sábado, 30 de outubro de 2010

Como transformar bons hábitos em rotina na sua vida

Segredo para promover mudanças comportamentais é não sofrer

Como muitos já me conhecem, esta da foto sou eu, quero compartilhar com vocês uma matéria que saiu no Clic RBS e no jornal Pioneiro onde dei um depoimento. Segue a matéria completa:

O roteiro que cada pessoa estabelece do início ao fim do dia é composto de hábitos adquiridos ao longo da vida. Obedecer a esse script é prático e, de certo modo, cômodo. Por isso, quando é preciso mudar determinado comportamento, nada acontece de um dia para o outro.

Especialistas dizem que modificar um hábito, como passar a se alimentar corretamente, pode levar até dois meses. A questão é que melhorar comportamentos de rotina é essencial à boa saúde.

Segundo um cálculo da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), 53% da saúde depende do estilo de vida, 20% do ambiente em que a pessoa vive, 12% da herança genética e apenas 10% de cuidados médicos.

A psicóloga Sâmia Aguiar Brandão Simurro, especialista em estresse e saúde mental, vice-presidente da ABQV, analisa a importância de revisar a cultura social de estilo de vida:

— A partir dos anos 1950, a sociedade aumentou muito a carga psíquica do trabalho e diminuiu a carga física. Por consequência, sedentarismo, obesidade e estresse viraram epidemias. As pessoas estão vivendo mais graças aos remédios, mas estão adoecendo cada vez mais cedo. Está mais do que na hora de reverter esse processo.

A seguir, confira dicas de Sâmia para começar a mudar e não desistir, transformando os desejos em bons hábitos.

INSPIRE-SE NELES

Ao longo dos últimos 12 meses, o Vida Saudável contou várias histórias de pessoas que, superando o sedentarismo e a gula, conseguiram conquistar uma vida saudável e feliz. Quatro delas continuam mais ativas do que nunca e contam a seguir seus segredos para não voltar aos maus hábitos.

“O segredo para mudar e não desistir é encontrar prazer em cada escolha. No meu caso, é a dança. Faço aula todos os dias, se possível. Me faz muito bem. Levo adiante a dieta de uma maneira muito tranquila. Tenho uma alimentação balanceada, mas não vivo contando calorias, porque isso me tornaria uma companhia muito chata. Esses dias, na fi la de um supermercado, fi quei observando duas moças fazendo as contas de quantas calorias consumiriam comendo duas barras de cereais e bebendo uma garrafa de refrigerante. Que chatice! Não me privo de jantares com amigos, de uma escapulida no fi nal de semana. Se exagero num dia, compenso no outro. Agora que voltei a fi car de bem comigo, também revi outros aspectos da minha vida, como trabalho e relacionamentos. Estou mais seletiva e reservo mais tempo para mim.”
Carla Regina Gallio Machado, 41 anos, médica caxiense que emagreceu 45 quilos associando cinco aulas de dança de salão e de axé por semana e reeducação alimentar

“Para mudar o estilo de vida e se manter saudável, a palavra de ordem é determinação. Sempre fui a pata choca das atividades físicas. Tinha vontade de praticar corrida, mas me faltava coragem. Comecei tarde, aos 30 anos, depois de encarar fi rme uma dieta para perda de peso. Ao descobrir o gostinho da corrida, minha vida mudou totalmente. Hoje treino com muita dedicação e meus cuidados com a alimentação aumentaram, pois esse é um item fundamental para ter bons resultados. A mudança me proporcionou um corpo bonito e defi nido. Minha autoestima aumentou. Tenho feito muitos amigos. Estou feliz cada vez mais e motivo outras pessoas a se exercitar. Cada um tem seu ritmo, mas para ter resultados basta querer e persistir.”
Rosângela Souza Barbieri, 31 anos, esteticista que vive em São Leopoldo e emagreceu 33 quilos, passando de sedentária a corredora

“O segredo para se manter em atividade o ano todo é valorizar a vida. Só conquistei benefícios ao mudar maus hábitos alimentares e deixar de ser sedentário. Me mantenho ativo com esse foco. Procuro melhorar a cada dia, me alimentando melhor, nadando melhor e fazendo caminhadas sempre que posso. Aprendi a ser paciente com os resultados, mas dou o máximo de mim a cada treino.”
Elizeu Pacheco, 53 anos, empresário caxiense que emagreceu 12 quilos desde 2004 e se livrou de dores nas costas ao começar a praticar natação. Ao começar a nadar, aproximou-se da filha, que também pratica o esporte

