quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Está se sentido inchado? Saiba como controlar o problema

Nas mulheres, o problema costuma se manifestar mais intensamente durante a TPM e o período menstrual

A sensação de inchaço pode ser facilmente controlada através de uma alimentação equilibrada. Segundo a nutricionista Michelle Ferreira De Simone, são diferentes as causas do inchaço.

— Problemas como hipertensão, disfunções hormonais, problemas na tireóide ou renais, má alimentação, sedentarismo, uso de antiinflamatórios, anti-hipertensivos, alguns anti-diabéticos orais e até pílula anticoncepcional podem provocar este inchaço. Deficiências na circulação, podem ser consideradas as principais causadoras do problema. — diz a especialista.

Esta retenção de líquidos que causa a sensação de inchaço pode causar uma variação no peso do indivíduo de um a até dois quilos no mesmo dia. Michelle explica que no caso das mulheres, na época da TPM e no período menstrual é quando o problema se torna mais evidente devido à grande oscilação hormonal.

Ela alerta, entretanto, que é preciso ter cuidado com o uso indiscriminado de diuréticos:

— Eles só devem ser prescritos por um médico, pois seu uso irregular pode causar dores e fraqueza nas pernas, câimbras, além de prejudicar o funcionamento dos rins.

Quais alimentos devem ser evitados?
:: Dietas ricas em sal (sódio)

Esse mineral está nos alimentos industrializados, embutidos e enlatados como salsichas, presunto, mortadela, salame, queijos amarelos, frios em geral, sucos em pós, temperos industrializados como ketchup, mostarda, molho shoyu, sopas prontas, picles, azeitonas, ervilhas e legumes enlatados, carnes como bacalhau e carne-seca.

Refrigerantes, mesmo light ou zero, também devem ser evitados devido ao teor do sódio.

Sempre leia o rótulo dos alimentos e fuja dos que que contenham glutamato monossódico ou sódio em sua composição.

:: Alimentos com alto Índice Glicêmico (IG)

Apesar de não apresentarem alto teor de sódio, a insulina, por sua vez, retém sal é água, o que contribui com o inchaço. Por isso, é importante controlar também a ingestão de carboidratos simples, feitos com farinha branca como as massas, pães, batata, mandioca, beterraba, arroz branco, doces e o açúcar.

O que ajuda a desinchar?
:: Beba muita água para limpar o organismo. Além de estimular os rins e melhorar a circulação, ajuda a equilibrar a quantidade de sódio no organismo e a eliminar as toxinas.

:: Invista em hortaliças e frutas que facilitam e prolongam a digestão, melhorando a absorção de minerais que evitam a retenção.

:: Consuma alimentos naturalmente diuréticos, como: chuchu, pepino, melancia, melão, pêra, abacaxi, tomate, broto de feijão, aipo, alcachofra, erva-doce, acelga, berinjela, espinafre, brócolis, couve, gengibre e canela.

:: Alimentos ricos em potássio, também podem ajudar. Este mineral ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo. Banana, berinjela, água de coco, sementes de linhaça, tomate, melão, pêssego, laranja e espinafre, são boas fontes deste mineral.

:: Aposte no magnésio que previne a retenção de líquidos. Ele está presente nos seguintes alimentos: abacate, cereais integrais, granola, arroz integral, castanhas, legumes e vegetais verdes.

:: Alimentos ricos em vitaminas do complexo B, especialmente B6. Eles agem na redução dos níveis de homocisteína, proteína presente no sangue que aumenta com a idade e prejudica a circulação. São eles: frango, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho, sementes de gergelim.

:: Alimentos ricos em silício normalizam a capacidade de retenção hídrica entre as células. Ótimas fontes são aveia, cevada, salsa, nabo, alho, avelã, castanha do Pará, feijão, centeio, trigo e geléia real.

:: Temperos naturais como alho, salsinha, salsão, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho podem substituir o sal.

:: Os chás com efeitos diuréticos podem auxiliar no problema da retenção. Ervas como a hortelã, cavalinha, sálvia, chá verde, menta, espinho branco, dente-de-leão, cabelo de milho e quebra-pedra são eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas.

