sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cuidado! O recheio do sanduíche pode detonar a sua dieta

É só ver um sanduíche com aparência mais leve que muita gente não pensa duas vezes em substituir uma refeição pelo lanche prático na esperança de estar fazendo uma troca saudável. Entretanto, independente de alguns pães serem "magros" e cheios de fibras, o recheio que vai neles pode transformar o prato em uma verdadeira pegadinha para a sua dieta.

Além disso, de acordo com a nutricionista Roberta Stella, do Dieta e Saúde, não é indicada a substituição de uma refeição tradicional por um sanduíche. Não há problemas em fazer isso uma vez ou outra, mas tornar a medida um hábito é prejudicial. "É muito comum as pessoas fazerem isso no jantar. Mas mesmo nessa refeição, é necessário incluir ingredientes de todos os grupos alimentares (arroz, feijão, carne, legumes e saladas)", explica a especialista. A ressalva para o período da noite é comer em menor quantidade do que no almoço e fazer preparações mais leves para não prejudicar a digestão e o sono. "É importante deixar de pensar nas refeições somente como fornecedoras de calorias mas, sim, de uma variedade de nutrientes (macronutrientes e micronutrientes)", ressalta a especialista.  

O sanduíche é uma maneira rápida de se alimentar, especialmente quando a correria do dia a dia deixa a rotina tão atribulada que não sobre tempo nem para almoçar. Saiba optar pelos lanches menos calóricos e que vão fazer bem para a sua saúde e para saciar a sua fome. Para aqueles dias, em que o sanduíche entrar no cardápio, confira as dicas para preparar ou escolher as opção mais leve e saudável sem deixar de lado o sabor.

Escolha o carboidrato ideal

A escolha do pão do sanduíche causa confusão. São diversas as opções do mercado. Existem os pães de linhaça, cevada, grãos variados, aveia, cenoura e também o preto e o integral. Essas são as opções menos calóricas e mais nutritivas para você optar. Evite: os pães brancos em geral, pois a receita deles contém açúcar que eleva os níveis de glicose no sangue rapidamente. Além disso, esses pães não geram saciedade tanto quanto os integrais e de grãos, ricos em fibras. 

Prefira a proteína magra!
Segundo a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella, sanduíches com atum light são uma das melhores opções. O peito de frango grelhado (sem a pele!) vem em seguida. Depois, rosbife e carne bovina ou suína. Evite: os embutidos em geral, como presuntos e salames. Eles têm muitas calorias, gordura e uma quantidade de sódio considerável que causa a sensação de estufamento, pois o sal retém líquidos. 

E o queijo, é permitido?
Os queijos menos calóricos são a ricota e o cottage. É importante tomar cuidado com o queijo de minas (branco), opte pela versão light. A mussarela de búfala também pode prejudicar a perda de peso. "Os queijos amarelos como parmesão, prato, mussarela, cheddar são os mais comuns e que contém maior quantidade de gorduras e, consequentemente, de calorias", explica Roberta.

Dica: A palavra-chave na hora de rechear o seu sanduíche é "moderação". Se você não quiser trocar o seu queijo preferido por uma versão menos calórica e gordurosa, lembre-se de usar uma pequena quantidade só para matar o desejo.

A cilada do sanduíche "natural"
Muitos sanduíches que se auto-denominam "naturais" contém uma significativa quantidade de molho, na maioria das vezes, feitos com maionese e muita gordura. "Hoje já existem diversos molhos prontos disponíveis para consumo. É importante o consumidor ler o rótulo e compará-lo com outros molhos, verificando a quantidade de gorduras e calorias do produto e, assim, poder fazer a melhor opção. Molhos à base de iogurtes e com ervas são os mais indicados.", ressalta a nutricionista Roberta Stella.

Dê preferência aos molhos feitos em casa com ingredientes mais saudáveis. Por mais "light" que seja o molho de supermercado, muitas vezes contêm conservantes que não são tão saudáveis e deveriam ser evitados. 

