sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Agradecimento e os Benefícios da Maçã

Quero agradecer tanto carinho recebido ontem, fico muito feliz e emocionada com as palavras de incentivo e elogios, além das amigas queridas que divulgaram em seus blogs sobre a matéria da Revista.
Muito Obrigada!!!
Quer saber mais sobre a farinha de feijão branco ? http://www.romassoterapeuta.com/2010/07/agradecimento-e-farinha-de-feijao.html

Hoje vamos falar dos benefícios da maçã:

Sabe porquê você deveria comer uma maçã por dia?

Todo mundo deveria consumir uma maçã por dia, pelo menos. Essa fruta contém inúmeras propriedades que fazem bem ao organismo, purificam, limpam, previnem doenças, melhoram o trânsito intestinal e também emagrecem.

Comer uma maçã por dia faz baixar o colesterol, previne o diabetes, intestino preso, problemas de pele e gota, retarda o envelhecimento, pois é antioxidante, depura o sangue, limpa o fígado, ajuda a eliminar substâncias tóxicas do corpo, como metais pesados, são ricas em vitaminas e minerais como vitaminas B1, B2, niacina, potássio, ferro e fósforo. Também previnem infecções de garganta e fazem com que o sono seja tranqüilo.

Graças as propriedades antioxidantes dessa fruta, a quercetina e os flavonóides, ela é indicada para a prevenção de colesterol, doenças cardíacas, câncer e também é ótima contra a gripe.

Ela ajuda a emagrecer

A maçã contém pectina, uma fibra que ajuda a segurar a fome e a reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos, fazendo com que o corpo estoque menos gordura. Consumir uma maçã 20 minutos antes das refeições ajuda a controlar a fome, fazendo você comer menos e consequentemente a emagrecer. Além disso também regula a acidez estomacal, acelera o trânsito intestinal, evita gases e dificulta a absorção de gorduras.

A maçã desidratada

A maçã possui um ácido chamado oxálico, que pode se juntar com outros minerais formando cálculos renais, por isso o consumo da maçã deve ser reduzido para quem tem esses problemas, porém, na sua versão desidratada esse ácido é perdido, podendo ser consumido por quem padece desse mal.

Também para quem não gosta ou não tem tempo de comer maçãs naturais, pode consumir a maçã desidratada. Uma maçã equivale a mais ou menos 20g de maçã desidratada. As frutas desidratadas contém alguns de seus nutrientes mais concentrados do que as frutas in natura, no caso da maçã são o alto teor de fibras e as propriedades antioxidantes que são maximizados na versão desidratada.

Chá de maçã

Para quem é fã de chás o de maçã é ótimo. É calmante, tônico, desinfetante bucal, diurético, antidiarréico e ajuda no sono. Também é bactericida, antiviral, antiinflamatório, melhora o funcionamento do fígado e dissolve o ácido úrico.

Pode ser feito colocando junto canela, que dá um sabor especial. É preparado com a casca e o miolo da maçã, ou a partir da fruta desidratada.

Suco de maçã

O suco da maçã contém os fitonutrientes encontrados na fruta, de forma concentrada. Eles mantém a boa saúde, são indispensáveis a ela. É um poderoso antioxidante, evitando doenças e o envelhecimento precoce.

Prefira fazer seu próprio suco, batendo as maçãs no liquidificador com água, do que os comprados prontos, que são processados, e perdem grande parte de seus nutrientes no processo de pasteurização.

Vinagre de maçã

Extraído da maçã o vinagre é conhecido como coadjuvante na perda de peso. Ele ajuda a regular o metabolismo, fazendo com que o organismo trabalhe melhor, queime mais gorduras e faça melhor a digestão dos alimentos. Ajuda o fígado a desintoxicar o organismo, e também possui substâncias como os ácidos málico e o tartárico, que matam as bactérias prejudiciais do intestino.

É rico em fibras que absorvem as gorduras e o colesterol e os fazem ser eliminados pelas fezes. Também tem a pectina da maçã, que ajuda a regularizar o intestino e, como dito antes, a emagrecer.

Ele pode ser encontrado nas versões líquidas e em cápsulas, em casas de produtos naturais.

Fibras de maçã

As fibras da maçã ajudam a regularizar o intestino, reduzir o colesterol, desintoxica o organismo, ajuda a digerir melhor as gorduras, melhoram o metabolismo, assim como o vinagre de maçã. Porém são encontradas na versão a granel além de cápsulas.