Outros hábitos que ajudam a eliminar líquidos do corpo


:: Praticar exercícios físicos é fundamental, nem que seja uma simples caminhada. O exercício promove o aumento do consumo de líquidos e melhora a circulação do organismo

:: Fazer massagens, como por exemplo, a drenagem linfática, ajuda o organismo a eliminar as toxinas e os líquidos acumulados no corpo

:: Roupas muito apertadas, também podem prejudicar o problema. Elas fazem a compressão das veias e impedem o retorno venoso do sangue, o que contribui com o inchaço

:: Ficar sentado por muitas horas seguidas, na mesma posição, também ajuda a acumular líquidos

Viva Leve 

ClicRBS/Donna

19 comentários:

  1. Rô tem horas que fico baratinada com o tanto de informação que enfio dentro desta minha cabeçinha mas fazer o que tenho hipotiroidismo , meus hormônios nunca me deixam em paz e isso é terrível, adorei as dicas todas e vou adotar algumas que andei lendo e vendo que estou errando...arrrf que difícil isso viu...rsrsrrsrsrs beijokas e tenhas um ótimo dia

    ResponderExcluir
  2. Excelente post, rico em informações valiosas. Vou seguir as dicas para desinchar...
    Tenha uma quinta feira maravilhosa.
    Ah tenho que comentar, você está linda na foto onde mostra o antes e o depois, a diferença é grandeee. Meu sonho de consumo é ver meu antes e depois bemmm diferente...rsrrs....beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas ... axu ke descobri o problema... rsrsrs. eu so fico sentada...rsrsrsrs... bjoks

    ResponderExcluir
  4. Amiga!
    Adoro seus posts!
    São super instrutivos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. bom dia amiga
    sobre desse problema tem dias que não consigo nem ficar com a alinaça
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  6. Oi Ro,
    Obrigada, querida.

    Ótimas dicas, acho que vou ter que começar a anotar tudo num caderninho... rsrs

    ResponderExcluir
  7. Oiii Rô!!

    Adorei as dicas, mto validas pra mim agora!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá querida,

    ENTÃO VAMOS A LA PRAIA..HEHE!!

    PRECIOSAS DICAS, PRINCIPALMENTE PRA MIM, QUE TENHO SÓ UM RIM E VIVO INCHADA, PRECISO CONSUMIR ALIMENTOS E BEBIDAS DIURETICAS PRA AJUDAR NA RETENÇÃO DE LIQUIDOS.

    BJUSSSSSS!!!

    ResponderExcluir
  9. oiii.. otima materia.. amei..
    super beijos...

    ResponderExcluir
  10. Ai amiga adorooo as dicas do seu blog, nossa, tenho q começar anotar do meu caderninho de pontos viu? Ajudam demais nessas dúvidas que temos no emagrecimento =)

    Mais uma vez quero te agradecer pela força e pelo apoio quanto a revista viu? Vc é incrivel!!! Obrigada mesmo!

    Te adoroooo Diva =)

    Beijos **

    ResponderExcluir
  11. Oie,

    Tenho tentado na época da DONA M, diminuir o consumo do sal...costumo abusar...e tenho visto a diferença!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie,

    Tenho tentado na época da DONA M, diminuir o consumo do sal...costumo abusar...e tenho visto a diferença!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi querida,
    excelentes dicas, sempre bem vindas para mulheres que, como eu, sofrem com a retenção na TPM - situação que só piora com a chegada do calor...
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Rô tu fez esse post pra mim hehehe, nossa eu tenho esse problema, quero ver se começo a fazer drenagem linfatica, sei que é bom, estou tomando mais agua tambem, exercicios,e tomando chá, to me cuidando no sal, evitando um pouco pelo menos...adorei o post...beijocas!!!

    ResponderExcluir
  15. amiga adorei seu blog.li sua reportagem na revista e adorei.Fiz plastica na barriga e agora estou em processo de perder mais 10kgs. passa la no meu e ve o antes e depois ta...bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi amiga como sempre seus posts são otimos .Beijos mil

    ResponderExcluir
  17. Oi flor...
    quando a minha alimentação era toda errada eu vivia inchada, hoje em dia percebo que isso tb mudou e o inchaço raramente aparece...
    tenha uma ótima sexta...
    bjnhos da Nega

    ResponderExcluir
  18. Rô, este post é pra mim uhauhauahuahauhauauha
    ótimo!


    bjsssss

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...