sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Vamos Emagrecer a Mente ?

Para uma reeducação alimentar ou uma dieta de sucesso, algumas vezes uma pessoa necessita muito mais do que informações e acompanhamento nutricional. Segundo a nutricionista Ana Carolina Bragança, a mudança precisa ocorrer também em âmbito psicológico. Pensamentos negativos e falta de motivação fazem com que a maioria das pessoas desistam de seguir uma alimentação saudável.


"Durante esses anos trabalhando com nutrição clínica, passei a observar que a maior dificuldade para as pessoas que conseguem emagrecer é manter para vida toda o peso conquistado. Muitos desistem da dieta e recuperam o peso perdido" — diz a nutricionista, que trabalha com transtornos alimentares.

Ana Carolina explica que o ideal é aliar a psicoterapia ao acompanhamento nutricional.

"O trabalho deve ser baseado em técnicas de terapia cognitiva, através de um programa que o paciente aprenda a pensar de uma forma diferente, para que possa modificar seu comportamento, não apenas em curto prazo, mas para o resto da vida. Pesquisas mostraram que as pessoas podem aprender a mudar seu comportamento e, o que é mais importante, manter essa mudança."

A nutricionista afirma que quando não se modifica a maneira de pensar, fica mais complicado sustentar novos hábitos alimentares. A pessoa que pretende reeducar-se precisa identificar as principais distorções que a impedem de fazer uma dieta e alcançar e manter o peso desejado.

Conheça alguns dos pensamentos que podem sabotar uma reeducação:

:: Racionalizações

"Não há mal em comer isto porque..."

:: Subestimação das consequências
"Comer isso não vai fazer diferença..."

:: Pensamentos auto-ilusórios
"Já que exagerei um pouquinho, posso comer tudo o que quiser no resto do dia..."

:: Regras arbitrárias
"Não posso desperdiçar alimentos..."

:: Leitura da mente
"Minha amiga pensará que sou mal educada se não comer o bolo que ela fez..."

:: Exagero
"Não suporto estar com fome..."

Bem estar

24 comentários:

  1. Oi Rô!!!

    Verdade, se não mudarmos nossos pensamentos nada adianta seguir uma dieta rígida por um tempo e depois voltar a comer com o mesmo pensamento, tudo precisa ser modificado, por isso que a RA sempre é a solução, tudo tem que ser reeducado né?

    Eu aprendi muita coisa nesse meu processo de emagrecimento e com certeza não engordo mais por isso, troquei muitos hábitos antigos por novos bem mais saudáveis. Claro que não sou santa rsrs e ganho uns quilos simmm, mas nada comparado com antigamente pq tenho bom senso, bom senso que antigamente nem existia rsrs!!!

    Por isso vale a pena insistir na RA, por mais que demore, que seja mais lenta, eu acho que é a unica forma de realmente aprendermos e conseguirmos nos manter magras :)

    Bom dia pra vc amiga, beijocas **

    ResponderExcluir
  2. Oii Linda..
    Precisamos mesmo trabalhar o nosso psicologico ele é a parte fundamental para termos uma R.a com sucesso.
    adorei a sua materia..
    um beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. ainda tô engatinhando nesses sentindo ...mas venho mudando muitas hábitos porque sei que se não mudar meus esforços serão em vão
    amei o post
    bjim e bom dia

    ResponderExcluir
  4. querida, concordo plenamente, o livro pense magro fala muito sobre isso a terapia cognitiva que favorece o emagrecimento, pois muda nossos pensamento diante dos alimentos

    ResponderExcluir
  5. Amiga, vc falou a verdade! Não adianta fechar a boca sendo que a cabeça continua gorda! Eu acho (e espero) que não engorde como antes pois como vc falou mudei e ainda estou mudando o jeito de pensar e isso é que importa né?!

    Beijos lindona!

    ResponderExcluir
  6. Poxa.. acho que a maior dificuldade é justamente essa.. mudar a cabeça.. eu sempre ouvi que eu tinah mente de gordo..rs, e realmente tenho.. ou tinha.. quer dizer.. aidna estou mudando.. mas uma hora chego la... vencer a vontade de repetir pra mim é o mais dificil...rs
    bjs e bom feriado..

    ResponderExcluir
  7. é a mais pura verdade .
    Valeu pelas dicas.
    Bom dim de semana flor.