Abuse da saladinha!
A melhor estratégia para deixar um sanduíche mais gostoso, nutritivo e menos calórico é investindo na saladinha. Folha verdes como alface, rúcula, acelga, espinafre e legumes, como tomate, cenoura, beterraba, pimentão e palmito, preenchem seu sanduíche, dando um aspecto robusto ao lanche e, ao mesmo tempo, promovem uma maior saciedade.

Minha Vida

20 comentários:

  1. Adorei o post!!! Vamos que vamos!:)
    Beijos!:)

    ResponderExcluir
  2. bom dia amiga
    então vamos ficar de olho nos lanchinhos
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Diva!!

    Hum lanchinho natural é bom, mas como vc disse perigoso, afinal tem recheios e recheios..
    Adorei a materia de ontem, tbm

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Rô, suas dicas sempre são muito bem vindas!
    Aqui em casa normalmente lanchamos no lugar da janta, mas devo dizer que ando tão relapsa, pois deveria fazer como vc indicou: um sanduba nutritivo! Vou voltar a fazer pois a única que tema a ganhar sou eu né!!!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  5. É VERDADE EU SEMPRE OLHO BEM OS

    LANCHES QUANDO VOU COMER NA RUA

    PORQUE PODE SER FATAL PARA A DIETA

    ALGUNS MOLHOS, TIPO DE PÃO E

    PRINCIPALMENTE OS QUEIJOS AMARELOS

    QUANTO MAIS PIOR !! BJSSSS

    ResponderExcluir
  6. Bom dia amore!

    Eu sou a rainha do sanduba, mas olha, cuido pra caramba do recheio!

    Bjka no coração e ótimo finde!

    ResponderExcluir
  7. Oii Ro..
    Como vc está?
    Adoroo as dicas!


    Beijos, Bom Final de Semanaa!!

    ResponderExcluir
  8. Oi flor obrigada pela visitinha em meu blog adoroooooooooooo
    Nossa que dica importante hein... muito legal mesmo
    Tenha um ótimo fds
    Se cuida
    beijos♥

    ResponderExcluir
  9. oie... é tao bom vir aki... e ver essas informações tao preciosas... q se seguirmos tenho a certeza q a balança vai deslanchar..

    mas entao ontem fiz escolhas certas


    fiz lazanha de beringela e ao inves de mussarela usei o queijo brancooo

    bjao e obrigado pelo carinho e apoio de sempre

    linda sexta pra ti

    ResponderExcluir
  10. minha janta ta sempre sendo sanduiches..com peito de peru mtas verduras..so estou errando no queijo..que eu coloco queijo prato..mas aonde eu compro nunca tem opcoes de queijo..ai pego o que tem la...
    mas acho que so o queijo nao engorda tanto ne..
    bjos Ro bom findiii

    ResponderExcluir
  11. Rô!
    Adorei a matéria, pois sempre como sandubas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Esse post me lembrou minha cunahda.. ela falava que nao entendia porque engordava, sendo que nao jantava.. um dia perguntei, o que ela comia.. kkk, quando ela começou a descrever o sanduiche.. Jesus.. dava pra ela comer uma feijoada por noite e ainda assim comeria menos.. kkkk
    beijocas e bom findi

    ResponderExcluir
  13. Oie,

    Eu gosto de abusar do sanduba de noite!!!
    Ai procuro sempre abusar das saladinhas nele!!

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Lanchinho é tão bom rsrs mas realmente temos que nos cuidar .Beijos e um otimo final de semana.

    ResponderExcluir
  15. Oii Ro!!!
    Amei o post tudo de fato é verdade pura rs...
    Bjks!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Rô!!!

    Hmmm adoro um lanchinho a noite, no jantar não gosto muito de comida não, parece que me dá mais fome!

    Gostei muito das dicas, ótimas opções =)

    Beijos amiga **

    ResponderExcluir
  17. Rô, tem selinho pra vc lá no meu blog tá?
    Bjos e um ótimo findi

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post, realmente muitas vezes o sanduíche engana, mesmo, né?

    então é melhor abrir o olho.. rs

    Bjs, Rô.

    Otimo fim de semana p vc.

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post, realmente muitas vezes o sanduíche engana, mesmo, né?

    então é melhor abrir o olho.. rs

    Bjs, Rô.

    Otimo fim de semana p vc.

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...