segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cuidado com o Sódio!

Uma pesquisa divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde (MS) mostra que a proporção de brasileiros com hipertensão arterial cresceu de 21,5%, em 2006, para 24,4% em 2009.

Por causa disso, uma nova campanha está sendo veiculada pelo MS e a principal mensagem é focada na necessidade de diminuir a quantidade de sal na comida e manter o peso saudável.

A campanha ainda incentiva o consumo de frutas e hortaliças e a prática frequente de exercícios.

O levantamento, que entrevistou 54 mil adultos, concluiu que, apesar de terem aumentado em todas as faixas etárias, os casos de hipertensão cresceram sobretudo entre os idosos - 63,2% das pessoas com 65 anos ou mais apresentam o problema. Em 2006, esse porcentual era de 57,8%.

Depois da gordura e do açúcar, agora o sal é considerado o novo vilão. Pesquisas científicas já comprovaram a relação direta entre o consumo de sal e a hipertensão arterial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, um brasileiro consome em média 12 gramas de sal por dia, quando o recomendado seria limitar essa ingestão a 6 gramas. Em geral, a quantidade é alta porque, além do sal contido nos alimentos industrializados, as pessoas não dispensam o saleiro à mesa.

A hipertensão é uma inimiga silenciosa da saúde porque não tem sintomas. Por isso, as pessoas devem medir regularmente a pressão e checar se ela está dentro da média. Uma pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9.

A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro. Se a hipertensão não é tratada, algumas das complicações são: entupimento de artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.


5 SUBSTITUIÇÕES DE ALIMENTOS QUE AJUDAM A DIMINUIR O CONSUMO DE SÓDIO

Hambúrguer de soja
Se a sua paixão por fast-food é grande, mesmo que você esteja de dieta, não precisa abolir de vez o hambúrguer da sua vida . Mas, ao invés do tradicional hambúrguer bovino, consuma o hambúrguer de soja, por exemplo. Para se ter uma noção da vantagem da troca, a versão original representa 16% do valor diário total de sódio, com 395mg, enquanto o de soja possui 128mg, o que equivale a 5% da ingestão diária deste nutriente.

Macarrão integral
A massa, além de ser um dos pratos preferidos de grande parte dos brasileiros, faz parte daquela lista de alimentos que só facilitam a vida de quem cozinha. É prática e rápida de ser preparada. Mas, muitas pessoas acabam procurando ainda mais praticidade e aderem ao consumo de macarrão instantâneo. O resultado? Um consumo de 58% a mais de sódio do que é permito em um dia. Por isso, opte pela massa integral, além de conter fibras, traz outros nutrientes muito benéficos à saúde.

Temperos naturais
Com certeza, aqueles cubinhos de tempero foram uma das melhores invenções no universo da culinária. Em alguns pratos, a gente nem precisa se dar ao trabalho de picar a cebola e o alho. Porém, a quantidade de sódio contida nas fórmulas é alarmante: no caldo de carne, por exemplo, você pode encontrar 2080mg do mineral, o que equivale a 87% da recomendação diária. Por isso, aposte nos temperos naturais. São baratos e darão um sabor ainda melhor a sua comida.

Peito de frango
Tudo bem que brasileiro adora uma linguiça na grelha, mas este costume não traz nenhum benefício à saúde. O melhor que você tem a fazer é consumi-la apenas nos churrascos e aos finais de semana. Durante a semana, fique com o peito de frango. Um filé de 145g contém 76,7mg de sódio, enquanto uma linguiça contém 618mg. O primeiro representa 3% do total de sódio para todo o dia, já a linguiça alcança a marca de 25%.

Sal light
Muita gente ainda enxerga o sal como sinônimo de sódio, mas a história não é bem assim. Além do sódio, o sal contém outros nutrientes em sua formulação, como potássio e iodo. A versão light deste produto contém 50% de sódio e 50% de cloreto de potássio. O benefício da troca fica por conta, além da redução significativa de sódio, do tempo maior que o organismo leva para reter o cloreto de potássio. Isso faz com que a retenção líquida seja menor, o que contribui para o controle da pressão e no combate à celulite.

Sua Dieta
Vida Saudável

27 comentários:

  1. OI LINDA,PASSADINHA PRA DESEJAR UMA OTIMA SEMANA.1000BJS CARINHOSOS.

    ResponderExcluir
  2. Oie querida, além de todo esse mal que o sal faz pra nossa saúde tem a retenção de liquido neh, q atrapalha na nossa busca de uns kilinhos a mais kkkk
    Gatona, amanha vou postar a rifa atualizada com os nomes marcados [to chateada achei q mais meninas iriam participar] mas tudo bem, vou continuar divulgando e vamos ver no que dá. Tenha uma linda semana, fica com DEUS
    bjus bjus

    ResponderExcluir
  3. O sal é o inimigo oculto, presisamos mesmo prestar mas atenção nos rotulos e evitar o maximo de sal nas alimentação ele é um inimigo fatal! bom flor como sempre suas materias são exelentes, tenha uma linda semana bjus no ♥

    ResponderExcluir
  4. nossa fiquei assustada com os cubinhos de temperos
    vou maneirar no uso
    bjim e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Oie,

    Gostei das dicas do cubinhos, uso bastante aqui e uso bastante é o sazon, vou dá uma maneirada!!

    beijos e boa semana!!