Na versão a granel, podem ser misturadas junto com a ração humana e consumida diariamente, sendo mais uma fonte de fibras para a mistura.

Existem várias formas de se consumir a maçã, como pôde ser visto neste post, o que eu aconselho é, que, independente da opção escolhida, não deixe de consumi-la. Verá como se sentirá melhor e com a saúde em dia, e claro, também ajudará na sua dieta de emagrecimento.

Porém aconselho o consumo da fruta in natura, que conterá todos os nutrientes presentes na fruta, sem perder nada por causa dos processos para produzir as outras formas de consumo. Mas prefira as maçãs orgânicas, que são livres de agrotóxicos e pesticidas. Caso não possa consumir a maçã orgânica, consuma-a descascada, pois é na casca que a grande maioria dos produtos químicos usados na produção ficam. Mas é também na casca que se encontram vários nutrientes, que serão perdidos caso ela não seja orgânica.

alimentacao-saudavel.com

30 comentários:

  1. a maça tem tantos benefícios e está bem ali ao nosso alcance fácil de comprar e comer, eu amo maça ,mas sou fanática por banana, viciei na banada cozida no micro sem nada bem quentinha, um beijão

    ResponderExcluir
  2. Não sou fã de maçã, mas...
    Beijos e um ótimo fds!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Diva

    Eu sou a prova que maça ajuda sim a emagrecer, foi ela que me ajudou a aprender me controlar nos lanches da manha, qdo comia ela acabava com almoços bem mais tranquilos... e sei o qto isso me ajudou.
    Eu comprei a desidratada pra provar mas ainda nao comi... vamos ver .... se gosto.

    Beijs e otimo fds

    ResponderExcluir
  4. Muitos benefícios mesmo heim...
    pena que não sou fã da maça
    Mas por nós mesmos não custa nada fazer um sacrificio rsrs
    bjssss e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Olha.. eu gosto de maça hein.. mas nem sabia que ela era tao boa assim.... vou fazar marido ler isso, o colesterol dele deu alterado, e ele nao come maça...
    putz.. comprei vinagre ontem.. mas comprei de arroz, o proximo sera de maça..rs
    beijocas e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Oi Rosângela, fiz um blog pra começar minha luta.
    Conto com sua ajuda.
    Chama-se "Mudança de Hábito".
    Quero sempre vir aqui pra ler suas dicas e alcançar minha meta também.
    Super beijo e parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Maça é uma fruta que eu tinha costume de comer praticamente todos dias.. mas enjooei.. preciso retomar..rss

    bjs
    Jacke

    ResponderExcluir
  8. Ro... ontem não consegui passar por aqui para ver a novidade, estou passando hoje...
    Mas qdo eu digo que vc é chic demaisssss hehehe, capa de mais uma revista... Parabéns.

    Vou começar a comer mais maça :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adoro maça e ela sempre está presente em minhas saladas de frutas =D

    Bjs flor e um ótimo feriadão!

    ResponderExcluir
  10. I Like apple very good !!!!!rsrsrssrs

    ResponderExcluir
  11. Ro, Parabéns pela materia na revista,tu é realmente uma vencedora,e como ja tinha comentado em outro post,não posso tomar a farinha de feijão branco,pq passo mto mal,pq será...bjo

    ResponderExcluir
  12. PARABÉNSSSSSS + uma vez
    vou comer + maçã rs
    tanta coisa boa
    bjim

    ResponderExcluir
  13. oiee Ro..vc mereceu ne..tava gatona na revistaaaaa..
    ai que bom saber que a maça faz bem..eu sempre como..eh uma delicia tbm ne..
    bjos grande e um otymo feriadaoooo

    ResponderExcluir
  14. oi amiga do♥
    por isso o nome do meu blog é maça verde rsrsr
    eu uso o vinagre de maça e a circunferncia abdominal diminuiu bastante eba
    otima sexta
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  15. amiga lindona vc merece muito mais, toda vez lembro quando te falei que vc sairia em muitas, amiga saudade bruta eu ando postando pouco por conta do corre corre se sabe ne, mais sempre venho por aqui te olhar rsrsr amiga eu adoro maçã porem cheguei a conclusão que ela me da fome se acretida, eu como e com pouco tempo tem um buraco negro dentro de mim, vc ja viu alguem falar isso meu toddy diz a mesma coisa rsrsrs coisa de doido me kkkk, lindona xero bem grandão no coração, ja to aqui aguardando a outra revista viu rsrs bjaoooooo

    ResponderExcluir
  16. oi flor parabens pela revista como as gurias dizem "Tu és uma Diva"...
    Sobre os beneficios da maça eu ja sabia, o problema é que não sou chegada nela não kkkkk, mas valeu a dica,fico com o vinagre, esse eu uso na salada,adoro vinagre...beijocas e um otimo feriadão!