“Me sentir bem e ter mais disposição é o que me faz acordar cedo todos os dias para malhar. Foi aos poucos que entendi que sem atividade física não posso ter uma vida saudável. Hoje, vou à academia cinco vezes por semana pela manhã, antes de começar a trabalhar, além de nadar duas tardes por semana. A rotina de exercícios não é um peso, mas um prazer. Se falho um dia, meu corpo já sente falta. Também aprendi a incluir frutas na dieta e a beber mais água durante o dia. Com toda essa mudança, estou encarando minha segunda faculdade, de Design de Moda, com mais energia e vivo mais feliz.”
Marisol Pacheco, 25 anos, administradora e filha de Elizeu. Ela emagreceu oito quilos e aprendeu a comer bem e tornar a prática de exercícios um hábito

Queira a mudança
Cada pessoa tem um esquema pré-estabelecido de crenças e hábitos e reage de acordo com a percepção e a interpretação daquilo. Por isso, é natural pensar que não conseguirá mudar ou que não precisa mudar. Parta para a ação somente quando tiver certeza do que pensa e deseja. Se você precisa sempre de um marco para começar a dieta ou a academia (segunda-feira, semana que vem etc), pode ser que ainda não esteja pronto para mudar de verdade.

Pense em você e nos outros
Maus hábitos são prejudiciais para você e para os outros. Alguns deles: fumo, uso de drogas, excesso de comida, abuso do álcool e direção perigosa. Descubra o que o leva a esse comportamento (medo, depressão, ansiedade, estresse ou outra razão) e trace um plano para se livrar dele. Convide outras pessoas a se juntar à sua causa. Se você largar o cigarro, mas, na sua casa, outras pessoas forem fumantes, continuará exposto ao fumo passivo, por exemplo.

Trace um plano
Tenha claros seus objetivos e trace um plano de ação. Pessoas que se planejam têm 50% mais chances de chegar aonde querem. Pense sobre estratégias para começar a atingir esse plano. Por exemplo: agendar consulta com nutricionista, matricular-se em um curso de idiomas ou fazer uma aula-teste de ginástica.

Seja realista
Estabeleça metas realistas e atingíveis. Propostas radicais tendem a resultar em fracasso e frustração. Você não engordou de uma hora para outra, portanto, não emagrecerá 10 quilos em uma semana. Se tiver que acordar às 5h todos os dias para caminhar é provável que não consiga manter o hábito. Em situações normais, metade das pessoas abandona uma nova rotina de exercícios até seis meses depois de começar. Alguém que deseja parar de fumar faz de três a quatro tentativas antes de conseguir.

Identifique os obstáculos
A melhor maneira de superar os obstáculos que poderá encontrar pelo caminho é conhecê-los. Antecipe-se a eles e reflita sobre falta de tempo, compromissos, problemas de deslocamento e transporte e preguiça, entre outros. Depois, pense em como enfrentá-los para alcançar seu objetivo.

Revise seus objetivos
Para que suas metas sejam realizadas, e mantidas de forma consistente, é preciso ter ótimos motivos. Em vez de estabelecer o objetivo de emagrecer 10 quilos, você pode se propor a mudar para hábitos alimentares saudáveis e se exercitar visando a ter qualidade de vida. O emagrecimento será consequência de uma proposta maior, e a probabilidade de vivenciar o efeito sanfona será menor.

Aprenda com as recaídas
Você não é super-herói. Não desanime nem desista se, na primeira tentativa, nada der certo. Na segunda tentativa de dieta, são maiores as chances de resultados positivos do que da primeira, por exemplo. Quanto mais tentativas, maiores as chances de sucesso. Acredite na superação e mantenha o equilíbrio emocional. Busque o apoio, a parceria e a cumplicidade de amigos, familiares e colegas e retome seu plano de ação.

Esforce-se
Reconheça os benefícios da mudança e saia da zona de conforto. O resultado da sua meta depende do esforço e da intensidade com que você está buscando o que deseja. Pense e haja de forma realista, centrada e equilibrada. O resultado pode ser mais rápido para uns do que para outros. Tudo vai depender da eficácia do esforço.

Não sofra
Para ter sucesso na sua trajetória, é essencial não sofrer. A mudança tem de ser prazerosa para resultar em sucesso. Se fazer dieta for um suplício, logo virá a frustração e a vontade de descarregar na comida. Você precisa sentir prazer nesse caminho para uma nova fase. Isso inclui estar aberto a ouvir conselhos. Cerca de 75% dos pacientes não colocam em prática recomendações médicas quando o assunto é mudança de hábitos.

