segunda-feira, 21 de março de 2011

A balança estacionou ? Cuidado... Não se engane

Doce engano
Você cortou o carboidrato, aderiu às fibras e virou a mais assídua da academia. Mesmo assim, nada de perder os quilos extras. Talvez o problema seja justamente tudo o que você tem feito na busca do shape ideal
Contadora de carneirinhos Suas noites agitadas podem disparar os números da balança. "O sono é modulador de várias funções neuroendócrinas, que controlam o apetite e o gasto energético", afirma Marcio Mancini, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. "Nos últimos anos, uma redução do número de horas de sono em crianças e adultos tem sido notada. Essa tendência ocorre no período no qual se observa um aumento marcante da obesidade." Ficar 1 hora a mais na cama a ajudará a perder peso, de acordo com um estudo do Instituto Americano de Saúde Mental. A pesquisa revelou que a leptina, liberada enquanto dormimos, controla a gordura emitindo sinais de saciedade.

Maníaca do diet e do light Você troca o requeijão normal pelo light, o chocolate normal pelo diet e tem certeza de que está se dando bem na contagem das calorias. Mas pode estar caindo em uma grande armadilha: os produtos diet e light não devem ser consumidos livremente. Em excesso, eles disparam os números da balança, porque, embora a quantidade de gordura seja menor nos produtos light, a de açúcar não é. Já nos diet, compensa-se o açúcar retirado com o excesso de gordura. Doce engano, não? Outro problema é que você exagera na quantidade, dobrando ou triplicando a porção ingerida. "A regra para fazer bom uso dos light e diet é moderação: consuma a mesma quantidade", afirma Louise Saliba, nutricionista e coordenadora da clínica de nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Mulher em tempo integral No almoço, você servia 2 colheres de arroz branco para comer com feijão, grelhado e salada. Agora opta por 3 do integral - afinal, a recomendação é ingerir mais fibras. Acontece que os alimentos integrais não só têm a mesma quantidade de calorias dos refinados como, em alguns casos, até um pouco mais. As fibras realmente ajudam a emagrecer ao causar sensação de saciedade prolongada. Além disso, reduzem o colesterol, diminuem a glicose sanguínea e estimulam o trânsito intestinal. Mas não exagere na quantidade. Se você comia uma fatia de pão branco no café da manhã, passe a consumir uma fatia do integral.

Rainha do gado Em excesso, até água faz mal. Portanto, não adianta cortar carboidratos e depois se acabar em picanha e frango, mesmo que grelhados, ou apelar para soja, barrinhas e shakes à base de proteína. A tática vai comprometer o balanço natural do organismo e brecar seu emagrecimento. Comer só proteínas, principalmente carne vermelha gorda, ou abusar delas acarretará falta de energia, dificuldade para emagrecer, fraqueza, diminuição na produção de hormônios sexuais e redução de neurotransmissores do cérebro associados ao bem-estar. "O excesso de proteínas sobrecarrega também a função hepática e a renal", diz Marlise Potrick Stefani, nutricionista e mestre em ergonomia pela UFRGS. E há um terceiro - e medonho - inconveniente: o mau hálito. Para não precisar falar com ninguém a 2 m de distância, a nutricionista Mariana Escobar, de Porto Alegre, recomenda o consumo de 1,2 g de proteína por quilo de peso. Uma mulher de 50 kg, por exemplo, deve consumir 60 g de proteína.

Glutona de fim de semana
Durante a semana, você segue a dieta à risca. Não come um bombom à tarde e não toma sequer um chope na happy hour. Mas no fim de semana não se segura: o sábado começa com um sorvete, passa por pedaços de pizza no jantar e termina com long necks na balada. Na manhã de domingo, a consciência pesa e você não come nada, mas não resiste à lasanha borbulhante da mamãe e manda logo duas fatias. Pronto: o esforço da semana foi por água abaixo. "Se você não sofre com a dieta espartana durante a semana, não ficará doida para liberar geral no fim de semana", diz Marcia Jablonka, endocrinologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. "Afinal, um padrão alimentar constante favorece a continuidade da dieta e os resultados positivos na perda de peso." Ou seja: é melhor comer um bombom na quarta do que um petit gâteau com sorvete no domingo.

Comendo com os olhos Que o ditado popular "Só de olhar engorda" é uma lenda você sabe. Mas não imaginava que olhar fotos de bolos e doces tentadores ajuda a manter o compromisso com a dieta. Um estudo da Universidade de Utrecht, na Holanda, dividiu 54 mulheres em dois grupos. Um deles viu a foto de um bolo de chocolate e o outro a de uma flor, sob o pretexto de um teste de memória. Em seguida, os cientistas perguntaram às voluntárias se preferiam comer um biscoito de aveia a um bolo de chocolate. As mulheres que viram a fotografia do bolo demonstraram maior propensão a manter uma dieta saudável e optaram pelo biscoito, enquanto as do grupo da flor preferiram o bolo. Então a dica é: olhe bastante doces e bolos. Mas só observe. Se for comer, prefira uma fruta, como maçã, kiwi, goiaba...

Ligada no 220 Ficar nervosa com a fechada que levou no trânsito talvez seja a razão pela qual você não emagrece - o stress favorece a liberação de adrenalina e cortisol, hormônios que aumentam a fome. "O equilíbrio emocional evita os ataques à geladeira e a compulsão alimentar", diz Marcia Jablonka. Numa pesquisa da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, 225 mulheres com o peso acima da média foram divididas em três grupos: um que praticava meditação e visualização, outro que malhava e fazia regime e um último que recebeu folhetos com informações nutricionais. As que se sentaram na posição de lótus e imaginavam que emagreceriam de verdade perderam em média 2,5 kg em dez semanas.

