhosss

    ResponderExcluir
  15. Ótimo post como sempre!
    Um ótimo dia!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. OI AMIGA,

    GOSTEI DAS DICAS,
    COMO SEMPRE, DE GRANDE UTILIDADE!!

    BEIJOS E BOA QUINTA!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Ro,
    eu malho pela manhã também, atualmente é o q se encaixa melhor na minha vida, me dá mais gás também.
    Adorei o post de ontem, acho super interessante isso de diagnosticar problmeas com as unhas ou a língua, rsrsrs.
    Super bj

    ResponderExcluir
  18. Adorei as dicas!
    Prefiro malhar a noite, mas percebo q na parte da manhã parece q o dia rende mais(preciso ter um horário fixo). Acho fundamental fazer um exercício e ter uma alimentação saudável, o mais importante: determinação er força de vontade!
    Grande beijo
    Paula França

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de Porto Alegre 2017

Já está disponível no site da 34ªMaratona Internacional de Porto Alegre o percurso, faremos um lindo tour pela cidade.

A Maratona de POA é considerada uma das mais rápidas por ser praticamente plana e com temperatura baixa.
No ano passado a maratona foi bem gelada, com temperatura perto de 0ªC(zero).  É bom preparar-se para o frio e com roupas confortáveis.

Algumas informações:
LOCAL E DATA:  será realizada no dia 11 de junho de 2017, com Largada e chegada  no BARRA SHOPPING SUL,  Av. Diário de Notícias, 300, Bairro  Cristal. ENTREGA DOS KITS:BARRA SHOPPING SUL,  dias 08, 09 e 10/06 das 11h até as 19hs (não haverá entrega de kits no dia do evento) FEIRA DA MARATONA 08, 09, 10 E 11/06.
 PROGRAMAÇÃO 6h45min: Cadeirante, HandBike e Especial (Maratona): 6h55min: Elite Maratona Feminina 7h: Maratona Masculina Elite, público geral, Maratona Feminina público geral e Meia Maratona de Porto Alegre (todos os participantes). 7h30min: Rústica de Porto Alegre 10km, 5km de Porto Alegre e 3km de Porto Alegre 10…

Bolo de Cenoura com farinha de Coco

Uma ótima novidade, o Wagner Andrade estará compartilhando suas deliciosas receitas aqui no blog, todas produzidas por ele, receitas leves que valem a pena experimentar, para estreia temos esse delicioso Bolo de Cenoura.



Bolo de cenoura Proteico com farinha de coco e farelo aveia

Ingredientes:
-3 cenouras média  
- 6 claras
- Essência de baunilha
- Stevia 40 a 50 gotas
- 50ml de água fervente
- Fermento 1 colher de chá
Opções de acompanhamentos que super combinam: whey, leite em pó, pasta de amendoim, banana, morango, canela, coco ralado.
- 3 ovos
- 150g de farinha de coco - 150g de farelo de aveia
- 90g de chocolate 60% a 70% cacau cobertura

1. No liquidificador bata as cenouras picadas, ovos, claras, baunilha e o adoçante por volta de 1 a 2 minutos até as cenouras ficarem bem processadas.

2. Agora acrescente as farinhas de coco e farelo de aveia e misture com uma colher, aos poucos acrescente a água fervente até que a massa fique pastosa e por último o fermento químico. Leve ao forno pré-a…

A Dor e Alegria de correr a primeira Maratona

No domingo 11/06 aconteceu a Maratona Internacional de Porto Alegre.  A prova reuniu quase 10 mil corredores nos percursos de 3km, 5km, 10km, 21km e 42km.
Como comentei anteriormente aqui no blog, decidi treinar, me preparar para fazer a tão sonhada primeira maratona. Foram 4 meses de treinos específicos até a data da prova, já com uma base de 8 anos na corrida de rua. - Foram quatro meses pensando, acordando, treinando, dormindo, comendo, tudo...pensando na maratona. - Treinos 6 vezes na semana, algumas vezes 2 treinos no dia. - Tudo que comia, pensava na tal da maratona. "Isso pode, isso não, isso vai comprometer no treino." Tive a orientação da Nutri Adriane Rodriguez.  - Algumas (muitas) renúncias, saidinhas, bebidinhas, a prioridade era sempre tentar dormir mais cedo. Saída na sexta à noite? Nem pensar, sábado tem longão, ou seja, treino com a maior quilometragem da semana. E assim foi, vieram os treinos de 25km, 26km, o assustador 30km e 32km. A parceria e amizade nos treinos …