    ResponderExcluir
  6. Oieee .. tenha uma otima semana ... perfeita ..bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga, realmente temos que cuidar com esse vilão, ótimas dicas de substituição. Vamos seguir firmes. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. OLÁ AMIGA, EU DIMINUI BASTANTE O SAL DA MINHA ALIMENTÇÃO E VÍ UM RESULTADO ÓTIMO.HOJE JÁ ME ACOSTUMEI A COMER QUASE SEM SAL E NÃO SINTO FALTA ALGUNHA.BEIJOS MINHA LINDA E UM MARAVILHOSO INICIO DE SEMANA PRA VOÇE.

    ResponderExcluir
  9. Apesa de muitas amigas blogueiras sempre me alertarem ao sódio, eu quase nunca dou muita prioridade a isso, mas o meu esposo que anda tentando se inteirar do assunto apenas para me ajudar, ele sempre que me acompanha me alerta sobre o sódio!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Sempre fico atenta ao sódio, sempre falo sobre isso no blog; adorei a reportagem!
    e vamos que vamos Ro, manda energia pra cá!!!
    Beijoooos

    ResponderExcluir
  11. Oi Ro
    Sabe que eu morei no Uruguay e lá, por ordem do MINISTÉRIO DA SAÚDE, a comida de restaurante (principalmente as carnes) são feitas sem sal e o povo é tão acostumado a comer comida sem sal que para eles é super estranho comer arroz com sal ou colocar o sal no churrasco.
    Puro hábito
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. LINDA,LINDA E LINDA!Que orgulho Ro, isso ae...determinação! Vamos juntas...quero ver 58kg nessa balança aqui!:)

    ResponderExcluir
  13. olá amada!!

    saudades de vc e do seu cantinho!!
    querida estou passando para te desejar uma semana abençoada
    beijos e força sempre

    ResponderExcluir
  14. Sempre com ótimas dicas né amiga:)
    sua amiga aqui está de volta!
    Òtima semana pra ti!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu então tenho bastante cuidado com sal, pois tenho historico familiar de hipertensão!!!

    Amiga vc sabe se a bambuterapia,a massagem feita com bambu é boa para reduzir medidas?

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Ro,

    Excelentes dicas, tenho que ter o maior cuidado já que tenho dois casos de hipertensão na minha família,

    bjs.

    ResponderExcluir
  17. Passando para deixar um Beijo e lhe desejar uma ótima semana

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Flor!
    Pois é, as vezes nem percebemos a quantidade de sódio da comida ou até mesmo da bebida e quando vamos ver já estamos com algum problema de saude...
    Eu cortei os caldos knors aqui de casa... mais de 1200mg de sódio por quadradinho, não dá!... Tempera com um pouco de sal normal e se estiver sem sal, coloca na hora... mas quase nao fazemos questao...
    A minha mãe estava retendo muito liquido e nao sabia pq... já que esta se alimentando super bem com acompanhamento da nutri. Aí o que era? coca zero... bebe que nem agua e tem muito sódio... ai ai ai...

    adorei o post flor!
    Tenha uma otima semana!

    beijooos

    ResponderExcluir
  19. ME POLICIO BASTANTE COM O SAL
    POIS TENHO RETENÇÃO DE LIQUIDO
    SEMPRE FALANDO DE COISAS BOAS EM QUERIDA
    BJKAS♥♥

    ResponderExcluir
  20. Ótimas dicas!
    Já cuido o sal na comida e vou ficar mais e mais atenta.

    Bjs e uma ótima semana flor!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Rô!
    Passando para dar um oi!
    Putz, eu adoro tudo com muito sal, mas depois que descobri todos os malefícios que ele pode trazer, tô dando uma maneirada!

    Bjus, linda!

    ResponderExcluir
  22. oi amiga linda...
    tenha uma ótima semana
    bj flor

    ResponderExcluir
  23. Oie Td bem?
    Legal essas dicas
    eu costumo olhar nas embalagens dos alimentos o sódio e carboidrato
    aprendi que tem que reduzir o sódio
    para nao inchar
    otima semana Miga
    Bj

    ResponderExcluir
  24. nossa rô... sabe sazon?! sou apaixonada nele... e, ajinomoto tbm... são da mesma família do caldo de carne néh?! deve ter sódio pá car(**&%$... vou pesquisar a respeito... adorei a matéria!
    bjão!
    obrigada por suas visitas.. adoro!

    ResponderExcluir
  25. My cousin recommended this blog and she was totally right keep up the fantastic work!

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...