quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Repertório musical afeta diretamente a atividade física

Trilha sonora da malhação ajuda a dar mais gás e passar o tempo

Prepare a sua playlist! Estudos comprovam que ouvir música durante a atividade física dá um gás extra à malhação: estimula, motiva, energiza, empolga. A canção dá ritmo ao movimento e distrai a sensação de dor e cansaço. Isto, claro, se for do seu agrado. Senão, o efeito pode ser o inverso: além de causar irritação, ouvir uma música “ruim” pode fazer com que sua atenção se volte para a dor e o cansaço, já que naquele momento a melodia está sendo um estímulo desagradável.

Eduardo Padilha, dono da Academia Itaguaçu Fitness, compara o espaço a um clube.

— Hoje em dia os alunos não vem somente para malhar. A academia se tornou um espaço para conhecer pessoas, namorar, conversar. Então, a música serve também para embalar esses encontros.

Na academia de Eduardo, o som ambiente parece agradar a maioria. Mas não a todos. Marcela Alves Machado, de 26 anos, malha ali há três anos e sempre carrega consigo um radinho. Marcela gosta de ouvir música pop. Durante o tempo que passa malhando, são as rádios Atlântida e Jovem Pan que a motivam.

— Me sinto melhor escutando as músicas que eu gosto. Me dá mais ritmo.

Carlos Rodrigues, de 20 anos, segue outro ritmo: gosta de treinar ouvindo hip hop. Ele, que é coreógrafo de dança de rua, malha todos os dias e diz sentir-se mais animado com o seu fone de ouvido.

— Sinto menos o tempo passar — garante.

Pedalar em uma bicicleta ergométrica, por exemplo, é tedioso. Você pedala, pedala, e não sai do lugar, não muda o campo de visão. Conta cada minuto. E é na repetição mecânica que a dor e o cansaço ficam mais nítidos.

Cada um na sua

Dos elementos da música, o ritmo é o que mais afeta diretamente a atividade física. Então, o repertório escolhido para uma aula de pilates, por exemplo, não será o mesmo de uma aula de bike. Edcel da Rosa, um dos sócios da equipe de pilates Ivana Henn, explica que cada professor tem uma filosofia diferente.

– No pilates, você precisa de uma música mais lenta, suave, para encaixar o movimento com o ritmo. Se a música for um pouco mais acelerada você acaba acelerando também o movimento e perdendo a estabilização, que é uma das essências do exercício.

Já na aula de bike o ritmo precisa ser rápido e pesado. O aluno treina como se estivesse subindo morros e correndo, portanto, é necessário um estímulo maior. A mesma coisa na aula de boxe.

O poder do som

- Estudos comprovam a influência da música na energia muscular, base para a atividade física.

- Pesquisas utilizando o Ergógrafo de Mosso (que mede o rendimento muscular) mostram que melodias rápidas e em tom maior determinam aumento da força dos músculos e, em tonalidade menor e andamento lento, diminuição dessa força, chegando a cessar a atividade muscular.

- Daniel Castro trabalhou o tema em Influência da Música na Corrida, trabalho de conclusão do curso de Educação Física. Ele concluiu que o número de passos que a pessoa dá ouvindo uma música rápida é maior que ouvindo uma música lenta ou sem música.

- Em muitas competições profissionais de corrida, bicicleta e triatlo os atletas são proibidos de ouvir música durante a prova, para não influenciar no seu ritmo de trabalho.

Experimente!

Se você faz parte do time dos que não gostam de malhar, acha um sofrimento ir até a academia, faça o teste: selecione as músicas que você mais gosta e saia para dar uma caminhada. Só tome cuidado para não extrapolar os seus limites, deixando-se levar totalmente pela música. Ouça o seu corpo sempre, evitando assim possíveis lesões. A música deve ser um estimulante, uma ajuda para deixar a preguiça de lado, dando mais prazer no exercício e fazendo com que você melhore seu desempenho a cada dia.

DIÁRIO CATARINENSE

15 comentários:

  1. Oi linda.. tudo bem?!
    Realmente a musica é fundamental na atividade fisica, eu sempre digo que sou movida a musica e isso é verdade. A musica consegue me estimular a ter vontade de fazer aqueles afazeres chatos do dia-dia.
    Nada melhor do que um boa musica.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA RO!!! Mais um dia pela frente e vou te dizer a música interfere em tudo na minha vida, hoje mesmo acordei já liguei o som e fui criando uma energia positiva p mais um dia; e na atvidade fisica na academia agora...quanto mais alto e mais animado mais eu tô suando!rsrs
    Vamos juntas; Beijos e ótima quarta!:)

    ResponderExcluir
  3. bom dia amiga
    vc sabe a musica me ajuda bastante na hora da atividade quando comecei eu não tinha ritmo ..mais a musica foi me envolvendo rsrsr
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  4. eu gosto de música mais pesada!!! rip rop trance dance... dá mais ânimo!!! Mas as vezes , na caminhada, gosto de ficar no silêncio e pensar ...

    bjinhos flor

    ResponderExcluir
  5. Eheheh... Eu ponho música em casa bem alto e toca a dançar e saltar. Adooooro.
    Abraços e boa quarta :)

    ResponderExcluir
  6. Oi diva

    Eu tinha no meu "vermelhinho" uma seleção bem legal pra caminhar, mais agora não tenho mais... preciso arranjar tempo pra encher meu mp3.

    Beijos e como sempre arrasando nas materias.

    ResponderExcluir
  7. eu amo ouvir musica caminhando ... ou conversando
    sem fazer nada fica monótono rsrs
    bjim e bom dia

    ResponderExcluir
  8. Já estou selecionando algumas musiquinhas,quem sabe mais tard eme animo e enfrento uma ergométrica.rsrs

    Beijos e uma ótima quarta!!!

    ResponderExcluir
  9. isso com certaza faz toda a diferença! na academia que eu malhava, em frente as esteiras e bikes ficava um dvd, com shows.. putz, detestava malhar com axé tocando. mas quando colocavam músicas mais agitadas, tipo hip hop, house, eu nem sentia o tempo passar rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu amo música, e em minahs caminhadas sempre escuto. Realmente dá um ânimo maior.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oie querida, demorei pra chegar aki neh, que saudades de ler seu blog, que saudades de tudo por aki rs

    Adorei o post, eu amo treinar com musica na academia, e la eles colocam o som pra agitar messsmo rs!

    Obrigado pelo carinho e pela força de sempre!
    bjossss

    ResponderExcluir
  12. Oii Ro!!!
    Aiii eu concordo a musica é tudo da um gaz extra na gente eu mergulho de cabeça viajo mas, sou suspeita em falar pois amooo muito musica!
    Bjoks lindona!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Oiii Miga!

    Verdade a música da animo!

    Adoro música!

    Bom restinho de semana!!!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  14. Uma boa música pode fazer melhorar qualquer animo... e ajudar a malhar bastante. Eu amoOO!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Concordo que uma boa música pode nos levar a sermos mais produtivos
    tenha uma boa noite bjs...

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...