PIONEIRO

18 comentários:

  1. nossa amiga que historias motivadoras
    e realmente tem que se mudar os hábitos e os exercícios não podem faltar
    tô aprendendo sempre nesse cantinho
    bjim e bom fds

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu acho que vc coloca essas fotos suas pra humilhar né!! rsrsrsrs
    Linda amiga.. vc merece tudo e mais.. todo mundo que é persistente merece!! e eu vou merecer tbem..rs
    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Não me canso de ler seus depoimentos e sua história
    é muito bom vir aqui e ver tanta determninação e tanta diferença em seu corpo

    parabéns mais uma vez por sua dedicação... bjs e bom fds...

    ResponderExcluir
  4. Histórias como essas são os que nos motivam a não desitir e continuar a busca de um corpo bonito e, principalmente, saudável!!!

    bj.

    ResponderExcluir
  5. Inspiração ótima essa, vc sempre inspiração pra muitos Rô. Tento colocar a caminhada como rotina, mas nunca consigo, faço uma semana certinha e na outra acabo me sobtando e não fazendo em nenhum dia, mas essa materia ai é mto boa e com certeza vou colocar a caminhada na minha vida, nem que eu tenho que planejar meu dia numa agenda com horários que nem pra comer kkkkkk
    bom final de semanaaa
    beeijos :*

    ResponderExcluir
  6. Amiga ! Vc é uma vencedora e vou te contar que isso me da um ânimo fora do comum ler histórias de vancedoras como vc!

    Beijoooooos!

    ResponderExcluir
  7. . Oi amiga querida! Vi seu comentário no blog da querida Gê, sobre minha bolsa. Obrigada.
    . eu tomo anticonc há anos, conheço a bula de cor, risos, porque não quero ter filhos, é uma opção de vida.
    . Então, na bula está escrito que se vc ingerir a pílula e antes de ter decorrido 4 horas vc tiver vômito ou diarréia, é recomendável tomar outro para não correr o risco da primeira não ter sido absorvida pelo organismo antes do vômito ou diarréia, risos, é isso, tenho a reserva para essas ocasiões porque não dá para consumir outra da primeira cartela, já que eu tiraria a ordem semanal que consta lá.
    . Nossa, quase uma aula de anticoncepcional, risos.
    . Vc merece todo o reconhecimento, é um exemplo de determinação e persistência. PARABÉNSSSSSS, SOU SUA FÃ.
    . Conte comigo sempre.
    . Estamos na luta, ou melhor, continuamos na luta.
    . Beijinhos mil.
    . Excelente semana.
    . Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  8. bom pra guardar e ler de vez em quando...

    ResponderExcluir
  9. Exemplos assim que nos dao motivacao. Estou descobrindo o prazer da corrida, ja tenho quase 2 meses, e ano que vem em maio pretendo correr minha primeira maratona. Bom domingo pra vc. bjos

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Magrela!

    Vc me mata de orgulho...rs

    Bom fds!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  11. Gostei do post e das dicas. Voce sempre nos inspirando , voce ate nada...tenho que aprender, já entrei varias vezes e qdo começa o processo de respiração eu travo...mas nunca é tarde.Beijos

    ResponderExcluir
  12. Tá chique demais hein garota!!
    Várias revistas, várias entrevistas.
    Um exemplo pra todas nós.
    Exemplo de determinação.
    Um dia chego lá, rs.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu blog!!!!
    Adorei sua determinação e força de vontade.

    Parabens!!
    Continue assim e continue a nos estimular cada vez mais

    ResponderExcluir
  14. Parabénssssssssssss Rô!!!!!!!!!!!! uhuhuhuhuhuuh

    e amei a matéria tb!


    beijocas

    ResponderExcluir
  15. Oi,Rô!Sem comentários o antes e depois que diferença és outra mulher, realmente nessa caminhada determinação é fundamental, assim como disciplina e muita força de vontade, ou então caimos e desistimos.
    Você começou a correr aos 30,nossa que bacana!
    Um ótimo feriado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. As as conquista vitoriosas e motivadoras... Sucesso amiga
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Olá visinha!!Vi seus comentários em alguns blogs e resolvi te visitar!A mudança de hábitos realmente nos trazem resultados muito positivos, este semana comprovei isto!Parabpens pelas tuas conquistas!Um abração!

    ResponderExcluir
  18. Oi, li a tua pagina e ponderei muito,estou ver que tás a trabalhar muito bem!
    Parabéns com o boa escrita que tens!
    Adeus

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...