Revista Womens health

Pedido de Doação de Sangue

A Cacau fez um post muito importante, AQUI, sobre uma menininha que está precisando de doação de sangue, quem for de SP e puder ajudar, acesse o post e saiba mais informações.

26 comentários:

  1. Bom dia Ro! Adorei o post!
    E já me liguei em um fator...ando ligada no 220!Ninguém merece!
    mas tô recomeçando a semana na certeza que não vou mais escorregar! Vamos que vamos. Beijos e boa semana;

    ResponderExcluir
  2. Amiga que dicas maravilhosas, kkk como a gente faz coisas erradas achando que ta fazendo tudo certo.
    Amei o post!!!
    Grande beijo e ótima segunda!!!

    ResponderExcluir
  3. minina adorei as dicas, me vi em muitas coisas q vc pos ali, como ainda tenho coisas a aprender pra melhorar meu peso e minha vida, obrigada por abrir meus olhos com esse post, vi alguns de meus erros, e vou acertar
    bjim

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rô
    estou de volta a RA
    e como sempre suas dicas são valiosas, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Me vi em um desses aí rsrs, glutona de fim de semana !
    valeu pela dica, vou ficar mais atenta !
    bjo !

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post*

    Em algum deles a gente se reconhece, sem dúvida e identifica "os pecadinhos" aha!

    Boa semana, linda!

    ResponderExcluir
  7. óptimas dicas.
    Tem um selinho para si lá no meu blog.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Adorei post, muito divertido e informativo!
    Showwwwww
    boa semana gataaaa

    bjinhus

    ResponderExcluir
  9. Oiii

    Acho que desse jeito minha balança vai subir, porque a insonia tem sido minha companheira ultimamente viu.
    Adorei as fotos do encontro...

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. É mais q importante analisar esses tópicos..Valeu pelo post!!! bjim

    ResponderExcluir
  11. Oie amiga,

    Que legal a matéria e me alertou sobre várias coisinhas que eu fazia e achava que não tinha problema.

    E adorei ver as fotos do encontro, reconheci muita gente que só conheço virtualmente!!

    beijos e uma ótima segunda

    ResponderExcluir
  12. Uhum!

    Já tinha lido essa reportagem e achei demais os títulos que eles deram! Tudo haver com a gente! Quem nunca pecou em um desses itens que atire a primeira pedra, não é mesmo?

    Bjkas e ótima semana!

    ResponderExcluir
  13. Menina otimas dicas, ficarei atenta a tudo isso.Estou precisando.
    Bjks

    ResponderExcluir
  14. Li o post.
    mas sabe o que me chamou atenção hoje?

    a frase aí do lado:
    "É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante."


    tá martelando na minha cabeça.
    bj.

    ResponderExcluir
  15. Oi Rô..
    otima essas dicas heim...
    vou analisar com cuidado oq ando fazendo de "errado" ..bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Ro!
    Adorei conhece-la vc é muito querida!!!rsrsrs
    Eu sou esta aí do final de semana, ai meu Deus q é o marido chegar em casa na sexta a noite q a locura começa, o q to conseguindo fazer é comer, porém pouquinho, e não me jogar de vez...hehe
    Nos vemos na eco Run então?!!!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  17. OI RO,COM É SUA CONSULTORIA LIGHT?VC COBRA?QUANTO CUSTA?VC PODE DAR MAIS INFORMAÇÕES?DESTE JÁ AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO.
    MEU EMAIL:ana-domanski@hotmail.com
    COM SEMPRE ADOREI SEU POST DE HOJE,BJINHOS SUPER CARINHOSOS.

    ResponderExcluir
  18. Adorei as dicas!!!

    Sempre com alertas maravilhosos!!!

    Eu durmo muito mal a noite!!! Acordo várias vezes e não cumpro as 8 horas diárias de sono!!!

    Além de outras coisas que você colocou e que tenho que prestar mais atenção!!!

    Bjinhos e uma ótima semana pra ti!!!

    ResponderExcluir
  19. oi linda, amei as dicas com certeza, estão certissimas !!

    Beijos e boa semana !

    ResponderExcluir
  20. hahahah por isso qeu quando estou mais assidua nos blogs de culinaria eu sou uma lady na dieta!!!! reclamam que eu encho meu blog de tentações, tá aí, to fazendo um serviço a todas kkkk bjsu!

    ResponderExcluir
  21. Jesuso!
    Sou uma glutona de final de semana rainha do gado! Oh céus!
    Mas eu gosto tanto das vaquinhas gordinhas mal passadas... kkk

    Agora sério, se eu ver foto de doce me dá vontade. Acho que isso não funciona não, viu?

    E vamos tentar dormir bem hoje pra acordar linda amanhã, viu?

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  22. Quanta coisa boa, cada dia fico mais animada com as informações que vc divide com a gente e fiquei babando com o encontrão, deve ter sido uma delícia poder conhecer tantos rostinhos já familiares.
    Bjkas e boa semana

    ResponderExcluir
  23. Oi Rô! Eu ainda estou no ritmo do encontro: Amei te conhecer pessoalmente, te achei linda e muito simpática. Uma Flor, mesmo!
    Já estou me preparando para o próximo, acho que poderemos conversar mais. Beijinhos e uma linda semana.

    ResponderExcluir
  24. oi Rô concordo com seu post, as vezes achamos que estamos fazendo tudo certo e nós mesmos estamos nos boicotamos, é aí que entra anotar o que comemos e analizar as calorias e aprender com as dicas bjs

    ResponderExcluir
  25. oies, 1 vez q venho aqui, amei as dicas, o meu problema era o fim de semana, esse q passou eu fui ilesa...
    e certamente quero ir no proximos.. bjus

    ResponderExcluir

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...