    ResponderExcluir
  17. voltei a comer maça com a dieta..deposi de anos e anos sem comer..tinha pavor de maçã, trauma de infancia..até q to gostando..ahahaha

    e vi q saiu em mais uma revista, parabéns.

    Um ótimo fim de semana para você!!!

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  18. Um simples frut cheio de coisas boas :)

    ResponderExcluir
  19. Oi Rô!

    Adoro maça e como duas todos os dias,
    pela manhã e à tarde, quando a barriguinha pede um doce...

    amo chá e faço com as cascas, já que a filhota descasca pra comer*

    Beiju

    ResponderExcluir
  20. Oie ,

    Meus filhos adoram a maçã, aqui em casa nem pode faltar, se não tem birra!!
    Com certeza umas das frutas mais completas tbém!!

    beijos e bom feriado

    ResponderExcluir
  21. Oie ,

    Meus filhos adoram a maçã, aqui em casa nem pode faltar, se não tem birra!!
    Com certeza umas das frutas mais completas tbém!!

    beijos e bom feriado

    ResponderExcluir
  22. Oi, querida!!!
    Que coisa chique essa matéria.
    Estou de volta, Rô.
    Me perdi no meio de um monte de problemas e me deixei de lado. Caí e levantei. Agora preciso das minhas amigas de fé pra continuar lutando!
    http://dieta-vida-nova.blogspot.com/
    Passa lá.
    Beijão e ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  23. Você merece todos os elogios!!!
    É uma vitoriosa, nossa inspiação.
    Muito boa a matéria da maçã, embora não seja muito chegada (me dá azia).
    Bom findi...

    ResponderExcluir
  24. Oi Amiga,

    Obrigada pelo carinho de sempre, já vi sua inscrição, obrigada por participar,

    Adoro vc.

    Bjinhos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Rô, vim conhecer o seu blog e adorei as dicas que vc dá, e meninaaaa voce na revista hein? Que tuuuudo, parabéns, parabéns, parabéns.
    Pessoas como vc fazem toda a diferença, já estou te seguindo
    BjO e um ótimo domingo pra ti

    ResponderExcluir
  26. Amei a capa da revista!! Vc eh muito linda! Tenho problema em seguir seu blog, nao me mostra os updates e eu ja cliquei em seguir mil vzs e nao da certo. Ai venho aqui de outro blog que tem o link. Eu tento comer maca, mas nao como fruta e sim na salada que preparo pq nunca encontro maca doce mesmo. obrigada pela informacao. bjos e parabens

    ResponderExcluir
  27. Vc não me conhece ainda mas sempre leio seus posts e gosto muito...e gostaria muito de fazer amizade com vc .Já sou seguidora do seu blog!!!
    E estou participando do amigo oculto.
    Amo maça,como uma por dia.Parabéns pela matéria na revista.
    Sou de Sete Lagoas-MG
    Meu nome é Allessandra e meu blog é
    http://lekaelizabeth.blogspot.com/
    e-mail:lekaelizabeth@hotmail.com
    beijos...Bom feriado ...

    ResponderExcluir
  28. Magrela linda vc merece tudo de bom e muito sucesso!!!

    Sou sua Fã =D

    Adorei as dicas!

    Tenha um ótimo feriado!

    Fique comn Deus!

    Beijos e força ai!

    ResponderExcluir
  29. Magrela linda vc merece tudo de bom e muito sucesso!!!

    Sou sua Fã =D

    Adorei as dicas!

    Tenha um ótimo feriado!

    Fique comn Deus!

    Beijos e força ai!

    ResponderExcluir
  30. Oie Ro! É o da reguinha mesmo, 65,6kg! Essa semana quero ver 64!
    Vamos que vamos, correndo sempre!:)

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...