    ResponderExcluir
  8. Oie Rô! obrigada pelo carinho viu adorooo! ahh otia materia como sempre neh rsrs bjs linda sexta

    ResponderExcluir
  9. o livro pense magro fala bastante sobre isso. omprei e comecei a ler, mas acabei largando de mão. Tá na hora de tirar ele da prateleira!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Rô, muito importante falarmos disto, pois se não mudar a cabeça, nada muda...fazer dieta, emagrecer é uma coisa, mas se vc não mudar os hábitos alimentares não adianta...voltar a comer como anteriormente engordará como antes: isso é fato!
    Um dia após o outro tento modificar meus hábitos alimentares, devagar, pois solidificar hábito ão é fácil, a teoia eu sei, a pratica tenho buscado...bjocas

    ResponderExcluir
  11. Oi Rô!

    Uma sexta com a mente "magrinha" e muitos pensamentos light...

    Queremos e podemos, linda!

    Beiju

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ro!

    Eu concordo plenamente com a matéria de hoje: o principal problema no emagrecimento não é físico, é psicológico. De nada adianta emagrecer o corpo e continuar com a csbeça gorda, os quilos vão voltar todinhos, um a um.
    O que é necessário compreender para um emagrecimento saudável e definitivo, é que uma vez gordo, sempre gordo, então que a RA é para sempre. Ou é assim, ou não tem outro jeito.

    Bjaum, linda!
    E tenha um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  13. Oie amiga,

    Temos que mudar nosso pensamento mesmo, pra ajudar no processo de emagrecimento e vc falando desse assunto me lembrei bastante de quem faz a cirurgia bariátrica, eles tem que mudar mesmo e trabalhar encima disso pra ajudar no processo deles de perda de peso!!

    beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  14. Menina!
    Você acertou! Adorei o seu post!
    Esses pensamentos sempre me acompanharam!
    Mas estou mudando
    Quer ganhar um presentinho?
    Passa no meu blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Fez o post pora mim amiga??
    kkkkkk...
    Me encaixo mto, e foi por esses motivos que voltei a engordar...

    Bjos!

    ResponderExcluir
  16. Oiii

    Acho que é bem interessante falar sobre isso, pq qdo agente aprende fica tudo mto mas facil.
    Vc acaba comendo certo sem ter que se preocupar com tudo.

    Beijos Diva

    ResponderExcluir
  17. Oi Ro,
    Adorei o texto, realmente é isso que acontece, né.

    Sempre vamos nos permitindo um pouquinho aki e um pouquinho ali as coisas vão saindo no nosso controle e isso não o que queremos, então o negócio é manter o foco!!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Oi Rô, hj vejo que realmente se não começar pela mente esquece, não rola!
    Aos poucos estou me readaptando e estou gostando muito, aprendi a dizer não e me controlar em festinhas, já é um começo...hehehehe
    Porta bananas fez sucesso...acho q vou sortear alguns no blog....hehehehe
    bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  19. Ei Rô,brigadu pela visita,e concordo plenamente com seu post, devemos fazer um trabalho interno,nosso psicológico deve ser trabalhado para conquistarmos vitórias surpreendentes, estou lendo um livro:"Disturbios Familiares" e lá tem um artigo que fala sobre isso ,parabéns por já ser vitoriosa,te aguardo sempre em meu cantinho e conto comigo por aki bjs .

    ResponderExcluir
  20. pior q é verdade...por algumas vezes, umas 3 ou 4, consegui chegar ao peso q tanto queria e deposi engordei tdo de novo...e to aqui na luta...

    aff.

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  21. Oi Florzinha...
    eu tenho que emagrecer a minha mente que anda bem gordinha assim como eu...
    obrigada pelo enorme carinho...
    tenha um ótimo FDS flor...
    bjnhos da Nega

    ResponderExcluir
  22. Amiga, td bem?
    Adorei o texto, sou psicóloga e embora atue na área de abuso sexual infantil e violência doméstica, na faculdade atendi pacientes com transtornos alimentares e concordo, se não houver uma mudança interna, é mto difícil manter o equilíbrio e o pesinho conquistado.
    Um ótimo fds.
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi flor
    Preciso mudar meu pensamento, penso em comida 24h por dia...
    Tenha um belo final de semana.
    Beijosss

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...